A programação do EPRI pode ser acessada aqui

O Comitê Organizador do I Encontro de Pesquisa em Relações Internacionais divulga a lista de trabalhos aceitos para apresentação oral. O arquivo pode ser acessado no site do evento (www.epri.furg.br), bem como aqui

Para maiores informações, entrar em contato no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entre os dias 1º e 5º de novembro do corrente ano de 2017, ocorreu em Porto Alegre o XV UFRGS Model United Nations. O UFRGSMUN é reconhecido como um dos eventos mais importantes para estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Nele, estudantes debatem tópicos relevantes da agenda internacional através de uma autêntica simulação das discussões que se dão nas Nações Unidas. Eles simulam, de maneira realística, os procedimentos de debates de diferentes órgãos da ONU, como o Conselho de Segurança, Assembleia Geral e o Conselho Econômico e Social.

Esta edição contou com a presença de nossa aluna Tatiane Cristine Sobrinho, que cursa o sexto semestre de Relações Internacionais. Ela representou a República Islâmica do Irã no comitê do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, uma instituição financeira cujo objetivo principal centra-se na promoção da infraestrutura e de outros setores produtivos na região da Ásia-Pacífico. Neste ano, a mesa de diretores do BAII é convidada a discutir acerca das perspectivas para a integração marítima e continental na Iniciativa One Belt, One Road.

Para Tatiane, “representar o Irã neste evento foi desafiador, mas pude perceber o quanto estava preparada para as discussões e acredito que o meu bom desempenho é o reflexo da aprendizagem diária em sala de aula.” A aluna participou a partir do programa de benefícios promovido pelo evento, que selecionou 10 alunos de todo o país através de uma redação, e teve todos os gastos custeados pelo programa.

 

 

 

 

 

Os professores do Curso de Relações Internacionais Daniel Lena Marchiori Neto e Luciano Vaz Ferreira participaram do I Seminário de Metodologia da Pesquisa em Direito, realizado no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017. O evento foi promovido pelo Curso de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da FURG e Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB. As atividades envolveram a realização de oficinas de metodologia e apresentação de trabalhos, que serão posteriormente publicados na forma de e-book pela Editora da FURG. Os professores Daniel e Luciano também tiveram a oportunidade de realizar uma fala sobre pluralismo jurídico e relações internacionais para os alunos de mestrado e doutorado da UFSB.

 

 

 

No dia 18 de outubro, o professor Dr. Felipe Kern Moreira proferiu uma palestra sobre "A atual integração regional brasileira: uma leitura a partir da teoria dos jogos de dois níveis", durante o I Seminário Internacional do Centro de Integração do Mercosul-CIM/UFPel. Nesta palestra o pesquisador avaliou a atual política externa brasileira para o Mercosul com o Itamaraty sob o comando de José Serra e Aloysio Nunes, com foco na interação entre políticas domésticas e partidárias e política externa. O Seminário Internacional foi desenvolvido a partir da interdisciplinaridade dos cursos ofertados no CIM: relações internacionais, hotelaria e gestão ambiental. 

 

 

Encerrou no dia 20 de outubro, no campus FURG Santa Vitória do Palmar, o Minicurso "Identidade e Relações Internacionais". O Minicurso, com a carga horária de 12 horas, é mais uma das atividades de extensão desenvolvidas pelo Curso de Bacharelado em Relações Internacionais. O Minicurso possibilitou aos interessados o acesso a panoramas teóricos e metodológicos sobre a relação entre identidade(s) e as relações internacionais. Identidades compreendidas nas mais diversas acepções: nacionais, regionais, subnacionais, étnicas, religiosas, políticas, imagéticas, etc. Foram abordados aspectos teóricos sobre identidade e relações internacionais; Identidade e Relações Internacionais na América; Identidade (inter)nacional do Brasil. O prof. Dr. Felipe Kern Moreira, responsável pelo curso, utilizou a plataforma Moodle, como apoio às atividades presenciais, de forma a disponibilizar artigos científicos, textos complementares e notícias sobre a temática do curso. Desta forma os participantes tinham a possibilidade de aprofundar os conteúdos gerais oferecidos durante os três blocos do Minicurso. O organizador manifestou satisfação com o êxito das atividades desenvolvidas e com o nível de interesse e engajamento dos participantes do Minicurso: "Foi uma média de trinta participantes muito interessados nos temas abordados. Isto talvez se deva ao fato de o tema identidade estar entre as preocupações destacadas das relações internacionais nestes últimos tempos, como é o caso da Catalunha na Espanha ou da imagem internacional nos Estados. Este tipo de Minicurso em particular possibilita uma incursão em temas relacionados à cultura e poder, tais como história, antropologia e manifestações artísticas que vão da literatura ao cinema".    

