Os Profs. Pedro Leivas e Lívia Triaca estão selecionando um bolsista remunerado para atuar de monitor nas turmas da disciplina Introdução à Economia. 

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e a carga-horária semanal é de 12h. Mais informações podem ser encontradas aqui

Está publicada a chamada para candidaturas, até o dia 19/09/2020, às bolsas listadas aqui.

 

Seleção de bolsista para Monitoria das disciplinas de Fundamentos de Direito Internacional Público e Organizações Internacionais.

 

Seleciono bolsista para atuar nas disciplinas de Fundamentos de Direito Internacional Público e Organizações Internacionais. O(A) bolsista atuará de 15  de setembro a 31 de dezembro de 2020. Modalidade: Monitoria Social. O valor da bolsa é de R$ 400,00. A carga-horária semanal da monitoria é de 12h.

Recomendo que leiam com atenção os requisitos do Edital Emergencial nr. 07/2020:

 

"7.2 DO MONITOR 7.2.1. Requisitos 7.2.1.1. Estar regularmente matriculado e ter frequência mínima de 75% em curso de graduação da FURG; 7.2.1.2. Ter sido aprovado na disciplina em que se inscreveu para ser monitor; 7.2.1.3. Dispor de 12 horas semanais para o trabalho em monitoria; 7.2.1.4. Ser titular de Conta Corrente; 7.2.1.5. Ter CPF regularizado; 7.2.1.6. Não possuir vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive estágio remunerado, durante a vigência da bolsa; 7.2.1.7. Não receber, concomitantemente, duas bolsas da FURG ou de outro órgão financiador, durante a vigência da bolsa. 7.2.2. Deveres 7.2.2.1. Manter seu cadastro atualizado no sistema acadêmico; 7.2.2.2. Exercer atividades compatíveis com sua programação acadêmica, respeitando a carga horária de 12 (doze) horas semanais; 7.2.2.3. Cumprir satisfatoriamente a proposta de monitoria estabelecida, participando, sob orientação docente, em tarefas didáticas, como na preparação de aulas e trabalhos escolares e na orientação de alunos, facilitando a integração destes no Curso e na Universidade; 7.2.2.4. Comunicar ao coordenador as justificativas de eventuais faltas e a desistência da bolsa; 7.2.2.5. Apresentar relatório das atividades desenvolvidas ao docente responsável pela proposta; 7.2.2.6. Participar, como ouvinte, autor ou co-autor ou voluntário da Mostra da Produção Universitária – MPU da FURG no ano de vigência da bolsa ou subsequente; 7.2.2.7. Participar das reuniões promovidas pela DIPED e/ou fornecer as informações solicitadas pela diretoria durante a vigência da bolsa; 7.2.2.8. Participar dos Encontros de Monitoria - Monitores/as - promovidos pela DIPED. 7.2.2.9. Todo provável formando deve participar da Mostra da Produção Universitária no ano de vigência da bolsa. 7.2.2.10. É vedado ao monitor substituir o professor em qualquer atividade acadêmica, bem como realizar qualquer atividade administrativa. 7.2.3. Direitos 7.2.3.1. Receber orientação do docente responsável pela proposta de monitoria; 7.2.3.2. Receber a remuneração correspondente ao valor da bolsa; 7.2.3.3. Estar coberto por apólice coletiva de seguro; 7.2.3.4. Receber certificado de participação como monitor; 7.2.3.5. Desistir da bolsa, com a devida justificativa, informando à DIPED/PROGRAD por escrito, com cópia para a Unidade a qual a ação estiver vinculada, bem como ao docente responsável.

 

Os (As) interessados(as) por favor devem enviar ao e-mail felipe.kern@furg.br, até as 23:59h de quinta-feira, 17 de setembro 2020: (a) carta de intenções (1 lauda) na qual descreva o interesse e disponibilidade para atuar na monitoria e faça referência à situação de vulnerabilidade social (ítem 3.1.1 do Edital), e; (b) histórico da graduação.

 

(A)O candidato(a) deve colocar no assunto do e-mail "Candidato(a) Monitoria Social-EPEC."

 

Prof. Dr. Felipe Kern Moreira

Rio Grande 14 de setembro de 2020.

Seleção de bolsista para bolsa PIBIC-CNPq

 

Seleciono bolsista de pesquisa para atuar no projeto de pesquisa “As políticas públicas de proteção jurídico-ambiental relativas às atividades de mineração na plataforma continental brasileira.”

