A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições, dando cumprimento às Deliberação 01/2017 e 02/2017 desta Comissão e à Deliberação 05/2017 do Conselho da FADIR vem a público proclamar o resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais e para as representações docente e discente junto à Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais:

 

Resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de RI

Resultado da Eleição para a Representação Docente e Discente junto à Câmara de Graduação do Curso de RI

 


 

A Comissão eleitoral homologa as inscrições para a eleição de Coordenação de Curso e de Representação Docente e Discente na Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais. Os documentos podem ser acessados aqui: 

 

- Inscrições para a Coordenação de Curso

 

- Inscrições para a Câmara de Graduação

 

Pedidos de impugnação do(s) candidato(s) podem ser feitos até o dia 12 de setembro conforme as Deliberações 01 e 02 da Câmara de Graduação. 

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande promoveu, em parceria com Partage Shopping e Co.place Coworking, a 1ª Edição da Feira das Profissões FURG. Foram três dias de atividades coordenadas nas dependências do shopping, mostrando aos visitantes a essência da universidade, suas práticas e possibilidades em ensino, pesquisa e extensão sintonizadas com as demandas de desenvolvimento da região.

O Curso de RI participou das atividades, tendo sido representado pelos estudantes Gabriela Carolino de Souza, Jahde Lopez e Luan Brum, voluntários do projeto de extensão “RI nas Escolas”. A equipe interagiu intensamente com o público, tirando dúvidas sobre a carreira de internacionalista, sobre a cidade de Santa Vitória do Palmar, bem como a estrutura, projetos e oportunidades do Curso de RI da FURG. Na ocasião, foram distribuídos folderes do projeto de extensão e dado muita publicidade ao site e página do Curso no Facebook.

O Curso de RI agradece imensamente os alunos Gabriela, Jahde e Luan pelo trabalho desempenhado!

 

 

 

No dia 25 de agosto de 2017, o Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu a palestra “A crise política nacional e os reflexos no investimento público” com o Deputado Federal Henrique Fontana do Partido dos Trabalhadores. O evento foi realizado no auditório do campus de Santa Vitória do Palmar, contando com grande participação de professores, servidores administrativos, estudantes dos diversos cursos da FURG, bem como membros da comunidade vitoriense. Destaca-se também a participação do Deputado Estadual José Sidney Nunes.  

Henrique Fontana relatou detalhes da crise política nacional desde o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, alertando sobre o contingenciamento de recursos, diminuição dos investimentos públicos e cortes de direitos trabalhistas e previdenciários. Destacou a importância estratégica das universidades e institutos federais para o desenvolvimento social e científico do país, o acesso à educação promovido através de ações afirmativas e demonstrou preocupação com o recente e temeroso contingenciamento de verbas que ameaçam a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Após a palestra, reuniu-se com professores e técnico-administrativos para conversar sobre a situação do campus de Santa Vitória do Palmar e os desafios da interiorização do ensino superior.

 

 

 

O Colóquio Responsabilidade Social das Empresas RSE/2017, versando sobre a temática geral “ Mundialização e o papel dos atores privados: a responsabilidade social e jurídica das empresas transnacionais”, abriu os trabalhos do segundo semestre letivo de 2017, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrendo na manhã do dia 15 de agosto de 2017, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação e pelo Centro de Ciências Jurídicas Comparadas, Internacionalização do Direito e Sistemas de Justiça (CCULTIS) da mesma instituição.

Dois professores do Curso de Relações Internacionais da FURG foram convidados para participar neste evento. A Profa. Joséli Fiorin Gomes discutiu o tema ““Paradiplomacia corporativa e novos sujeitos de direito internacional: as empresas transnacionais diante da responsabilidade social e jurídica” e o Prof. Luciano Vaz Ferreira ministrou a palestra intitulada “A responsabilidade empresarial e justiça de transição na América do Sul”. Além dos professores da FURG, o evento contou com palestras do Prof. Fábio Costa Morosini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Felipe Calderón Valencia, da Universidad de Medellín, bem como contou com abertura realizada pelos professores Jânia Maria Lopes Saldanha, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFSM, e Ademar Pozzatti Junior, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

 

É com alegria que informamos mais uma boa notícia para a comunidade acadêmica do Curso de Relações Internacionais. Hoje, foi divulgado o resultado final do Edital de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG. A Faculdade de Direito foi contemplada com um total de 5 bolsas, sendo 3 delas apenas para o Curso de RI.

