O Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande, em parceria com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU), promoverá um painel intitulado "A Relação entre o Golpe de 2016 e as Eleições de 2018",  que tem por objetivo refletir sobre a atual conjuntura política do país, avaliando as perspectivas eleitorais após o impeachment de Dilma Rousseff. Participarão do painel os professores da FURG Camila Feix Vidal (Doutora em Ciência Política pela UFRGS), Daniel Lena Marchiori Neto (Doutor em Direito pela UFSC), Hemerson Pase (Doutor em Ciência Política pela UFRGS) e Matheus Muller (Doutor em Ciência Política pela UFRGS). O evento ocorrerá no dia 18 de junho, das 19h às 22h30min, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória do Palmar.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no SINSC/FURG, através do link: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/790. Serão emitidos certificados de ouvinte para os participantes.

 

 

 

 

 

O Curso de Relações Internacionais e o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião (NEPPU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) têm a satisfação de convidar sua comunidade acadêmica para a videoconferência "Por que os países emergentes não emergem? Brasil e Índia em comparação" com o Dr. Aaron Schneider, professor da Denver University (EUA). A atividade insere-se no projeto de extensão "III Ciclo de Palestras de Relações Internacionais".

A conferência será transmitida no dia 26 de abril, às 15h, no Auditório do Campus de Santa Vitória do Palmar. As inscrições ocorrerão no local.

 

SOBRE O PALESTRANTE

Aaron Schneider é Professor Associado de Relações Internacionais da Universidade de Denver. Formado em Economia pela Brown University, possui Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Autor do livro "State-Building and Tax Regimes in Central America", publicado pela Cambridge University Press.


 

Para comemorar o início do ano letivo de 2018, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoverá uma Aula Magna com a Prof. Dra. Iara C. Leite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra, intitulada Cooperação e Competição no Século XXI: Interface entre Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação, será realizada por meio de videoconferência no dia 20 de março, às 15h, no Auditório do Campus de Santa Vitória do Palmar. O evento é gratuito e as inscrições ocorrerão no local.

 

Sobre a palestrante:

Iara C. Leite é Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação". Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-Minas, mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio e doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Atuou na área de pesquisa e ensino em diversas instituições brasileiras (UnB, OPSA/IESP/UERJ, PUC-Rio, PUC-Minas, Rede de Humanização do Desenvolvimento, Fiocruz, Articulação SUL/CEBRAP), com foco em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação Sul-Sul e Política Externa. Foi colaboradora do Task-Team on South-South Cooperation (TT-SSC/OCDE), tendo sido responsável por um dos estudos de caso destinados a gerar insumos para a IV Reunião de Alto Nível sobre Efetividade da Ajuda. Participou, junto ao Instituto Igarapé, de pesquisa voltada para a identificação, seleção e treinamento de peritos brasileiros a serem empregados em missões de paz e de assistência humanitária. Integrou a equipe da pesquisa "O atual estado do debate sobre cooperação internacional para o desenvolvimento no Brasil" (parceria Articulação SUL/CEBRAP/Institute of Development Studies). Participou, como expositora, debatedora ou organizadora, de diversos seminários, oficinas e congressos sobre Cooperação Sul-Sul e é autora de publicações nacionais e internacionais sobre o tema. Seu programa de pesquisa atual está focado nas interfaces entre Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

O Curso de Relações Internacionais tem satisfação de anunciar que, na próxima quinta-feira, dia 30/11/2017, o Ciclo de Debates sobre Teoria do Estado será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória do Palmar (SVP). Esta é uma atividade de extensão realizada no âmbito da disciplina Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado II, oferecida para os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Federal do Rio Grande, campus SVP. Tendo como referência a metodologia do Role Play Debate, a atividade consiste em simular um fórum público, no qual duas equipes são previamente orientadas para defender visões conflitantes (uma favorável e outra contrária) acerca de temas correntes e polêmicos inseridos na temática da disciplina.

A primeira simulação ocorrerá a partir das 14h, com o tema "Malvinas ou Falklands". A partir das 19h, o segundo debate versará sobre a "Constituinte Venezuelana". 