 

O(A) bolsista atuará de setembro 2020-agosto 2020. O valor da bolsa é de R$ 400,00.

 

Descrição do projeto:

 

1)   Coletar e sistematizar dados relativos às principais atividades de mineração em curso na plataforma continental brasileira (recursos, regiões e empreendimentos); 

2)   Coletar e sistematizar dados referentes às políticas públicas ambientais (leis, principios, normas, decisões administrativas) relativas às atividades de mineraçãos, em particular as desenvolvidas na plataforma continental;

3)   Coletar e sistematizar todos os processos de licença ambiental, (Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) relativos a atividades de mineração em plataforma continental disponíveis no site do IBAMA;

4)   Coletar e sistematizar as decisões dos Tribunais Superiores brasileiros que envolvam casos de mineração na plataforma continental brasileira e o princípio da precaução aplicado às atividades de mineração;

5)   Organizar e consolidar os dados na forma de um quadro descritivo atualizado das políticas públicas de proteção jurídico-ambiental relativas às atividades de mineração na plataforma continental brasileira;

6)   Submeter pelo menos um artigo, em coautoria com o bolsista, em periódico indexado no estrato B1 ou superior, com os resultados da presente pesquisa.

 

Requisitos do Edital FURG/PROPESP:

 

7.1 O bolsista ingressante neste programa deverá ser aluno regularmente matriculado na Instituição e ter bom desempenho acadêmico.

7.2 O bolsista não deve ter reprovação em disciplinas afins com o projeto de pesquisa.

7.3 O bolsista ingressante neste subprograma não poderá estar no último semestre do curso.

7.4 O bolsista ingressante neste subprograma deverá dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas durante o ano letivo (regime de 20 h semanais), e de forma intensificada durante as férias letivas.

7.5 O bolsista ingressante neste subprograma não poderá se afastar da Instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa, exceto para a realização de pesquisa de campo ou estágio de pesquisa, por período limitado, com autorização expressa da coordenação do Programa, após solicitação justificada e endossada pelo orientador.

7.6 O bolsista não poderá acumular esta bolsa com qualquer outra, interna ou externa a FURG, com estágio remunerado ou ter qualquer outro tipo de vínculo empregatício.

7.7 Não será considerado acúmulo a manutenção simultânea desta quota de bolsa com auxílios de natureza assistencial, de manutenção ou de permanência.

7.8 O bolsista deverá possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes.

7.9 O bolsista, sempre que solicitado, deverá apresentar informações sobre o andamento das atividades propostas.

7.10 O bolsista deverá fazer referência à sua condição de bolsista PIBIC/CNPq nas publicações e trabalhos apresentados.

7.11 O bolsista deverá, ao término do período de duração da bolsa, apresentar os resultados finais da pesquisa no Evento de Avaliação do Programa.

7.12 O bolsista deverá apresentar, de acordo com calendário, o relatório final, seguindo as normas estabelecidas. O modelo deve ser o disponibilizado no site da PROPESP (www.propesp.furg.br) na aba superior “Pesquisa”, seguindo o caminho “Bolsas>Iniciação Científica>CNPq”.

7.13 O bolsista não poderá ter relação de parentesco com o orientador, o que inclui cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive (Vide artigo 7.1A da RN-017/2006 do CNPq).

7.14 O bolsista deverá comunicar imediatamente ao orientador quaisquer impedimentos ou desinteresse à continuidade de sua condição de bolsista do programa.

 67.15 O bolsista que, independente do motivo, deixar de participar do programa, deverá apresentar relatório parcial das atividades desenvolvidas no projeto.

7.16 A indicação de bolsistas que não observar os requisitos acima será indeferida.

7.17 O bolsista deverá devolver CNPq, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

8.7 É obrigatório que o bolsista seja titular de conta corrente no Banco do Brasil, e que esta conta não seja conjunta.

 

 

Os (As) interessados(as) por favor devem enviar ao e-mail felipe.kern@furg.br, até as 23:59h de terça-feira, 08 de setembro 2020: (a) cópia do RG, CPF e histórico escolar do bolsista; (b) uma carta de intenções (1 lauda) na qual descreve o interesse e disponibilidade para atuar no projeto de pesquisa; e, (c) link para o currículo da Plataforma Lattes. (A)O candidato(a) deve colocar no assunto do e-mail “Candidato(a) bolsa PIBIC – CNPq.

