A Supervisão do Trabalho de Conclusão de Curso, em conformidade com os art. 15, § 1o do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de bacharelado em Relações Internacionais, constante no Anexo da Deliberação 11/2017, do Conselho da FaDir, torna público o resultado do Edital 01/2017 referente aos alunos habilitados a se matricularem na Disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I com os respectivos orientadores. O documento pode ser acessado aqui

O Curso de Relações Internacionais da FURG tem a satisfação de anunciar que dois de seus estudantes foram selecionados, nas primeiros posições, através do Edital do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol). Os alunos receberão auxílios para pesquisarem e estudarem durante um semestre em universidades colombianas. Gustavo Henrique Barbosa da Silva irá para a Universidad del Sinú em Cartagena, enquanto Luciano Alexandrino dos Santos Junior irá para a Universidad Santo Tomás, em Medellín. 

Parabéns, pessoal!!

O Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu nos dias 20 e 21 de novembro de 2017 o I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) na cidade de Santa Vitória do Palmar. É importante destacar que o EPRI é um dos primeiros eventos acadêmicos deste tipo realizado no Rio Grande do Sul. O objetivo é não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina.

A exposição científica foi dividida em quatro grupos de trabalho: (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional e (d) Estudos de Fronteiras. Além disto, o EPRI realizou quatro palestras e workshops: Direito Internacional Liberal-Providência: um falso paradoxo? (Prof. Dr. Ademar Pozzatti Junior, UFSM), A tragédia da política em Ricardo III (Prof. Dr. José Renato Ferraz da Silveira, UFSM), Aportes Teóricos e Metodológicos da “Sociologia Francesa”: contribuições para as Relações Internacionais (Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Bordignon, UFSC) e Água doce e Relações Internacionais (Profa. Dra. Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski, UNILA).

Ao todo, foram 50 trabalhos aprovados, com a participação de mais de 150 estudantes e profissionais de diversas instituições do Brasil e do exterior (FURG, UFSM, Unipampa, UDELAR, UFRGS, UFPel, UNILA, UFSC, UFRJ, UCPEL e Uniftec). As versões finais dos trabalhos apresentados comporão a coletânea Estudos em Relações Internacionais, a ser lançada em 2018 com o selo da Editora da FURG.

A realização do EPRI é uma conquista não apenas do Curso de RI da FURG, mas de todo o campus de Santa Vitória do Palmar. Os demais cursos (Comércio Exterior, Eventos, Turismo e Hotelaria) participaram ativamente para garantir o sucesso deste evento.

 

 

 

 

 

 

 

Na última quarta-feira (22/11), o curso de Relações Internacionais da FURG realizou uma simulação do Conselho de Segurança da ONU como avaliação parte da disciplina de Diplomacia, ministrada pelas professoras Camila Feix Vidal e Joséli Fiorin Gomes. A simulação versou sobre uma proposta dos EUA de intervenção militar na Coreia do Norte e contava com a representação da França, Reino Unido, Russia, Japão, Egito, Uruguai, EUA, Itália e China. O evento foi aberto às outras turmas do curso de RI. Após cerca de três horas de debate e argumentações, a simulação encerrou com a votação dos representantes dos países presentes. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 

A programação do EPRI pode ser acessada aqui

O Comitê Organizador do I Encontro de Pesquisa em Relações Internacionais divulga a lista de trabalhos aceitos para apresentação oral. O arquivo pode ser acessado no site do evento (www.epri.furg.br), bem como aqui

Para maiores informações, entrar em contato no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entre os dias 1º e 5º de novembro do corrente ano de 2017, ocorreu em Porto Alegre o XV UFRGS Model United Nations. O UFRGSMUN é reconhecido como um dos eventos mais importantes para estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Nele, estudantes debatem tópicos relevantes da agenda internacional através de uma autêntica simulação das discussões que se dão nas Nações Unidas. Eles simulam, de maneira realística, os procedimentos de debates de diferentes órgãos da ONU, como o Conselho de Segurança, Assembleia Geral e o Conselho Econômico e Social.

Esta edição contou com a presença de nossa aluna Tatiane Cristine Sobrinho, que cursa o sexto semestre de Relações Internacionais. Ela representou a República Islâmica do Irã no comitê do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, uma instituição financeira cujo objetivo principal centra-se na promoção da infraestrutura e de outros setores produtivos na região da Ásia-Pacífico. Neste ano, a mesa de diretores do BAII é convidada a discutir acerca das perspectivas para a integração marítima e continental na Iniciativa One Belt, One Road.

Para Tatiane, “representar o Irã neste evento foi desafiador, mas pude perceber o quanto estava preparada para as discussões e acredito que o meu bom desempenho é o reflexo da aprendizagem diária em sala de aula.” A aluna participou a partir do programa de benefícios promovido pelo evento, que selecionou 10 alunos de todo o país através de uma redação, e teve todos os gastos custeados pelo programa.

