Na última sexta-feira, dia 23 de junho, foi realizado o minicurso Game of Thrones & Relações Internacionais no campus da FURG em Santa Vitória do Palmar. O evento foi o primeiro realizado no âmbito do Projeto de Extensão “RI & Cultura Pop”, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Vaz Ferreira, que tem por objeto analisar o fenômeno da cultura pop e seus desdobramentos nas relações internacionais, em uma perspectiva histórica e contemporânea.

Neste sentido, o minicurso foi dividido em três partes. Na primeira, foram abordadas questões estéticas sobre a literatura fantástica e sua influência na cultura popular moderna. Logo após, o palestrante discutiu os livros e a série televisiva, analisando os principais personagens e correlacionando-os com fatos e pessoas históricas que inspiraram o autor George R. R. Martin. Por fim, tomando como base o universo fantástico de Game of Thrones, foi possível discutir elementos de teoria das relações internacionais, especialmente o realismo e o liberalismo

Game of Thrones é considerada uma das séries mais bem sucedidas de todos os tempos, sendo líder em audiência em diversos países. Esta é uma das razões pelas quais o evento teve uma enorme procura e despertou a curiosidade de muitos estudantes. Aproximar o ensino com a cultura pop é uma estratégia pedagógica importante para estimular o aluno a imergir no conteúdo discutido em sala de aula.