 

Incentiva-se a referência, na carta de intenções, à situação de vulnerabilidade social.

 

O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

 

O (A) candidato(a) selecionado(a) será automaticamente incluído no grupo de pesquisa, LABMAR – Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar, do diretório dos grupos de pesquisa do CNPq,

 

Por favor, me ajudem a divulgar esta seleção.

 

Prof. Dr. Felipe Kern Moreira

 

Rio Grande 07 de setembro de 2020.  

 

 

Resultado final aqui.

Pontuação final aqui.

 

 

Inscrições homologadas aqui.

Cronograma retificado de entrevistas aqui.

 

 

Acesse o Edital Retificado aqui.

Formulário de inscrição aqui.

O período de inscrições é de 20/08/2020 a 26/08/2020.

PROJETO DE ENSINO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS E LITERATURA – EDITAL 01/2020

OBJETIVO: Leitura orientada de clássicos da literatura para compreender as Relações Internacionais.

METODOLOGIA: Leitura mensal de 01 clássico e entrega de fichamento resenha para o email do coordenador do projeto. Discussão do livro por vídeo chamada.

AVALIAÇÃO: Entrega de um artigo de um dos livros do projeto, na formatação depois explicada. Artigo em dupla. Entrega de todos os fichamentos mensais.

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO: Email para o coordenador do projeto com pequeno memorial explicando e justificando os motivos do interesse no projeto.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO: 14/09/2020 a 24/09/2020

DURAÇÃO DO PROJETO: 12 MESES

COORDENADOR: Prof. Dr. Antonio Guimarães Brito

EMAIL DO COORDENADORtombrito@yahoo.com

VAGAS: 20

REQUISITO: Todos os discentes matriculados do curso de qualquer semestre

CERTIFICAÇÃO NO FINAL DE ACORDO COM A TABELA DE HORAS COMPLEMENTARES PARA PROJETO DE ENSINO

O "Edital 01/2020 - Trabalho de Conclusão de Curso", com prazo até 09 de setembro de 2020, estabelece as regras para alunos com requisitos para inscrição Pesquisa em Relações Internacionais I que não haviam se matriculado em 2019, e dá providências para a continuidade das orientações já estabelecidas. Acesse o Edital aqui.

 

Chamada para Seleção de Bolsistas EPEC/2020 - 3 bolsas remuneradas

Projetos contemplados no Edital PDE/EPEC Nº 01/2020

 

            Por meio deste, fica aberto, até o dia 03/08/2020, prazo para candidatura às bolsas abaixo listadas. O candidato deve, além do interesse, cumprir os requisitos do edital, especialmente na seção 9, "Do Bolsista". Os requisitos para EPEC/Social podem ser encontrados na seção 2. Edital acessível aqui.

            Candidatura: a candidatura deve ser por e-mail e conter um parágrafo referente a cada item abaixo. Devem ser enviadas até o final do prazo para wf@furg.br.

 

Cineclube: Relações Internacionais e Cinema 2020 - Projeto de Cultura (1 bolsa EPEC/Social)

Item 1. (sem pontuação): a) nome completo, b) matrícula, c) e-mail, d) nome do projeto acima, e) se há cumprimento das seções 2 e 9 do Edital PDE/EPEC Nº 01/2020, f) dados bancários (banco, agência, conta);

Item 2. (4 pontos): participações anteriores e atuais em outros projetos de pesquisa, ensino e extensão;

Item 3. (4 pontos): participações em edições anteriores deste projeto, especificando a atividade;

Item 4. (2 pontos): situação no curso (semestre em que se encontra, perspectiva de formatura) e motivação para participação neste projeto até o final do prazo da bolsa.

 

RI nas Escolas 2020 - Projeto de Extensão (1 bolsa - EPEC/Social)

Item 1. (sem pontuação): a) nome completo, b) matrícula, c) e-mail, d) nome do projeto acima, e) se há cumprimento das seções 2 e 9 do Edital PDE/EPEC Nº 01/2020, f) dados bancários (banco, agência, conta);

Item 2. (4 pontos): participações anteriores e atuais em outros projetos de pesquisa, ensino e extensão;

Item 3. (4 pontos): participações em edições anteriores deste projeto, especificando a atividade;

Item 4. (2 pontos): situação no curso (semestre em que se encontra, perspectiva de formatura) e motivação para participação neste projeto até o final do prazo da bolsa.