 

O Ciclo de Debates sobre Teoria do Estado é uma atividade de extensão realizada no âmbito da disciplina Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado II, oferecida para os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Federal do Rio Grande, campus Santa Vitória do Palmar. Tendo como referência a metodologia do Role Play Debate, a atividade consiste em simular um fórum público, no qual duas equipes são previamente orientadas para defender visões conflitantes (uma favorável e outra contrária) acerca de temas correntes e polêmicos inseridos na temática da disciplina.

O cronograma de atividades é o seguinte:

 

16/11/2017 (19h, Sala 1201, Campus SVP) - Escola sem Partido
18/11/2017 (09h, Sala 1201, Campus SVP) - Ocultação da face em espaços públicos
18/11/2017 (14h, Sala 1201, Campus SVP) - Taxação de grandes fortunas
30/11/2017 (15h, a confirmar) - Malvinas ou Falklands?
30/11/2017 (19h, a confirmar) - Constituinte Venezuelana

 

Inscrições para ouvintes podem ser realizadas no site https://sinsc.furg.br/DETALHESEVENTOS/687 até o dia 15/11/2017, 23h59min. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Serão emitidos certificados de 30h de atividades complementares para os participantes que comparecerem a, pelo menos, 75% das atividades.

 

O Diretório Acadêmico Thomas Hobbes (DATH) do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tem a satisfação de convidar a todos para a III Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI). O evento, cujo tema deste ano é Decolonialidade na América do Sul, ocorrerá na cidade de Santa Vitória do Palmar entre os dias 02/06 a 06/10, sendo a abertura oficial no dia 30/09/2017.

Estão abertas inscrições na modalidade ouvinte e também para participação em atividades esportivas.  A programação (que será divulgada em breve) contará com palestras e roda de debates com professores prestigiados na área de Relações Internacionais. Além disto, estão previstas competições de futsal, tênis de mesa, rúgbi e voleibol.

Serão emitidos certificados a todos os participantes, válidos como horas complementares. As atividades III SARI ocorrerão em vários locais da cidade, em especial no Ginásio do Cardeal e no Campus da FURG em SVP. As inscrições têm um valor mínimo somente para custear despesas, que variam a depender da modalidade de participação.

Interessados devem inscrever-se no site https://goo.gl/forms/XWKO7jUxQkSvGe2o1. As inscrições ocorrerão até o dia 17 de setembro. e o pagamento deverá ser efetuado até 22 de setembro. Maiores informações podem ser obtidas na página oficial do evento ou pelo e-mail semanadori@gmail.com.

 

 

Identidades importam nas relações internacionais? 

 

O projeto de extensão "Minicurso: Identidade e Relações Internacionais" dedica-se a oferecer panoramas teóricos sobre a relação entre identidade(s) e as relações internacionais. Identidades compreendidas nas mais diversas acepções: nacionais, regionais, subnacionais, étnicas, religiosas, políticas, imagéticas, etc. 

 

O Minicurso será ministrado pelo prof. Dr. Felipe Kern Moreira e será organizado em três blocos, cada um com quatro horas-aula: 

 

Dia 22/09 (sexta-feira, manhã): Aspectos teóricos sobre identidade e relações internacionais; 

Dia 22/09 (sexta-feira, tarde): Identidade e Relações Internacionais na América; 

Dia 20/10 (sexta-feira, manhã): Identidade (inter)nacional do Brasil. 

 

O Minicurso será ofertado no campus da Universidade Federal do Rio Grande, campus Santa Vitória do Palmar. As inscrições são gratuitas pelo https://sinsc.furg.br.

 

Atenção, as vagas são limitadas (30 vagas)! Garanta já a sua! 

 
O tema das políticas públicas tem ganho corações e mentes no que tange a compreensão da ação do Estado e da análise sobre essa ação. Não obstante, a clara vocação de análise de política interna, é perfeitamente adequado interpretar as políticas externas dos países como resultados de disputas de interesse para a formação de agendas de ação, ou seja, de políticas públicas. É neste sentido o Curso de Relações Internacionais tem interesse sobre essa temática.
 
Estes seminários são continuidade de outros já realizados, cujas temáticas circundam em torno das políticas públicas nacionais e latino-americana e caribenha. Pretende-se, neste espaço acadêmico, compartilhar experiências e suscitar o debate em torno das políticas públicas.
 
