Pedro David Ferreira dos Santos e Rafael Cavalcanti da Costa, ambos estudantes de Relações Internacionais do Campus Santa Vitória do Palmar, cursarão um semestre em Comércio Internacional na Universidade Francisco de Paula Santander, localizado na cidade de Cúcuta. Através do Acordo de Cooperação entre ambas as instituições, os acadêmicos iniciam seus estudos a partir do próximo dia 23 de fevereiro. "Esse é o momento em que temos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos de maneira prática e inovadora", diz o estudante Pedro.

Por estarem localizados na fronteira com a Venezuela, o estudante conta que seus projetos de pesquisa e suas motivações quanto à carreira diplomática, começam a ganhar uma nova perspectiva, visto que os temas que tangem aos limites fronteiriços, são essenciais para a sua formação quanto acadêmico de Relações Internacionais.

 

Rafael Cavalcanti acrescenta: "Estou vivendo relações internacionais na prática. A UFPS me entrega inúmeras possibilidades de pesquisa, além de ter um contato vasto com as relações sociais e setor privado ao mesmo tempo. O clima e cultura é surpreendente. Somos 13 internacionais de 3 países diferentes em uma universidade com mais de 17 mil estudantes" para Pedro Santos. “É uma grande oportunidade que temos, e experienciar tudo isso nesse momento onde a reaproximação política e econômica com nações historicamente importantes e parceiras do Brasil, estão dispostas ao diálogo novamente, reflete no entusiasmo e na busca por novas formas de desenvolvimento social e econômico, priorizando a sustentabilidade, o respeito pelo meio ambiente e pelos povos indígenas. Além disso, o contato com culturas distintas tem grande valor na formação do profissional de Relações Internacionais e de cada cidadão. Foi realmente um choque quando chegamos, visto que diferente dos nossos amigos que falam espanhol, se observa um compromisso maior com o idioma".

"Com o retorno do protagonismo brasileiro no cenário internacional e nas atividades de integração regional, estudar em uma conceituada Universidade do Norte da Colômbia traz enorme satisfação. Todo dia é um grande aprendizado. O Brasil é uma nação reconhecida por propagar a paz, e saber que o líder de Estado do Brasil foi convidado pelo presidente da Colômbia (Gustavo Petro), para intermediar o processo de paz na Colômbia, me dá muito orgulho do nosso papel" colocam Rafael Cavalcanti e Pedro Santos.