O Presidente do Núcleo Docente Estruturante e Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), prof. Dr. Daniel Lena Marchiori Neto, convoca os membros, bem como demais professores, para a Reunião Extraordinária a ser realizada no dia 19 de junho, terça-feira, na Sala 1101 do campus de SVP. Pauta:

 

1) NDE (14h30min)

- Discussão sobre o Regulamento de Estágio;
 
- Procedimentos a serem adotados para o TCC;

- Procedimentos a serem adotados para horas complementares;
 
- Encargos docentes da equipe de SVP com a chegada do Prof. Antonio;

- Discussão sobre liberação de aulas para atividades de extensão;

- Comissão da Reforma Curricular.

 

2) Câmara de Graduação do Curso de RI (17h)

- Informe sobre o funcionamento da Faculdade de Direito;

- Aprovação do Regulamento de Estágio;

- Aprovação da nominata para compor a Reforma Curricular;

- Alteração nas supervisões de curso.

O Presidente do Núcleo Docente Estruturante e Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), prof. Dr. Daniel Lena Marchiori Neto, convoca os membros, bem como demais professores, para uma Reunião Extraordinária a ser realizada no dia 02 de maio, quarta-feira, na Sala 1101 do campus de SVP. Pauta:

1) NDE (16h30min)

- Apresentação da Avaliação Docente pelo Discente;

- Discussão sobre o perfil acadêmico adequado ao Curso de RI visando ao Edital de Vagas Ociosas;

- Planejamento e avaliação de ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e cultura;

- Comissão da Reforma Curricular do Curso de RI

- Discussão sobre o perfil da vaga destinada ao Curso de Relações Internacionais pelo Conselho da Unidade.

 

2) Câmara de Graduação do Curso de RI (18h)

- Deliberação sobre perfil de vagas docentes no Curso de Relações Internacionais.

A Comissão Eleitoral responsável pelas eleições do Diretório Acadêmico do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) informa que informa que a consulta será realizada por meio de formulário eletrônico, disponível aqui.

A votação encerra-se no dia 27 de abril de 2018, às 23h59min. Poderão votar apenas os alunos matriculados regularmente no curso no ano de 2018.

O Diretório Acadêmico do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande realizará eleições para a nova gestão. As inscrições das chapas deverão ser feitas até o dia 20 de abril, através da Comissão Eleitoral composta pelos alunos do Curso de Tecnologia em Eventos, diretamente com a alunas Jannaina Novais e Jessica Cortes (contato:jana.noovais@gmail.com e jessycoca1@gmail.com).

O período eleitoral teve início no dia 16 de abril e irá até o dia 26 de abril, de forma que as eleições ocorrerão no dia 27 de Abril. Salienta-se, assim, a importância da participação dos alunos no processo eleitoral, uma vez que o Diretório Acadêmico corresponde a sua representação.

É com grande alegria que comunicamos a publicação do artigo "A Securitização Político-Econômica na América do Sul e seus Reflexos na Argentina durante o Regime Militar (1976-1983)" no Revista InterAção da UFSM (vol. 8 n. 2). O artigo, assinado pelo Professor Luciano Vaz Ferreira e pelos estudantes Vinicios Schultz e Jahde Lopez (alunos do segundo ano), é resultado de projeto de pesquisa financiado com recursos dos editais EPEC-FURG e PIBIC-CNPq.

O artigo pode ser acessado aqui.

Ocorreu no dia 20 de março de 2018, no campus de Santa Vitória do Palmar, a Aula Magna do Curso de Relações Internacionais, proferida pela professora Dra. Iara Costa Leite, professora dos programas de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema da palestra foi sobre "Interfaces entre relações internacionais, ciência, tecnologia e inovação".  A palestra foi feita por vídeo conferência e após a exposição foram feitas perguntas por discentes e professores. A palestrante falou do tema da cooperação e competição científica e tecnológica nas relações internacionais fazendo referência a conceitos inovadores, como o de "diplomacia científica". A competição no campo da tecnologia e da inovação é uma realidade que atinge diretamente as universidades brasileiras que é onde é produzida a maior parte da pesquisa no Brasil. A palestrante falou também de sua experiência profissional com as atividades desenvolvidas no parque tecnológico e startups em Santa Catarina, que surgem como possibilidades de mercado de trabalho também para graduados em relações internacionais.