Os contemplados neste edital foram os professores Felipe Kern Moreira, Hemerson Luiz Pase e Daniel Lena Marchiori Neto. 

 

A IV SARI, Semana Acadêmica do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorreu entre os dias 10 e 14 de junho no auditório do Centro de Integração do Mercosul.

Dois professores do Curso de Relações Internacionais da FURG foram convidados para participar neste evento. O Prof. Dr. Felipe Kern Moreira ministrou a palestra Identidade (inter)nacional do Brasil no dia 11/07, enquanto a Prof. Dra. Fabiane Simioni discutiu o tema A questão de gênero no ordenamento jurídico internacional no dia 13/07.

 

 

 

 

Na última quarta-feira, dia 5 de julho, foi realizada a cerimônia de lançamento do site oficial do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (www.ri.furg.br). O evento foi realizado no auditório do campus de Santa Vitória do Palmar, contando com grande participação de alunos, professores e servidores administrativos.

A mesa de abertura foi composta pela profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna, Diretora do Campus, e a prof. Dra. Fabiane Simioni, Coordenadora do Curso de RI. Em seguida, os professores Daniel Lena Marchiori Neto e Luciano Vaz Ferreira relataram a trajetória do Curso de Relações Internacionais e trabalho de construção do site, desde suas primeiras concepções até o projeto final. Nesta ocasião, foi lido um texto sobre a identidade visual (cujo lema é O Sul é nosso Norte) e realizado um tour virtual pelo site.

Por fim, foi oferecido um coquetel para todos os presentes no centro de convivência do campus. A organização das atividades ficou a cargo do Curso de Tecnologia em Eventos da FURG, na pessoa de sua Coordenadora, profa. Ms. Luciene Imes Baptista. Aproveitamos este espaço para registrar publicamente o nosso agradecimento ao belíssimo trabalho realizado pela prof. Luciene e por toda sua equipe de alunos. É um verdadeiro privilégio podermos contar com o Curso de Eventos, nosso grande parceiro.

Convidamos a comunidade para acessar e curtir o curso de RI também nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

O X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro foi realizado de 21 a 24 de junho de 2017, no CIDEC Sul, campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

O professor Felipe Kern Moreira participou da Organização do Evento como componente da Comissão Científica responsável por avaliar e organizar mais de uma centena de trabalhos científicos, entre apresentações orais e pôsteres, os quais serão publicados nos Anais do evento. O docente também foi moderador das apresentações de uma das áreas temáticas do evento sobre a "Percepção do Gerenciamento Costeiro pela Sociedade" e apresentou seus resultados de pesquisa sobre "A pesca marinha em pequena escala de  povos indígenas do Brasil no contexto da governança global dos oceanos".

O X Encogerco foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e os encontros objetivam promover a difusão de informações e a articulação entre a União, Estados e Municípios com limites marinhos e as entidades da Sociedade Civil, incluindo ONGs, universidades e seus pesquisadores professores e alunos, além de importantes setores da iniciativa privada.

Existe uma reconhecida interface entre as relações internacionais e o gerenciamento costeiro. O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús, participou da abertura do evento, com palestra em que lembrou a Conferência dos Oceanos, ocorrida no início deste mês na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. “Na ocasião, o Brasil apresentou compromissos voluntários de suma relevância: a estratégia nacional para combate ao lixo no mar; o planejamento espacial marinho; a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa (PROCOSTA)”, destacou.

 

O professor Felipe Kern Moreira participou nos dias 28, 29 e 30 de junho do I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult: "A mundialização da cultura na globalização e os processos decoloniais na América Latina", realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, em Foz do Iguaçu, Paraná,  promovido pelo CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, instituição da qual participa como pesquisador associado. O professor participou do Grupo de Trabalho “Culturas híbridas e diálogos de fronteiras: perspectivas teóricas e experiências compartilhadas”, no qual apresentou o artigo "Makunáima enquanto símbolo multifuncional de identidade (inter)nacional brasileira", o qual será publicado nos Anais do evento e, em versão integral, na RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade.

