O Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Andifes) é aberto a todos os estudantes de graduação matriculados nas universidades federais brasileiras, com potencial de expansão do público-alvo.

Prazo até 12/05.

Saiba mais e acesse o edital aqui

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna público o presente edital de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o art. 10, V e art. 14, da Deliberação nr. 11/2017, do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade e demais normas complementares.

 

Acesse o Edital de TCC 2021/1 aqui.

Acesse o Formulário de Formalização de Orientação aqui.

A Profa. Dra. Elisa Girotti Celmer, Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/FURG), divulga edital de seleção de bolsista CRDH. Acesse aqui

 

O Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar-LabMar oportuniza o ingresso de novos(as) pesquisadores(as) graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados nos cursos de Relações Internacionais e Direito. Com o ingresso no grupo de pesquisa do LabMar, os(as) pesquisadores(as) serão incluídos como pesquisadores(as) no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e também terão a oportunidade de serem incluídos como bolsistas PQA no sistema FURG. O grupo de pesquisa possui foco na formação de pesquisadores(as), desenvolvimento de pesquisa e com foco nos resultados de pesquisa (artigos, resumos, participação em eventos acadêmicos). As reuniões são quinzenais, normalmente nas sextas-feiras, das 10:30h às 12:30h. 
 
O grupo “Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar - LABMAR” consiste na referência institucional que reúne esforços de pesquisa relativos ao regime jurídico do mar e à governança dos mares e oceanos. O grupo de pesquisa é formado por pesquisadores/as da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, pesquisadores/as convidados/as e orientandos/as de pesquisa em diferentes níveis (iniciação científica e pós-graduação).

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através da Resolução 014/87, aprovou a definição da Filosofia e Política para a Universidade que assume como vocação institucional o compromisso de ser “a Universidade dos ecossistemas costeiros e oceânicos”. O presente grupo de pesquisa busca realizar este compromisso na perspectiva dos campos científicos do direito e das relações internacionais.

O grupo possui duas linhas de pesquisa:  

Linha 1: O regime jurídico do mar.

Esta linha de pesquisa é dedica-se a pesquisas sobre o regime jurídico relativo à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (1982) e seu impacto sobre o sistema internacional. O regime jurídico do mar compreende as normas, regras, princípios, decisões, sentenças e opiniões consultivas relativas ao direito do mar, com atenção às instituições que lhe são atinentes, a saber, o Tribunal Internacional do Direito do Mar, a Autoridade Internacional para os Fundos Marinhos e a Corte Internacional de Justiça. Esta linha contempla as pesquisas sobre a relação do Estado brasileiro com o direito do mar em termos de intereses estratégicos e políticas públicas para os ambientes costeiros.

Linha 2: Governança dos oceanos e dos mares regionais

Esta linha dedica-se a pesquisas sobre iniciativas políticas e normativas de governança global e regional, relativas aos mares e oceanos, para além do regime jurídico da CONVEMAR, tais como sobre as áreas marinhas para além das jurisdições nacionais, regimes de pesca, regimes de proteção ambiental marinha, regimes de biodiversidade, economia do mar, geo-engenharia, navegação, segurança internacional no ambiente marítimo, migrações e direitos humanos. Esta linha contempla os regimes de mares regionais tais como o da Antártida, o do Ártico, o do Mar do Norte e o do Mar Mediterrâneo.

Em síntese, a pesquisa científica sobre política e direito relativos aos mares e oceanos permite estabelecer um quadro de referência de tendências políticas e jurídicas de interesse estratégico as quais impactam atividades de pesca, prospecção de petróleo, poluição marinha, pirataria, segurança internacional, mineração em águas profundas, etc. O “Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar – LABMAR”, procura exercer a representatividade brasileira - e em particular da Universidade Federal do Rio Grande – FURG – frente a estas iniciativas. Desta forma, o LABMAR permite que estes esforços de pesquisa avancem e constem em publicações representativas, apresentações em Congressos, em clusters de excelência com pesquisadores de diferentes centros de pesquisa, intensificando debates acadêmico, e possibilitando a amplificação do conhecimento técnico-científico e multidisciplinar sobre a matéria.

Os(As) interesados(as) devem encaminhar até o dia 30 de abril de 2021 um email para felipe.kern@furg.br, com o link para o Currículo Lattes e uma carta de intenções para o ingresso e participação no grupo.

Acesse o espelho do Grupo de Pesquisa: clique aqui

 

 

 

Acesse o edital: clique aqui

Acesse o site de acompánhamento: clique aqui

 

Por meio deste, fica aberto, até o dia 11/03/2021, prazo para candidatura à bolsa de monitoria para as disciplinas deTratados Internacionais e Fundamentos de Direito internacional Privado.

 Mais informações aqui

Por meio deste, fica aberto, até o dia 11/03/2021, prazo para candidatura à bolsa listada neste link.

O Programa de Mobilidade Virtual em Rede das Instituições Federais de Ensino Superior (Promover-IFES) permite que estudantes realizem disciplinas de outras instituições pela internet.

