No dia 25 de agosto de 2017, o Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu a palestra “A crise política nacional e os reflexos no investimento público” com o Deputado Federal Henrique Fontana do Partido dos Trabalhadores. O evento foi realizado no auditório do campus de Santa Vitória do Palmar, contando com grande participação de professores, servidores administrativos, estudantes dos diversos cursos da FURG, bem como membros da comunidade vitoriense. Destaca-se também a participação do Deputado Estadual José Sidney Nunes.  

Henrique Fontana relatou detalhes da crise política nacional desde o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, alertando sobre o contingenciamento de recursos, diminuição dos investimentos públicos e cortes de direitos trabalhistas e previdenciários. Destacou a importância estratégica das universidades e institutos federais para o desenvolvimento social e científico do país, o acesso à educação promovido através de ações afirmativas e demonstrou preocupação com o recente e temeroso contingenciamento de verbas que ameaçam a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Após a palestra, reuniu-se com professores e técnico-administrativos para conversar sobre a situação do campus de Santa Vitória do Palmar e os desafios da interiorização do ensino superior.