 

 

 

Na última sexta-feira, dia 23 de junho, foi realizado o minicurso Game of Thrones & Relações Internacionais no campus da FURG em Santa Vitória do Palmar. O evento foi o primeiro realizado no âmbito do Projeto de Extensão “RI & Cultura Pop”, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Vaz Ferreira, que tem por objeto analisar o fenômeno da cultura pop e seus desdobramentos nas relações internacionais, em uma perspectiva histórica e contemporânea.

Neste sentido, o minicurso foi dividido em três partes. Na primeira, foram abordadas questões estéticas sobre a literatura fantástica e sua influência na cultura popular moderna. Logo após, o palestrante discutiu os livros e a série televisiva, analisando os principais personagens e correlacionando-os com fatos e pessoas históricas que inspiraram o autor George R. R. Martin. Por fim, tomando como base o universo fantástico de Game of Thrones, foi possível discutir elementos de teoria das relações internacionais, especialmente o realismo e o liberalismo

Game of Thrones é considerada uma das séries mais bem sucedidas de todos os tempos, sendo líder em audiência em diversos países. Esta é uma das razões pelas quais o evento teve uma enorme procura e despertou a curiosidade de muitos estudantes. Aproximar o ensino com a cultura pop é uma estratégia pedagógica importante para estimular o aluno a imergir no conteúdo discutido em sala de aula.

 

 

 

No último dia 21 de junho, os estudantes do Curso de RI participaram de um debate teórico dentro da disciplina de Teoria Geral das Relações Internacionais I, ministrada pela Profa. Dra. Camila Feix Vidal. Numa tentativa de síntese das teorias analisadas ao longo do semestre, os estudantes formaram grupos representando teorias dominantes nas RI (Liberalismo, Realismo, Neoliberalismo e Neorrealismo) com o objetivo de explicar o conflito atual na Síria e seus desdobramentos externos sob a lentes dessas escolas teóricas. Foi um momento de grande enriquecimento para estudantes que iniciaram na universidade ainda esse ano e cuja aproximação com o curso através dessa disciplina tem sido bastante intensa. 

 

O Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IBDMar – realizou entre os dias 25 e 26 de maio de 2017 o II Congresso Brasileiro de Direito do Mar. O evento contou com a participação dos principais pesquisadores, profissionais e estudantes de Direito do Mar do Brasil e convidados internacionais. O professor Felipe Kern Moreira, que é um dos associados fundadores do IBDMar,  coordenou o primeiro Grupo de Trabalho do Evento, participou do lançamento da coletânea na qual participa como autor "Direito do Mar: reflexões, tendências e perspectivas. Volume I", lançada pela Editora D'Plácido, e apresentou suas pesquisas sobre "A governança global dos oceanos e os direitos de pesca sustentável em pequena escala de povos indígenas."

 

 DSC0268

 

 DSC0223

Os alunos do Curso Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram da 3ª Edição do Pampasul, realizada de 1 à 4 de junho na cidade de Santana do Livramento.

O evento foi realização de um projeto de extensão do Curso de RI da Unipampa, cujo objetivo é a promoção de um espaço de discussões sobre temas relevantes na agenda internacional. 

Neste ano, o encontro abordou os comitês e organizações internacionais da Ásia (OCX, ASEAN, AICHR), os quais não possuem grande visibilidade em eventos de simulações internacionais. Dentre os temas, destacam-se: o conflito separatista em Nagorno-Karabakh, combate à pornografia infantil no sudeste asiático e o narcotráfico no sudeste asiático: o triângulo doutorado.  No decorrer da simulação, os delegados das universidades participantes simularam negociações para tentar chegar a um acordo benéfico a todos os países envolvidos, enfrentando crises no decorrer da atividade e longas horas de debates.  

O evento contou com a participação de mais de 100 alunos de diversas universidades do Rio Grande do Sul, como FURG, UFSM e UFRGS.

 

18987323 1578587515515949 1273746587 o