 

Observatório do Sistema Judiciário Brasileiro - Projeto de Pesquisa (1 bolsa - EPEC/Social *alterado*)

Item 1. (sem pontuação): a) nome completo, b) matrícula, c) e-mail, d) nome do projeto acima, e) se há cumprimento da seções 2, 9 e, também, Anexo II, seção 4, do Edital PDE/EPEC Nº 01/2020 e, f) dados bancários (banco, agência, conta);

Item 2. (3 pontos): participação anterior em projetos de pesquisa, especialmente quantitativas;

Item 3. (3 pontos): conhecimento e uso de softwares para pesquisas quantitativas, gráficos, estatísticas;

Item 4. (3 pontos): descrição de participações anteriores e atuais em outros projetos e pesquisas, ensino e extensão;

Item 5. (1 ponto): situação no curso (semestre em que se encontra, perspectiva de formatura) e motivação para participação neste projeto até o final do prazo da bolsa.

 

             Os resultados serão enviados por e-mail a todos os inscritos. As bolsas serão indicadas conforme ordem decrescente de pontuação. Discentes não indicados para bolsas remuneradas podem manifestar interesse sem serem bolsistas voluntários dos projetos após os resultados.

 

Versão em pdf: Bolsas_do_Edital_EPEC.pdf

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/CNPq) torna pública seleção para bolsas remuneradas e voluntárias de pesquisa e ensino. O prazo de inscrição é até dia 02/08/2020. Para acessar todas as informações necessárias, basta verificar o edital (clique aqui).

   A FURG, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), informa que estão disponíveis os editais destinados à concessão do Auxílio Inclusão Digital Emergencial para estudantes de graduação de todos os campi. O benefício consiste em um auxílio financeiro que tem a finalidade de ajudar no acesso às atividades em formato remoto, desenvolvidas em função da pandemia da Covid-19

   O Edital nº 16 é destinado aos estudantes de primeira graduação, atendidos pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB), que recebem auxílios estudantis no ano de 2020, e ingressantes pelas cotas L1, L2, L9 e L10, a partir do ano de 2017, de acordo com o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) e com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

   Já o Edital nº 17 tem como público-alvo os estudantes de primeira graduação que não recebem auxílios estudantis no ano de 2020, de acordo com o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE) e com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

    As inscrições devem ser realizadas entre os dias 13 e 22 de julho, pelo Sistemas FURG. Mais informações podem ser obtidas nos editais, disponíveis abaixo juntamente com os anexos necessários, e pelo e-mail caaf.prae@furg.br.

 

Acesse os editais em: https://www.furg.br/editais/editais-graduacao/prae-divulga-editais-para-auxilio-inclusao-digital

Programa visa a formação intelectual de líderes latino-americanos por meio de apoio financeiro

 

Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), ou, Programa Futuros Líderes nas Américas - como ficou conhecido no Brasil - está com inscrições abertas destinadas a estudantes da América Latina e Caribe. O principal objetivo do governo canadense é oferecer apoio financeiro para estudos ou pesquisas em níveis de graduação, mestrado ou doutorado em instituições no Canadá, a fim de fomentar a atuação de possíveis líderes em países latinos. As inscrições estão abertas até 30 de março.

A bolsa  

O financiamento para as bolsas de estudos do ELAP é disponibilizado pela Global Affairs Canada – departamento do governo canadense que gerencia as relações diplomáticas e consulares do país. A partir disso, serão cedidas cerca de 400 (quatrocentas) bolsas de estudos a estudantes latino-americanos e os valores variam de acordo com a duração dos estudos podendo ser de quatro meses, alcançando o valor de 7.200 dólares canadenses (equivalente a 23.785,01 reais hoje) ou de seis meses, atingindo o valor de 9.700 dólares canadenses (equivalente a 32.043,69 reais hoje).

A bolsa cobre as despesas de visto, passagem aérea, plano de saúde, moradia, transporte público e materiais de estudo, como livros e suprimentos para pesquisa. É importante salientar que a instituição anfitriã canadense também pode reivindicar 500 dólares canadenses para ajudar nos custos administrativo de matrícula.