 

 

 

 

É com grande orgulho que comunicamos que a nova direção do Campus Santa Vitória do Palmar foi empossada nesta segunda-feira, 12, pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias. As professoras do Curso de Relações Internacionais Fabiani Simioni e Helena Beatriz Mascarenhas de Souza foram eleitas, respectivamente, diretora e vice-diretora, com participação de docentes, técnicos administrativos em Educação do campus, e estudantes regularmente matriculados em cursos ofertados pela universidade no município.

É com grande satisfação que comunicamos que professora Camila Feix Vidal foi convidada para ministrar a Aula Magna do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua palestra, intitulada "Desafios Teóricos nas Relações Internacionais: teoria crítica e abordagens feministas a partir do Sul Global", será proferida no dia 5 de Março, às 16h30min, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

 

A Supervisão do Trabalho de Conclusão de Curso, em conformidade com os art. 15, § 1o do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de bacharelado em Relações Internacionais, constante no Anexo da Deliberação 11/2017, do Conselho da FaDir, torna público o resultado do Edital 01/2017 referente aos alunos habilitados a se matricularem na Disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I com os respectivos orientadores. O documento pode ser acessado aqui

O Curso de Relações Internacionais da FURG tem a satisfação de anunciar que dois de seus estudantes foram selecionados, nas primeiros posições, através do Edital do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol). Os alunos receberão auxílios para pesquisarem e estudarem durante um semestre em universidades colombianas. Gustavo Henrique Barbosa da Silva irá para a Universidad del Sinú em Cartagena, enquanto Luciano Alexandrino dos Santos Junior irá para a Universidad Santo Tomás, em Medellín. 

Parabéns, pessoal!!

O Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu nos dias 20 e 21 de novembro de 2017 o I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) na cidade de Santa Vitória do Palmar. É importante destacar que o EPRI é um dos primeiros eventos acadêmicos deste tipo realizado no Rio Grande do Sul. O objetivo é não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina.

A exposição científica foi dividida em quatro grupos de trabalho: (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional e (d) Estudos de Fronteiras. Além disto, o EPRI realizou quatro palestras e workshops: Direito Internacional Liberal-Providência: um falso paradoxo? (Prof. Dr. Ademar Pozzatti Junior, UFSM), A tragédia da política em Ricardo III (Prof. Dr. José Renato Ferraz da Silveira, UFSM), Aportes Teóricos e Metodológicos da “Sociologia Francesa”: contribuições para as Relações Internacionais (Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Bordignon, UFSC) e Água doce e Relações Internacionais (Profa. Dra. Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski, UNILA).

Ao todo, foram 50 trabalhos aprovados, com a participação de mais de 150 estudantes e profissionais de diversas instituições do Brasil e do exterior (FURG, UFSM, Unipampa, UDELAR, UFRGS, UFPel, UNILA, UFSC, UFRJ, UCPEL e Uniftec). As versões finais dos trabalhos apresentados comporão a coletânea Estudos em Relações Internacionais, a ser lançada em 2018 com o selo da Editora da FURG.

A realização do EPRI é uma conquista não apenas do Curso de RI da FURG, mas de todo o campus de Santa Vitória do Palmar. Os demais cursos (Comércio Exterior, Eventos, Turismo e Hotelaria) participaram ativamente para garantir o sucesso deste evento.

 

 

 

 

 

 

 

Na última quarta-feira (22/11), o curso de Relações Internacionais da FURG realizou uma simulação do Conselho de Segurança da ONU como avaliação parte da disciplina de Diplomacia, ministrada pelas professoras Camila Feix Vidal e Joséli Fiorin Gomes. A simulação versou sobre uma proposta dos EUA de intervenção militar na Coreia do Norte e contava com a representação da França, Reino Unido, Russia, Japão, Egito, Uruguai, EUA, Itália e China. O evento foi aberto às outras turmas do curso de RI. Após cerca de três horas de debate e argumentações, a simulação encerrou com a votação dos representantes dos países presentes. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 

A programação do EPRI pode ser acessada aqui

O Comitê Organizador do I Encontro de Pesquisa em Relações Internacionais divulga a lista de trabalhos aceitos para apresentação oral. O arquivo pode ser acessado no site do evento (www.epri.furg.br), bem como aqui

Para maiores informações, entrar em contato no e-mail: danielmarchiorineto@gmail.com