A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 02/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para as representações docente e discente (titular e suplente) da Câmara do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 02/2017

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 01/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais (cargos de Coordenador e Coordenador-Adjunto). Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 01/2017

Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião – NEPPU
Projeto: Políticas de transferência de renda na América Latina

Torno público a abertura de inscrições para a seleção de 01 bolsista no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq, de acordo com a legislação federal vigente e os regramentos interno correspondentes da FURG.

1. Período de inscrição: 01 a 6/08/2017

2. Forma: enviar mensagem para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , com os seguintes elementos:
-‘Assunto’ ‘Bolsa’.
- Texto manifestando interesse no projeto e na bolsa
- Anexar um trabalho (artigo ou similar) realizado pelo aluno, entregue ou não, para qualquer disciplina cursada;
- Link do currículum lattes;

3. Requisitos necessários:
a) O bolsista ingressante neste programa deverá ser aluno regularmente matriculado na Instituição e ter bom desempenho acadêmico. 
b) O bolsista não deve ter reprovação em disciplinas afins com o projeto de pesquisa. 
c) O bolsista ingressante neste subprograma não poderá estar no último semestre do curso. 
d) O bolsista ingressante neste subprograma deverá dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas durante o ano letivo (regime de 20h semanais), e de forma intensificada durante as férias letivas. 
e) O bolsista ingressante neste subprograma não poderá se afastar da Instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa, exceto para a realização de pesquisa de campo ou estágio de pesquisa, por período limitado, com autorização expressa da coordenação do Programa, após solicitação justificada e endossada pelo orientador. 
f) O bolsista não poderá acumular esta bolsa com qualquer outra, interna ou externa a FURG, com estágio remunerado ou ter qualquer outro tipo de vínculo empregatício. 
g) Não será considerado acúmulo a manutenção simultânea desta quota de bolsa com auxílio de natureza assistencial, de manutenção ou de permanência. 
h) O bolsista deverá possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes. 
i) O bolsista, sempre que solicitado, deverá apresentar informações sobre o andamento das atividades propostas. 
j) O bolsista deverá fazer referência à sua condição de bolsista PIBIC/CNPq nas publicações e trabalhos apresentados. 
l) O bolsista deverá, ao término do período de duração da bolsa, apresentar os resultados finais da pesquisa no Evento de Avaliação do Programa. 
m) O bolsista deverá apresentar, de acordo com calendário, o relatório final, seguindo as normas estabelecidas. O modelo pode ser obtido no site da PROPESP (www.propesp.furg.br) na aba superior “Pesquisa”, seguindo o caminho “Bolsas>Iniciação Científica>CNPq. 
n) O bolsista não poderá ter relação de parentesco com o orientador, o que inclui cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive (Vide artigo 7.1.A da RN-017/2006 do CNPq). 
o) O bolsista deverá comunicar imediatamente ao orientador quaisquer impedimentos ou desinteresse à continuidade de sua condição de bolsista do programa. 
p) O bolsista que, independente do motivo, deixar de participar do programa, deverá apresentar relatório parcial das atividades desenvolvidas no projeto. 
q) A indicação de bolsistas que não observar os requisitos acima será indeferida. 
r) O bolsista deverá devolver ao CNPq, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

4. Requisitos desejáveis:
a) ter concluído pelo menos uma disciplina de metodologia científica e / ou políticas públicas e/ou política social;
b) conhecimento avançado de informática;
c) boa redação;
d) liderança e capacidade de trabalho em equipe

5. Documentação necessária
a) Número de CPF;
b) Currículo Lattes atualizado;
c) Dados bancários: conta corrente do Banco do Brasil e individual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza).

6. Processo de seleção: Entrevista a ser realizada no dia 07/08/2017 das 14 às 18 h.

7. Período de vigência da bolsa: 08/2017 à 07/2018

8. Valor da bolsa: 
R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

9. Divulgação do resultado
A divulgação da relação dos alunos contemplados com as Bolsas ocorrerá no dia 07/08/2017 através de nota em rede social virtual e email encaminhado aos candidatos.


Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase

 
O Curso de Relações Internacionais da FURG anuncia a abertura de Edital para seleção de bolsistas para atuarem em projetos de Pesquisa e Ensino mediante supervisão dos Profs. Drs. Luciano Vaz Ferreira e Daniel Lena Marchiori Neto. Os interessados deverão comparecer no dia 09 de Junho de 2017, sexta-feira, às 17h, na Sala 1204.
O Edital na íntegra pode ser acessado aqui.

A Professora Doutora Fabiane Simioni no uso de suas atribuições funcionais torna públicos os critérios de inscrição e seleção de monitores para a disciplina IJPC I. Confira aqui o edital.