Entre os dias 1º e 5º de novembro do corrente ano de 2017, ocorreu em Porto Alegre o XV UFRGS Model United Nations. O UFRGSMUN é reconhecido como um dos eventos mais importantes para estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Nele, estudantes debatem tópicos relevantes da agenda internacional através de uma autêntica simulação das discussões que se dão nas Nações Unidas. Eles simulam, de maneira realística, os procedimentos de debates de diferentes órgãos da ONU, como o Conselho de Segurança, Assembleia Geral e o Conselho Econômico e Social.

Esta edição contou com a presença de nossa aluna Tatiane Cristine Sobrinho, que cursa o sexto semestre de Relações Internacionais. Ela representou a República Islâmica do Irã no comitê do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, uma instituição financeira cujo objetivo principal centra-se na promoção da infraestrutura e de outros setores produtivos na região da Ásia-Pacífico. Neste ano, a mesa de diretores do BAII é convidada a discutir acerca das perspectivas para a integração marítima e continental na Iniciativa One Belt, One Road.

Para Tatiane, “representar o Irã neste evento foi desafiador, mas pude perceber o quanto estava preparada para as discussões e acredito que o meu bom desempenho é o reflexo da aprendizagem diária em sala de aula.” A aluna participou a partir do programa de benefícios promovido pelo evento, que selecionou 10 alunos de todo o país através de uma redação, e teve todos os gastos custeados pelo programa.