O resultado e indicações de bolsistas referentes às duas bolsas de monitorias relcionadas às disciplinas abaixo listadas pode ser acessado aqui.

 

Disciplinas:

10688 - Contextos Internacionais Comparados
10411 - História das Relações Internacionais II
08351 - Instituições Jurídico- Políticas de Direito Público II
08337 - Instituições Jurídico-Políticas Constitucionais II

 

Coordenação do projeto: José Carlos da Silva Cardozo e Wagner Feloniuk

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da FURG divulga o EDITAL PROGRAD Nº 12/2021 que contemplou o projeto de monitoria para as discipinas abaixo listadas:

Disciplinas:

Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado II

Políticas Públicas

Os interessados em se candidatar devem ingressar no Edital e realizar os procedimentos instituídos: acesse aqui

Veja demais bolsas de monitoria ofertadas na Universidade (aqui).

O prazo para inscrição se encerra no dia 25 de novembro de 2021.

 

O Curso de Relações Internacionais da FURG divulga o EDITAL PROGRAD Nº 12/2021, que contemplou o projeto de monitoria para as discipinas abaixo listadas:

Disciplinas:

06183 Língua Espanhola Instrumental I - Turmas A, B e C

Espanhol para fins específicos I (06673 - U)

Os interessados em se candidatar devem ingressar no Edital e realizar os procedimentos instituídos: acesse aqui

O prazo para inscrição se encerra no dia 25 de novembro de 2021.

O EDITAL PROGRAD Nº 12/2021 contemplou o projeto de monitoria para as discipinas abaixo listadas, ofertado duas bolsas na modalidade ampla, ingresso Universal ou alunos do EPEC.

 

Disciplinas:

10688 - Contextos Internacionais Comparados
10411 - História das Relações Internacionais II
08351 - Instituições Jurídico- Políticas de Direito Público II
08337 - Instituições Jurídico-Políticas Constitucionais II

 

Coordenação do projeto: José Carlos da Silva Cardozo e Wagner Feloniuk

 

Os interessados em se candidatar devem ingressar no Edital (aqui) e realizar os procedimentos estabelecidos.

Veja demais bolsas de monitoria ofertadas na Universidade (aqui).

 

O prazo para inscrição se encerra no dia 25 de novembro de 2021.

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

  

O projeto África em Tela: Cinema e Relações Internacionais está com inscrições abertas para agregar integrantes ao seu grupo de trabalho. 

O projeto tem como objetivo proporcionar aos(às) educadores(as) da rede pública de ensino uma capacitação que lhes auxilie a incorporar a utilização de filmes como ferramenta para o ensino de conteúdos relacionados ao continente africano, contribuindo, assim, para o efetivo cumprimento da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil. Ao apresentar uma discussão crítica sobre os temas pertinentes ao continente africano retratados em filmes, o projeto propõe uma análise mais aprofundada de dinâmicas e elementos históricos, sociais, políticos e culturais africanos, contribuindo, assim, para aprofundar o conhecimento dos(as) professores(as) sobre o tema, de forma que essas discussões possam ser replicadas em sala de aula, favorecendo que os temas ligados à África sejam abordados com maior frequência e densidade.

O projeto será desenvolvido em duas etapas, uma de preparação de um curso voltado aos(às) professores(as) da rede pública de ensino, e outra de execução do curso. A primeira etapa se estenderá por dois semestres, sendo dividida em dois momentos. Em uma primeira fase, a equipe de trabalho do projeto definirá os filmes que serão utilizados, passando, em seguida, à sua análise e discussão. Na segunda fase, a equipe de trabalho passará à etapa de pesquisa, redação e produção do material de apoio que será disponibilizado aos(às) professores participantes do projeto. Os textos serão produzidos pelos(as) discentes, com supervisão do(a) docente coordenador(a), e serão discutidos e revisados por toda a equipe de trabalho do projeto.

A segunda etapa, por sua vez, terá duração de dois semestres, ao longo dos quais serão realizados os encontros do curso. Cada encontro terá como foco a análise de um dos filmes previamente definidos, de forma que todos(as) os(as) professores(as) participantes tenham tempo hábil para, antes do encontro, ter acesso aos filmes e assisti-los. Os encontros consistirão em palestras e debates sobre os temas relacionados aos filmes selecionados, e serão gravados, de forma que, posteriormente, possam também ser disponibilizados em plataforma online, junto com o material de apoio elaborado, potencializando, assim, o impacto da iniciativa.

