A Faculdade de Direito foi criada em 1960 com a denominação Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua (Decreto n. 47.738/1960). Em 1969, com a criação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi incorporada à mesma, passando a operar a partir do respectivo Departamento de Ciências Jurídicas, hoje extinto. Em 2008, com a nova reestruturação estatutária da Universidade, retomou a denominação histórica de Faculdade de Direito, passando a ocupar lugar de destaque entre as unidades acadêmicas da FURG. Com cerca de quarenta professores, quatro técnico-administrativos e aproximadamente seiscentos alunos, é responsável pelo oferecimento dos cursos de Direito (matutino e noturno), pelo Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e pelo Curso de Mestrado em Direito, com área de concentração em Direito e Justiça Social.

Em 2010, o Conselho da Faculdade de Direito aprovou o Plano de Desenvolvimento da Unidade que, dentre suas metas, consta a criação de um Curso de Relações Internacionais. Nesta perspectiva, a partir de uma comissão nomeada pela Pró-Reitoria de Graduação em 2012, discutiu-se a possibilidade de implantação do Curso de RI no município de Santa Vitória do Palmar. Este projeto viria a ser constituído em conjunto com a criação do Curso de Comércio Exterior, sob responsabilidade do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC).

A demanda por um campus universitário, de perfil público e federal, na região de Santa Vitória do Palmar, insere-se dentro de uma necessidade para o enfrentamento histórico de crise e estagnação econômica que têm atingido a metade sul do Rio Grande do Sul nas últimas décadas. Além disso, a construção de redes de integração com seus vizinhos do MERCOSUL faz parte de uma nova agenda da política externa brasileira.

O Curso de Relações Internacionais foi aprovado nas instâncias acadêmicas no ano de 2014, quando foram realizados os primeiros concursos públicos para professores efetivos. Em 2015, o curso finalmente iniciou suas atividades, com a abertura de 45 vagas anuais. Novas seleções de professores foram realizadas, constituindo um corpo docente composto, em sua quase totalidade, por doutores. Com a sua instalação, iniciaram-se os projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive com apoio de agências de fomento, buscando-se a excelência na área das relações internacionais. O Curso de RI ocupa hoje um lugar de destaque não apenas dentro da Faculdade de Direito, mas em toda a universidade.

Em 2016, o Curso de Relações Internacionais da FURG intermediou a assinatura de um convênio de cooperação acadêmica entre a FURG e a Universidade Estatal de Omsk F. M. Dostoyevski, da Rússia. Este convênio tem por objetivo promover o desenvolvimento da atividade científica e formação de capital humano altamente qualificado, possibilitando também a mobilidade de professores e alunos entre as instituições. Em 2017, o Núcleo Docente Estruturante aprovou o projeto de identidade visual, com o lema Australis nostrum borealis est (“O sul é nosso norte”). Neste mesmo ano, por iniciativa dos professores Daniel Lena Marchiori Neto e Luciano Vaz Ferreira, foi lançado o site oficial do curso no endereço eletrônico www.ri.furg.br.