O Curso de Relações Internacionais da FURG promoveu nos dias 20 e 21 de novembro de 2017 o I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) na cidade de Santa Vitória do Palmar. É importante destacar que o EPRI é um dos primeiros eventos acadêmicos deste tipo realizado no Rio Grande do Sul. O objetivo é não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina.

A exposição científica foi dividida em quatro grupos de trabalho: (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional e (d) Estudos de Fronteiras. Além disto, o EPRI realizou quatro palestras e workshops: Direito Internacional Liberal-Providência: um falso paradoxo? (Prof. Dr. Ademar Pozzatti Junior, UFSM), A tragédia da política em Ricardo III (Prof. Dr. José Renato Ferraz da Silveira, UFSM), Aportes Teóricos e Metodológicos da “Sociologia Francesa”: contribuições para as Relações Internacionais (Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Bordignon, UFSC) e Água doce e Relações Internacionais (Profa. Dra. Maria Lúcia Navarro Lins Brzezinski, UNILA).

Ao todo, foram 50 trabalhos aprovados, com a participação de mais de 150 estudantes e profissionais de diversas instituições do Brasil e do exterior (FURG, UFSM, Unipampa, UDELAR, UFRGS, UFPel, UNILA, UFSC, UFRJ, UCPEL e Uniftec). As versões finais dos trabalhos apresentados comporão a coletânea Estudos em Relações Internacionais, a ser lançada em 2018 com o selo da Editora da FURG.

A realização do EPRI é uma conquista não apenas do Curso de RI da FURG, mas de todo o campus de Santa Vitória do Palmar. Os demais cursos (Comércio Exterior, Eventos, Turismo e Hotelaria) participaram ativamente para garantir o sucesso deste evento.