Os encontros da primeira etapa do projeto serão realizados quinzenalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Não há pré-requisitos para a participação no projeto. Por se tratar de um projeto de longo prazo, todavia, é preferível que xs interessadxs tenham disponibilidade para participar ao longo de todo o período de atividades previsto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 19 de setembro.

 

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna público o presente edital de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o art. 10, V e art. 14, da Deliberação nr. 11/2017, do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade e demais normas complementares.

 

Acesse o Edital de TCC 2021/02 aqui

O Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase torna público o edital de Processo Seletivo Simplificado para Bolsista de Iniciação Científica. Para conferir todas as informações necessárias, basta acessar o edital (clique aqui)

Prazo de inscrição: de 25/08/2021 à 26/08/2021 às 23:59 horas.

EDITAL 01/2021 DE SELEÇÃO DE BOLSISTA REMUNERADO PARA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/CNPq

 

Título do Projeto: Vidas do Sul: Direito, Identidade e Movimentos Sociais na América do Sul (Plano de Trabalho PACHAMAMA e Ecologia Profunda)

Orientador: Prof  Dr Antonio Jose Guimaraes Brito

Atividades: Ler, estudar, realizar fichamentos em literatura e documentos sobre PACHAMAMA, sua origem, princípios, conceitos, relevância, relacionando com o movimento da ecologia profunda.  Reuniões remotas e virtuais com o orientador, elaboração de artigo científico no final visando publicação e participação em eventos científicos com apresentação do artigo.

Seleção: Enviar Memorial de 02 até 04 páginas para o email tombrito@yahoo.com,  justificando o interesse no projeto, experiência em pesquisa, expectativas e motivação.

Data para o envio: Até o dia 30/08/2021.

Divulgação: 31/08/2021 por contato com o aluno selecionado via email.

Vagas: 01

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, torna público o edital, para a concessão de Auxílio Alimentação Pecuniário, Auxílio Transporte Pecuniário, Auxílio Infância e Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário - CEU), às(aos) estudantes de primeira graduação, do campus Santa Vitória do Palmar, em situação de desigualdade socioeconômica.

Período de inscrição: do dia 02/08/2021 até às 23h59m do dia 23/08/2021 (realização via Sistemas FURG).

Para mais informações, basta acessar o edital (clique aqui).

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/CNPq) divulga edital de seleção para bolsistas de ensino e pesquisa, incluindo uma bolsa remunerada EPEC-Social. Para conferir todas as informações necessárias, basta verificar o edital (clique aqui).

Inscrições: até às 23:50h do dia 02/08/2021.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Furg gostaria de divulgar edital para projetos de ensino e extensão. Sendo assim, tratam-se das bolsas remuneradas (EPEC/Social) RI nas Escolas (projeto de extensão) e Ciclo de Paletras das Relações Internacionais (projeto de ensino). Para conferir as informaçõs necessárias, basta acessar o edital. (clique aqui).

Inscrições até 05/08/2021.

O Curso de Relações Internacionais da FURG gostaria de divulgar a reabertura da seleção para Monitoria da disciplina Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado.

O Edital de Seleção encontra-se disponível aqui

Resultado final AQUI

Está publicada a chamada para canditadura à Bolsa de Monitoria remunerada para as disciplinas História das Relações Internacionais I; Contexto Internacional Contemporâneo; Integração Latino-americana; Instituições Jurídico-Políticas Const. I; Instituições Jurídico-Políticas de Direito Privado. Acesse o edital aqui

Informação necessária: não há necessidade de aprovação na disciplina de Integração Latino-Americana, tendo em vista que é a primeira vez que esta disciplina está sendo ofertada no Curso de Relações Internacionais.

Resultado preliminar AQUI

Resultado final AQUI

A coordenação do Curso de Relações Internacionais divulgou edital de seleção para o Projeto de Ensino "Tutoria de Apoio Pedagógico", a ser acessado aqui

 

Inscrições homologadas aqui

Cronograma de entrevistas aqui

 

Resultado final aqui

Pontuação final aqui