Em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha, será realizado um debate no campus Santa Vitória do Palmar (SVP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Intitulada "Lei Maria da Penha: 10 anos de conquistas e desafios", a atividade ocorrerá em 26 de agosto, às 19h, no Mini Auditório do campus. Como convidada, estará presente a defensora pública de SVP, Juliana do Amaral. O evento é voltado para a comunidade acadêmica do campus e não há necessidade de inscrição prévia.

O objetivo do debate, iniciativa da professora de Relações Internacionais, Fabiane Simioni, é realizar uma avaliação crítica sobre os desafios da implementação no município. “As sociedades contemporâneas, em distintos graus, vivem sob um regime desigual de distribuição de bens e oportunidades para mulheres e homens. Essa desigualdade fomenta e reproduz uma cultura de violência contra as mulheres", comenta a professora.

A iniciativa integra um ciclo de debates que vem sendo realizado periodicamente no campus SVP com diversas temáticas. Esta é a primeira vez que o tema abordado é sobre a mulher e marca a agenda dos direitos humanos das mulheres no campus. "A agenda dos direitos humanos das mulheres é fortemente influenciada por processos internacionais de discussão sobre padrões distintos de desigualdades de gênero, de classe e étnico-raciais. Para pensar o desenvolvimento internacional é preciso olhar para os problemas concretos das vidas das pessoas, no local onde elas vivem”, explica. O evento tem apoio do Laboratório de Turismo (Latur) e do Curso de Tecnologia em Eventos da FURG.

 

mulheres