TÍTULO

DEBATE SIMULADO NO ENSINO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

 

 

 

 

 

 

RESUMO

Este projeto tem como objetivo introduzir a técnica do Role Play Debate (RPD) no ensino das disciplinas de Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado I e II, oferecidas conjuntamente para os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FURG no campus de Santa Vitória do Palmar. O RPD, também chamado Debate-Simulado, consiste em simular um fórum público, no qual duas equipes são previamente orientadas para defender visões conflitantes (uma favorável e outra contrária) acerca de temas correntes e polêmicos inseridos na temática da disciplina. Considerado um instrumento bastante eficaz pela literatura, o RPD é uma prática de aprendizagem ativa, que coloca o aluno não como mero espectador, mas sim protagonista no processo de construção do conhecimento em sala de aula. Este projeto justifica-se por dois motivos principais. De um lado, o RPD é uma técnica que permite trabalhar aspectos essenciais para a formação acadêmica, mas muitas vezes pouco trabalhados nas aulas: oratória, retórica, capacidade de construir argumentos, raciocínio analítico, alteridade, capacidade de concisão, trabalho em equipe, controle emocional, dentre outros. Além disso, o debate-simulado é uma atividade divertida e estimulante, que pretende imerge o aluno no conteúdo e nas discussões da disciplina, melhorando seu rendimento acadêmico e reduzindo a evasão e repetência. Por fim, o RPD é uma atividade que busca unir ensino, pesquisa e extensão (alguns dos debates serão realizados em escolas públicas de Santa Vitória do Palmar, também como meio de divulgar os cursos da FURG na cidade).

APROVAÇÃO

Colegiado da Faculdade de Direito, Ata n. 06/2016.

STATUS

Em andamento (01/06/2017 - 31/05/2018).

COORDENAÇÃO

Daniel Lena Marchiori Neto

PARTICIPANTES

Gabriel Vendramelli Aguiar Miguel (EPEC).

 

 

TÍTULO

Onde estão as mulheres nas Relações Internacionais?

 

 

RESUMO

A partir das críticas feministas às abordagens positivistas em Relações Internacionais, observamos a crescente exploração de outras escolas de pensamento que questionam os pressupostos ontológicos e epistemológicos para a interpretação do comportamento dos agentes do sistema internacional (Estados, organizações internacionais, sociedade civil).   Dessa forma, esse projeto de ensino pretende oportunizar um espaço dialógico para um grupo de estudos focado em duas autoras, precursoras do pensamento feminista em RI: Cynthia Enloe e Jo Ann Tickner.

APROVAÇÃO

Colegiado da Faculdade de Direito, Ata n. 06/2016.

STATUS

Em andamento (01/06/2017 – 31/06/2018). 

COORDENAÇÃO

Fabiane Simioni

PARTICIPANTES

 

 

 

TÍTULO

Grupo de Estudos em Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais

 

RESUMO

O presente grupo de Estudos tem como objetivo trabalhar de maneira integrada com os alunos e de forma aprofundada, certas teorias contemporâneas nas Relações Internacionais numa espécie de extensão e complemento das disciplinas ministradas anteriormente ou concomitantemente. Entende-se a importância de se enfatizar uma área das RI que é parte constitutiva e basilar do curso de Relações Internacionais.

APROVAÇÃO

Colegiado da Faculdade de Direito, Ata n. 05/2016.

STATUS

Em andamento (agosto 2016 a julho 2017).

COORDENAÇÃO

Camila Feix Vidal; Joséli Fiorin e Luciano Vaz

PARTICIPANTES

Laura Teixeira, Kevin Montemor, Gabriel Vendramelli, Caroline Matos, Jahde Lopez, Vinicios Schultz

 

 

TÍTULO

Grupo de Estudos de América Meridional

 

 

 

RESUMO

O Projeto de Extensão “Grupo de Estudos sobre América Meridional” pretende desenvolver o debate acadêmico em torno de obras científicas sobre a América Meridional a qual compreende os países Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, com ênfase nas relações internacionais destes países. O projeto pretende incluir formas complementares de compreensão dessas sociedades a partir da literatura, música, documentários, cinema, fotografia, arquitetura e as artes em geral. Os encontros serão abertos à comunidade acadêmica do campus FURG - Santa Vitória do Palmar. O projeto incluiu a visita técnica a diversas instituições em Montevideo/Uruguai: UDELAR, Embaixada do Brasil, Parlamento Uruguaio, Sede do Mercosul e Sede da ALADI/ALALC. A autorização para afastamento do país foi dada pelo Despacho da Reitora da FURG, em 12 de agosto de 2016 (DOU nr. 156, 15/08/2016, seção 2, pg. 15).

APROVAÇÃO

Ata do Conselho da FaDir nr. 02/2016.

Cadastro SIGProj: SIGProj N°: 234052.1162.255189.11052016

STATUS

Em andamento. O projeto de pesquisa, aprovado no Colegiado da FADIR, não possui previsão de término. A programação dos encontros prevê atividades de 20/04/2016 – 20/06/2017.

COORDENAÇÃO

Felipe Kern Moreira, Daniel Lena Marchiori Neto, Luciano Vaz Ferreira, Fabiane Simioni

PARTICIPANTES

Profa. Dra. Joséli Fiorin Gomes, Fernanda Gonzalez Moraes (PQA – Voluntária), Brum Renato Cruz Pereira (PQA – Voluntário), Gustavo Henrique Barbosa da Silva (PQA – Voluntário) e Raphael Estrela Celeste Nobre (PQA – Voluntário).

 

 

TÍTULO

Grupo de Estudos em Comércio Internacional e Desenvolvimento

 

 

RESUMO

O projeto consiste na criação de um Grupo de Estudos em Comércio Internacional e Desenvolvimento com a participação de alunos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FURG. Problema de pesquisa a ser desenvolvido pelo grupo é o seguinte: Quais são as novas perspectivas para a atuação do Brasil no comércio internacional, de modo a promover o desenvolvimento econômico e social? Temas abordados pelo grupo: direitos humanos e empresas, desenvolvimento sustentável, comércio justo, responsabilidade social empresária, cooperação Sul-Sul, BRICS e Organização Mundial do Comércio.

APROVAÇÃO

Colegiado da Faculdade de Direito, Ata n. 03/2016.

STATUS

Em andamento (01/05/2015).

COORDENAÇÃO

Luciano Vaz Ferreira

PARTICIPANTES

Bruna Abreu Silveira (Bolsista FURG EPEC/EPEM) e Fernanda Gonzalez Moraes (Bolsista FAPERGS).

 

 

TÍTULO

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ESTADO E CONSTITUIÇÃO – GECON

 

 

RESUMO

O Grupo de Estudos sobre Estado e Constituição (GECON) tem por objetivo discutir textos clássicos sobre Teoria do Estado e Teoria da Constituição, servindo como subsídio às disciplinas de Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado I e II, ministradas para os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além de buscar aprimorar o desempenho dos alunos nas referidas disciplinas, este projeto visa a estimular pesquisas teóricas e empíricas sobre filosofia constitucional, democracia, teorias de justiça, constitucionalismos, fundamentos da atuação do Estado, dentre outros temas correlatos.

APROVAÇÃO

Colegiado da Faculdade de Direito, Ata n. 07/2015.

STATUS

Em andamento (01/10/2015 – 31/12/2018).

COORDENAÇÃO

Daniel Lena Marchiori Neto

PARTICIPANTES