O Curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu a segunda exibição do ciclo "Justiça de Transição", vinculado ao projeto de extensão "Cineclube: Relações Internacionais e Cinema". Na quinta-feira, o auditório do campus de Santa Vitória do Palmar (SVP) contou com expressiva participação de estudantes e professores dos cursos de RI e Comércio Exterior.

Na primeira parte da atividade, as acadêmicas do Curso de RI, Julia Ramos e Ana Carolina Saraiva, apresentaram um trabalho sobre a ditadura militar no Chile, destacando os fatores históricos que antecederam ao período, o modelo econômico implementado pelos generais, o cenário da Guerra Fria e especialmente as violações aos direitos humanos.

Após, foi exibido o filme Colônia, de 2015, dirigido por Florian Gallenberger, que tem como protagonistas os atores Emma Watson e Daniel Brühl. Os professores do Curso de RI, Daniel Neto e Luciano Ferreira, discutiram aspectos importantes do filme e sua conexão com a justiça de transição, abrindo espaço para dúvidas e discussões com a plateia.

 

cine 2

 

cine 1