Em meio ao cenário instalado pela pandemia e pelas medidas de isolamento social e combate a aglomerações, muitas ações acadêmicas exploraram o ambiente virtual para que as atividades de ensino pudessem ser retomadas. Nesta mesma linha, pensou-se uma maneira de possibilitar a estudantes e professores uma alternativa de mobilidade em ambiente virtual. As quatro instituições, agora conveniadas, podem enviar ou receber estudantes para cursar disciplinas e, ou, componentes curriculares presentes nos cursos de graduação de suas universidades.

Inscrições até 3 de Fevereiro.

Mais informações: aqui

O Instituto Brasileiro de Direito do Mar tornou público o processo seletivo de colunistas e estagiários voluntários do IBDMAR. Pode-se apresentar a candidatura até o prazo de 22 de janeiro.

Para saber mais, clique aqui

Vaga de estágio na polícia federal, Chuí RS, para estudantes de relações internacionais. Mais informações: clique aqui

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) abre seleção pública de candidatos a bolsa pesquisa no âmbito do Projeto: "Tráfico de seres humanos e normas internacionais no Brasil. Acesse o edital: clique aqui

Seleção de bolsista para Monitoria das disciplinas de Fundamentos de Direito Internacional Público e Organizações Internacionais.

 

Seleciono bolsista para atuar nas disciplinas de Fundamentos de Direito Internacional Público e Organizações Internacionais. O(A) bolsista atuará de 15  de setembro a 31 de dezembro de 2020. Modalidade: Monitoria Social. O valor da bolsa é de R$ 400,00. A carga-horária semanal da monitoria é de 12h.

Recomendo que leiam com atenção os requisitos do Edital Emergencial nr. 07/2020:

 

"7.2 DO MONITOR 7.2.1. Requisitos 7.2.1.1. Estar regularmente matriculado e ter frequência mínima de 75% em curso de graduação da FURG; 7.2.1.2. Ter sido aprovado na disciplina em que se inscreveu para ser monitor; 7.2.1.3. Dispor de 12 horas semanais para o trabalho em monitoria; 7.2.1.4. Ser titular de Conta Corrente; 7.2.1.5. Ter CPF regularizado; 7.2.1.6. Não possuir vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive estágio remunerado, durante a vigência da bolsa; 7.2.1.7. Não receber, concomitantemente, duas bolsas da FURG ou de outro órgão financiador, durante a vigência da bolsa. 7.2.2. Deveres 7.2.2.1. Manter seu cadastro atualizado no sistema acadêmico; 7.2.2.2. Exercer atividades compatíveis com sua programação acadêmica, respeitando a carga horária de 12 (doze) horas semanais; 7.2.2.3. Cumprir satisfatoriamente a proposta de monitoria estabelecida, participando, sob orientação docente, em tarefas didáticas, como na preparação de aulas e trabalhos escolares e na orientação de alunos, facilitando a integração destes no Curso e na Universidade; 7.2.2.4. Comunicar ao coordenador as justificativas de eventuais faltas e a desistência da bolsa; 7.2.2.5. Apresentar relatório das atividades desenvolvidas ao docente responsável pela proposta; 7.2.2.6. Participar, como ouvinte, autor ou co-autor ou voluntário da Mostra da Produção Universitária – MPU da FURG no ano de vigência da bolsa ou subsequente; 7.2.2.7. Participar das reuniões promovidas pela DIPED e/ou fornecer as informações solicitadas pela diretoria durante a vigência da bolsa; 7.2.2.8. Participar dos Encontros de Monitoria - Monitores/as - promovidos pela DIPED. 7.2.2.9. Todo provável formando deve participar da Mostra da Produção Universitária no ano de vigência da bolsa. 7.2.2.10. É vedado ao monitor substituir o professor em qualquer atividade acadêmica, bem como realizar qualquer atividade administrativa. 7.2.3. Direitos 7.2.3.1. Receber orientação do docente responsável pela proposta de monitoria; 7.2.3.2. Receber a remuneração correspondente ao valor da bolsa; 7.2.3.3. Estar coberto por apólice coletiva de seguro; 7.2.3.4. Receber certificado de participação como monitor; 7.2.3.5. Desistir da bolsa, com a devida justificativa, informando à DIPED/PROGRAD por escrito, com cópia para a Unidade a qual a ação estiver vinculada, bem como ao docente responsável.

 

Os (As) interessados(as) por favor devem enviar ao e-mail felipe.kern@furg.br, até as 23:59h de quinta-feira, 17 de setembro 2020: (a) carta de intenções (1 lauda) na qual descreva o interesse e disponibilidade para atuar na monitoria e faça referência à situação de vulnerabilidade social (ítem 3.1.1 do Edital), e; (b) histórico da graduação.

 

(A)O candidato(a) deve colocar no assunto do e-mail "Candidato(a) Monitoria Social-EPEC."

 

Prof. Dr. Felipe Kern Moreira

Rio Grande 14 de setembro de 2020.

Os Profs. Pedro Leivas e Lívia Triaca estão selecionando um bolsista remunerado para atuar de monitor nas turmas da disciplina Introdução à Economia. 

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e a carga-horária semanal é de 12h. Mais informações podem ser encontradas aqui

Está publicada a chamada para candidaturas, até o dia 19/09/2020, às bolsas listadas aqui.