 

 

 

 

 

Os professores do Curso de Relações Internacionais Daniel Lena Marchiori Neto e Luciano Vaz Ferreira participaram do I Seminário de Metodologia da Pesquisa em Direito, realizado no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017. O evento foi promovido pelo Curso de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da FURG e Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB. As atividades envolveram a realização de oficinas de metodologia e apresentação de trabalhos, que serão posteriormente publicados na forma de e-book pela Editora da FURG. Os professores Daniel e Luciano também tiveram a oportunidade de realizar uma fala sobre pluralismo jurídico e relações internacionais para os alunos de mestrado e doutorado da UFSB.

 

 

 

No dia 18 de outubro, o professor Dr. Felipe Kern Moreira proferiu uma palestra sobre "A atual integração regional brasileira: uma leitura a partir da teoria dos jogos de dois níveis", durante o I Seminário Internacional do Centro de Integração do Mercosul-CIM/UFPel. Nesta palestra o pesquisador avaliou a atual política externa brasileira para o Mercosul com o Itamaraty sob o comando de José Serra e Aloysio Nunes, com foco na interação entre políticas domésticas e partidárias e política externa. O Seminário Internacional foi desenvolvido a partir da interdisciplinaridade dos cursos ofertados no CIM: relações internacionais, hotelaria e gestão ambiental. 

 

 

Encerrou no dia 20 de outubro, no campus FURG Santa Vitória do Palmar, o Minicurso "Identidade e Relações Internacionais". O Minicurso, com a carga horária de 12 horas, é mais uma das atividades de extensão desenvolvidas pelo Curso de Bacharelado em Relações Internacionais. O Minicurso possibilitou aos interessados o acesso a panoramas teóricos e metodológicos sobre a relação entre identidade(s) e as relações internacionais. Identidades compreendidas nas mais diversas acepções: nacionais, regionais, subnacionais, étnicas, religiosas, políticas, imagéticas, etc. Foram abordados aspectos teóricos sobre identidade e relações internacionais; Identidade e Relações Internacionais na América; Identidade (inter)nacional do Brasil. O prof. Dr. Felipe Kern Moreira, responsável pelo curso, utilizou a plataforma Moodle, como apoio às atividades presenciais, de forma a disponibilizar artigos científicos, textos complementares e notícias sobre a temática do curso. Desta forma os participantes tinham a possibilidade de aprofundar os conteúdos gerais oferecidos durante os três blocos do Minicurso. O organizador manifestou satisfação com o êxito das atividades desenvolvidas e com o nível de interesse e engajamento dos participantes do Minicurso: "Foi uma média de trinta participantes muito interessados nos temas abordados. Isto talvez se deva ao fato de o tema identidade estar entre as preocupações destacadas das relações internacionais nestes últimos tempos, como é o caso da Catalunha na Espanha ou da imagem internacional nos Estados. Este tipo de Minicurso em particular possibilita uma incursão em temas relacionados à cultura e poder, tais como história, antropologia e manifestações artísticas que vão da literatura ao cinema".    

 

 

 

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições, convoca os membros do Câmara de Graduação do Curso de RI e convida os demais membros da comunidade acadêmica para Reunião Ordinária que será realizada no dia 19/10/2017, 17h, Sala 1101, do campus de SVP, com as seguintes pautas:


1) Edital de Trabalho de Conclusão de Curso

2) Regulamento de Estágio Extracurricular

3) Revisão do regulamento de Atividades Complementares 

4) Assuntos gerais.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições, convoca os membros do Câmara de Graduação do Curso de RI e convida os demais membros da comunidade acadêmica para Reunião Ordinária que será realizada no dia 27/09/201717hSala 1101, do campus de SVP, com as seguintes pautas:

 
1) Homologação do resultado das eleições para Coordenação de Curso e Representações Docente e Discente para a Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais. 
 
2) Proposta de regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
 
3) Permuta  entre professores
 
4) Assuntos gerais. 

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições, dando cumprimento às Deliberação 01/2017 e 02/2017 desta Comissão e à Deliberação 05/2017 do Conselho da FADIR vem a público proclamar o resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais e para as representações docente e discente junto à Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais:

 

Resultado da Eleição para a Coordenação do Curso de RI

Resultado da Eleição para a Representação Docente e Discente junto à Câmara de Graduação do Curso de RI

 


 

A Comissão eleitoral homologa as inscrições para a eleição de Coordenação de Curso e de Representação Docente e Discente na Câmara de Graduação do Curso de Relações Internacionais. Os documentos podem ser acessados aqui: 

 

- Inscrições para a Coordenação de Curso

 

- Inscrições para a Câmara de Graduação

 

Pedidos de impugnação do(s) candidato(s) podem ser feitos até o dia 12 de setembro conforme as Deliberações 01 e 02 da Câmara de Graduação.