Nesta edição, trazemos palestrantes de Cuba, Argentina e Uruguai, além do Brasil, permitindo que a comunidade universitária, tenha contato com pesquisadores de outras instituições.
 
A programação completa do evento pode ser acessada aqui
 
 

No dia 06 de setembro, às 15:00, na Sala 1101 do Campus da FURG em Santa Vitória do Palmar, o Curso de Relações Internacionais terá a honra de realizar a videoconferência com a Professora Eve Bratman, Doutora em Relações Internacionais pela American University e Professora de Estudos Ambientais no Franklin and Marshall College (Pennsylvania, EUA). Neste evento, que marcará simbolicamente o início do segundo semestre letivo, tem como tema "Mel e Influência: o que as abelhas podem nos ensinar sobre relações internacionais". 

As inscrições ocorrerão na hora e local. Esta atividade faz parte do II Ciclo de Palestras de RI (Projeto de Extensão em andamento), cujos certificados serão emitidos ao final do ano.

 

O Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande promove a palestra "A crise política nacional e os reflexos nos investimentos públicos", com o deputado federal Henrique Fontana. O evento será realizado no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 15h, no Auditório do Campus da FURG na cidade de Santa Vitória do Palmar. As inscrições ocorrerão na hora e local. Esta atividade faz parte do II Ciclo de Palestras de RI (Projeto de Extensão em andamento), cujos certificados serão emitidos ao final do ano.

 

Sobre o palestrante

Henrique Fontana nasceu no dia 18 de janeiro de 1960, em Porto Alegre. Formado em Administração de Empresas e Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Henrique cumpre o quinto mandato como deputado federal, eleito em 2014 com 128.981 votos. Em sua trajetória parlamentar, foi líder do Governo Lula e do Governo Dilma na Câmara Federal. Na gestão 2010/2014, foi relator da Comissão Especial da Reforma Política, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Em 2006, Henrique foi eleito para o terceiro mandato federal consecutivo. Teve papel destacado em votações de projetos importantes para o desenvolvimento do país, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Casa Minha Vida e nos debates sobre o Pré-Sal.

 

 

I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) é um evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Destina-se à apresentação e publicação de trabalhos que contenham contribuições preliminares ou resultados finais de pesquisas realizadas. O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, pós-graduados, graduados e pesquisadores de Relações Internacionais e áreas afins, como Direito, Economia, Comércio Exterior, Hospitalidade, Geografia, História, dentre outros.

Espera-se fomentar não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina. Os melhores trabalhos serão publicados, na forma de capítulos, no livro Estudos em Relações Internacionais pela Editora da FURG (e-book). 

 

Maiores informações em www.epri.furg.br

 

O Curso de Relações Internacionais da FURG tem a satisfação de convidar sua comunidade acadêmica pra a cerimônia de lançamento do site oficial do curso. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 05 de julho, no auditório do campus de SVP.

Apoio: nosso eterno parceiro, o Curso de Eventos da FURG.

 

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove minicurso Game of Thrones & Relações Internacionais - RI & Cultura Pop I a ser realizado no dia 23 de junho, às 8h30 no campus de Santa Vitória do Palmar. 

O curso, ministrado pelo Prof. Dr. Luciano Vaz Ferreira, possui como proposta o estudo do fenômeno da cultura pop e seus desdobramentos nas relações internacionais, em uma perspectiva histórica e contemporânea. A atividade será aberta para toda a comunidade acadêmica e público externo.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de junho e podem ser realizadas através do site.

 

007778

Na próxima quarta-feira, dia 10/05/2017, das 18h às 22h, no Auditório do Campus de SVP, ocorrerá a Oficina de Redação Técnica com o Prof. Daniel Lena Marchiori Neto (FURG).

Esta oficina, oferecida uma vez ao ano, é um espaço interativo onde os alunos e o docente constroem um esboço de artigo científico. Serão apresentadas técnicas de redação científica, dicas sobre como organizar as ideias, como começar um texto do zero, como fugir dos famosos "brancos", como citar corretamente autores, como "ganhar volume" de textos, dentre outros.

As inscrições ocorrerão na hora e local. Esta atividade faz parte do II Ciclo de Palestras de RI (Projeto de Extensão em andamento), cujos certificados serão emitidos ao final do ano.


 

oficinade redaçãotécnica