Com o objetivo de promover a exibição e discussão de filmes com roteiros que envolvam temas pertinentes à área, o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizará uma nova edição do projeto de extensão “Cineclube: Relações Internacionais e Cinema”. Os encontros acontecerão em 25 de agosto, 1º e 8 de setembro no campus Santa Vitória do Palmar (SVP) e são abertos à comunidade acadêmica e local.  As inscrições podem ser realizadas nos dias dos encontros. 

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Daniel Neto, o cinema, como uma forma de arte, oferece grandes possibilidades de aprendizagem e com isso, o projeto busca fomentar o acesso ao cinema enquanto expressão cultural e não apenas como entretenimento. Nesse sentido, o projeto Cineclube promoverá o ciclo temático “Justiça de Transição na América Latina”. Para difundir nos estudantes a reflexão sobre a justiça transicional, os docentes da área utilizarão esta ferramenta didática, numa forma de possibilitar a reflexão crítica sobre a importância dos direitos humanos. A equipe de professores sugere aos participantes a leitura de bibliografia específica para acompanhamento das discussões, conforme lista disponível aqui. Todos os ouvintes receberão certificado de participação. 

Um dos temas discutidos nas disciplinas de Teoria Geral do Estado e Política Externa, do curso de RI, é o diálogo constitucional entre cortes, também denominado transconstitucionalismo de ordens jurídicas. De acordo com Neto, o diálogo avalia se a Corte Suprema de um país está ou não obrigada a cumprir uma determinação de uma corte internacional ao qual o país é signatário. Este tipo de problema envolve a avaliação de conceitos clássicos em direito internacional, como fontes do direito e principalmente soberania.

Desde 2015, o projeto parte da ideia de que a formação intelectual de um universitário não pode estar restrita apenas ao domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares. Para Neto, os a Universidade tem o dever de oferecer a seus estudantes o acesso às mais diversas expressões do conhecimento humano. 

Programação
25 de agosto, das 16h30 às 19h30: exibição e discussão do filme Kamchatka, no auditório do campus SVP. 
1º de setembro, das 16h30 às 19h30: exibição e discussão do filme Colônia, no auditório do campus SVP.
8 de setembro, das 16h30 às 19h30: discussão dos textos indicados e avaliação final da atividade, na sala 1204.

 

Fôlder