 

 

 

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições, convoca os membros do Câmara de Graduação do Curso de RI e convida os demais membros da comunidade acadêmica para Reunião Ordinária que será realizada no dia 19/10/2017, 17h, Sala 1101, do campus de SVP, com as seguintes pautas:


1) Edital de Trabalho de Conclusão de Curso

2) Regulamento de Estágio Extracurricular

3) Revisão do regulamento de Atividades Complementares 

4) Assuntos gerais.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições, convoca os membros do Câmara de Graduação do Curso de RI e convida os demais membros da comunidade acadêmica para Reunião Ordinária que será realizada no dia 27/09/201717hSala 1101, do campus de SVP, com as seguintes pautas:

 
1) Homologação do resultado das eleições para Coordenação de Curso e Representações Docente e Discente para a Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais. 
 
2) Proposta de regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
 
3) Permuta  entre professores
 
4) Assuntos gerais. 

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições, dando cumprimento às Deliberação 01/2017 e 02/2017 desta Comissão e à Deliberação 05/2017 do Conselho da FADIR vem a público proclamar o resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais e para as representações docente e discente junto à Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais:

 

Resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de RI

Resultado da Eleição para a Representação Docente e Discente junto à Câmara de Graduação do Curso de RI

 


 

A Comissão eleitoral homologa as inscrições para a eleição de Coordenação de Curso e de Representação Docente e Discente na Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais. Os documentos podem ser acessados aqui: 

 

- Inscrições para a Coordenação de Curso

 

- Inscrições para a Câmara de Graduação

 

Pedidos de impugnação do(s) candidato(s) podem ser feitos até o dia 12 de setembro conforme as Deliberações 01 e 02 da Câmara de Graduação. 

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande promoveu, em parceria com Partage Shopping e Co.place Coworking, a 1ª Edição da Feira das Profissões FURG. Foram três dias de atividades coordenadas nas dependências do shopping, mostrando aos visitantes a essência da universidade, suas práticas e possibilidades em ensino, pesquisa e extensão sintonizadas com as demandas de desenvolvimento da região.

O Curso de RI participou das atividades, tendo sido representado pelos estudantes Gabriela Carolino de Souza, Jahde Lopez e Luan Brum, voluntários do projeto de extensão “RI nas Escolas”. A equipe interagiu intensamente com o público, tirando dúvidas sobre a carreira de internacionalista, sobre a cidade de Santa Vitória do Palmar, bem como a estrutura, projetos e oportunidades do Curso de RI da FURG. Na ocasião, foram distribuídos folderes do projeto de extensão e dado muita publicidade ao site e página do Curso no Facebook.

O Curso de RI agradece imensamente os alunos Gabriela, Jahde e Luan pelo trabalho desempenhado!

 

 

 

No dia 25 de agosto de 2017, o Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu a palestra “A crise política nacional e os reflexos no investimento público” com o Deputado Federal Henrique Fontana do Partido dos Trabalhadores. O evento foi realizado no auditório do campus de Santa Vitória do Palmar, contando com grande participação de professores, servidores administrativos, estudantes dos diversos cursos da FURG, bem como membros da comunidade vitoriense. Destaca-se também a participação do Deputado Estadual José Sidney Nunes.  

Henrique Fontana relatou detalhes da crise política nacional desde o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, alertando sobre o contingenciamento de recursos, diminuição dos investimentos públicos e cortes de direitos trabalhistas e previdenciários. Destacou a importância estratégica das universidades e institutos federais para o desenvolvimento social e científico do país, o acesso à educação promovido através de ações afirmativas e demonstrou preocupação com o recente e temeroso contingenciamento de verbas que ameaçam a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Após a palestra, reuniu-se com professores e técnico-administrativos para conversar sobre a situação do campus de Santa Vitória do Palmar e os desafios da interiorização do ensino superior.

 

 

 

O Colóquio Responsabilidade Social das Empresas RSE/2017, versando sobre a temática geral “ Mundialização e o papel dos atores privados: a responsabilidade social e jurídica das empresas transnacionais”, abriu os trabalhos do segundo semestre letivo de 2017, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrendo na manhã do dia 15 de agosto de 2017, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação e pelo Centro de Ciências Jurídicas Comparadas, Internacionalização do Direito e Sistemas de Justiça (CCULTIS) da mesma instituição.

Dois professores do Curso de Relações Internacionais da FURG foram convidados para participar neste evento. A Profa. Joséli Fiorin Gomes discutiu o tema ““Paradiplomacia corporativa e novos sujeitos de direito internacional: as empresas transnacionais diante da responsabilidade social e jurídica” e o Prof. Luciano Vaz Ferreira ministrou a palestra intitulada “A responsabilidade empresarial e justiça de transição na América do Sul”. Além dos professores da FURG, o evento contou com palestras do Prof. Fábio Costa Morosini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Felipe Calderón Valencia, da Universidad de Medellín, bem como contou com abertura realizada pelos professores Jânia Maria Lopes Saldanha, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFSM, e Ademar Pozzatti Junior, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

 

É com alegria que informamos mais uma boa notícia para a comunidade acadêmica do Curso de Relações Internacionais. Hoje, foi divulgado o resultado final do Edital de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG. A Faculdade de Direito foi contemplada com um total de 5 bolsas, sendo 3 delas apenas para o Curso de RI.

Os contemplados neste edital foram os professores Felipe Kern Moreira, Hemerson Luiz Pase e Daniel Lena Marchiori Neto.