A experiência

Laura Suárez, formada em Engenharia Mecânica Naval na FURG, foi a primeira estudante da instituição a participar do concorrido programa canadense. Em 2017, a estudante teve algumas dificuldades em relação ao preenchimento do edital e, visto isso, entrou em contato com a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (REINTER) para uma orientação sobre a papelada. “Se não fosse pela REINTER, eu não teria tido a oportunidade incrível de passar o inverno mais frio da minha vida do outro lado do planeta” declara e expõe: “Eu não tinha muita noção de como preencher os documentos e incomodei bastante para ter certeza de que tudo estava certo”.

Em sua estada em Newfounfland - província ao leste do Canadá - Laura cursou duas disciplinas: Estruturas Navais I e Corrosão. Sua escolha de apenas duas cadeiras reflete o período de adaptação ao novo idioma e ao ritmo de cobrança do país. Durante a sua mobilidade acadêmica, a jovem criou diversas amizades oriundas de países como Peru, Alemanha, Finlândia e França, inclusive com outros brasileiros, concluindo que seu aprendizado cultural durante a experiência foi imensurável. Laura estudou bastante em suas disciplinas e, segundo ela, conquistou novos conhecimentos e fortaleceu os antigos. “Consegui inclusive repassar muitas coisas para os meus colegas da FURG”, garante e finaliza: “Minha dica pra quem quer fazer intercâmbio: sigam a REINTER no Instagram e tenham suas provas de proficiência sempre atualizadas.”

Laura em sua experiência no "inverno mais frio de sua vida".

Para se inscrever

A inscrição é realizada junto à universidade de origem, sendo esta responsável pelo envio da papelada para a instituição canadense conveniada escolhida (a lista pode ser conferida neste link), mediante a apresentação do comprovante do teste de proficiência TOEFL (iBT) ou IELTS em inglês. A documentação para estudantes estrangeiros necessária para a inscrição deve ser conferida no site oficial da universidade escolhida e, assim, organizada para o envio juntamente com os documentos exigidos pelo ELAP (disponível no site do programa). 

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail scholarships-bourses@cbie.ca ou acesse a página de dúvidas frequente neste link. A REINTER estará instruindo os acadêmicos que tiverem interesse em participar do programa. A secretaria está situada no primeiro andar do prédio da Reitoria.

 

Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=292:elap-abre-inscricoes-para-mobilidade-academica-no-canada&catid=18&Itemid=137

Oportunidade é destinada a profissionais com formação acadêmica em Linguística e Letras

A Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para o Programa Leitorado, o qual financia professores formados em Linguística ou Letras e interessados em divulgar a cultura nacional em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES). O principal objetivo é promover a língua portuguesa e a literatura brasileira no âmbito internacional. As inscrições estão abertas até 30 de janeiro.

A CAPES foi fundada pelo Ministério da Educação (MEC) para desempenhar o papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação. Recentemente, foram implantados programas para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação básica e para estimular experiências inovadoras por meio da educação presencial e a distância.  Em 2019, o Programa Leitorado possui uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e oferta 20 vagas para diferentes instituições internacionais.

A bolsa

O candidato será apoiado financeiramente de acordo com a universidade em que desenvolver sua experiência podendo alcançar o valor de 3.000 dólares mensais, incluindo os custos de transporte aéreo de ida e volta para o Brasil.  A relação dos valores das bolsas, bem como a lista das instituições participantes podem ser conferidas no ANEXO I (disponível neste link).

Para ser um candidato elegível ao programa, é necessário possuir:

  • Nacionalidade brasileira;
  • 18 anos completos, no mínimo;
  • Diploma de nível superior na área de licenciatura em linguística em letras;
  • Formação acadêmica conforme indicada pela instituição estrangeira no ANEXO I (doutorado ou mestrado);
  • Experiência em ensino de português, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
  • Comprovante válido de proficiência no idioma definido pela universidade estrangeira.

Para se inscrever

As inscrições são realizadas mediante preenchimento de um formulário online através do site da CAPES (disponível aqui). A seleção consistirá na verificação do cumprimento da função de Leitor Brasileiro, na verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura e seleção final. O resultado será divulgado em julho de 2020 pela IES e as atividades têm início a partir do segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021.

Para mais informações, confira com atenção o edital do programa (clique aqui). Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail inscricao.leitorado@capes.gov.br.

 

Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289:capes-oferece-oportunidade-para-lecionar-portugues-em-instituicoes-internacionais&catid=18&Itemid=137