A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna público o presente edital de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o art. 10, V e art. 14, da Deliberação nr. 11/2017, do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade e demais normas complementares.

 

Acesse o Edital de TCC 2021/02 aqui

  

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O projeto África em Tela: Cinema e Relações Internacionais está com inscrições abertas para agregar integrantes ao seu grupo de trabalho. 

O projeto tem como objetivo proporcionar aos(às) educadores(as) da rede pública de ensino uma capacitação que lhes auxilie a incorporar a utilização de filmes como ferramenta para o ensino de conteúdos relacionados ao continente africano, contribuindo, assim, para o efetivo cumprimento da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil. Ao apresentar uma discussão crítica sobre os temas pertinentes ao continente africano retratados em filmes, o projeto propõe uma análise mais aprofundada de dinâmicas e elementos históricos, sociais, políticos e culturais africanos, contribuindo, assim, para aprofundar o conhecimento dos(as) professores(as) sobre o tema, de forma que essas discussões possam ser replicadas em sala de aula, favorecendo que os temas ligados à África sejam abordados com maior frequência e densidade.

O projeto será desenvolvido em duas etapas, uma de preparação de um curso voltado aos(às) professores(as) da rede pública de ensino, e outra de execução do curso. A primeira etapa se estenderá por dois semestres, sendo dividida em dois momentos. Em uma primeira fase, a equipe de trabalho do projeto definirá os filmes que serão utilizados, passando, em seguida, à sua análise e discussão. Na segunda fase, a equipe de trabalho passará à etapa de pesquisa, redação e produção do material de apoio que será disponibilizado aos(às) professores participantes do projeto. Os textos serão produzidos pelos(as) discentes, com supervisão do(a) docente coordenador(a), e serão discutidos e revisados por toda a equipe de trabalho do projeto.

A segunda etapa, por sua vez, terá duração de dois semestres, ao longo dos quais serão realizados os encontros do curso. Cada encontro terá como foco a análise de um dos filmes previamente definidos, de forma que todos(as) os(as) professores(as) participantes tenham tempo hábil para, antes do encontro, ter acesso aos filmes e assisti-los. Os encontros consistirão em palestras e debates sobre os temas relacionados aos filmes selecionados, e serão gravados, de forma que, posteriormente, possam também ser disponibilizados em plataforma online, junto com o material de apoio elaborado, potencializando, assim, o impacto da iniciativa.

Os encontros da primeira etapa do projeto serão realizados quinzenalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Não há pré-requisitos para a participação no projeto. Por se tratar de um projeto de longo prazo, todavia, é preferível que xs interessadxs tenham disponibilidade para participar ao longo de todo o período de atividades previsto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 19 de setembro.

 

O Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase torna público o edital de Processo Seletivo Simplificado para Bolsista de Iniciação Científica. Para conferir todas as informações necessárias, basta acessar o edital (clique aqui)

Prazo de inscrição: de 25/08/2021 à 26/08/2021 às 23:59 horas.

EDITAL 01/2021 DE SELEÇÃO DE BOLSISTA REMUNERADO PARA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/CNPq

 

Título do Projeto: Vidas do Sul: Direito, Identidade e Movimentos Sociais na América do Sul (Plano de Trabalho PACHAMAMA e Ecologia Profunda)

Orientador: Prof  Dr Antonio Jose Guimaraes Brito

Atividades: Ler, estudar, realizar fichamentos em literatura e documentos sobre PACHAMAMA, sua origem, princípios, conceitos, relevância, relacionando com o movimento da ecologia profunda.  Reuniões remotas e virtuais com o orientador, elaboração de artigo científico no final visando publicação e participação em eventos científicos com apresentação do artigo.

Seleção: Enviar Memorial de 02 até 04 páginas para o email tombrito@yahoo.com,  justificando o interesse no projeto, experiência em pesquisa, expectativas e motivação.

Data para o envio: Até o dia 30/08/2021.

Divulgação: 31/08/2021 por contato com o aluno selecionado via email.

Vagas: 01

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, torna público o edital, para a concessão de Auxílio Alimentação Pecuniário, Auxílio Transporte Pecuniário, Auxílio Infância e Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário - CEU), às(aos) estudantes de primeira graduação, do campus Santa Vitória do Palmar, em situação de desigualdade socioeconômica.

Período de inscrição: do dia 02/08/2021 até às 23h59m do dia 23/08/2021 (realização via Sistemas FURG).

Para mais informações, basta acessar o edital (clique aqui).

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/CNPq) divulga edital de seleção para bolsistas de ensino e pesquisa, incluindo uma bolsa remunerada EPEC-Social. Para conferir todas as informações necessárias, basta verificar o edital (clique aqui).

Inscrições: até às 23:50h do dia 02/08/2021.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Furg gostaria de divulgar edital para projetos de ensino e extensão. Sendo assim, tratam-se das bolsas remuneradas (EPEC/Social) RI nas Escolas (projeto de extensão) e Ciclo de Paletras das Relações Internacionais (projeto de ensino). Para conferir as informaçõs necessárias, basta acessar o edital. (clique aqui).

Inscrições até 05/08/2021.

O Curso de Relações Internacionais da FURG gostaria de divulgar a reabertura da seleção para Monitoria da disciplina Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado.

O Edital de Seleção encontra-se disponível aqui

Resultado final AQUI

Está publicada a chamada para canditadura à Bolsa de Monitoria remunerada para as disciplinas História das Relações Internacionais I; Contexto Internacional Contemporâneo; Integração Latino-americana; Instituições Jurídico-Políticas Const. I; Instituições Jurídico-Políticas de Direito Privado. Acesse o edital aqui

Informação necessária: não há necessidade de aprovação na disciplina de Integração Latino-Americana, tendo em vista que é a primeira vez que esta disciplina está sendo ofertada no Curso de Relações Internacionais.

Resultado preliminar AQUI

Resultado final AQUI

A coordenação do Curso de Relações Internacionais divulgou edital de seleção para o Projeto de Ensino "Tutoria de Apoio Pedagógico", a ser acessado aqui

 

Inscrições homologadas aqui

Cronograma de entrevistas aqui

 

Resultado final aqui

Pontuação final aqui

A Coodenação do Curso de Relações Internacionais da FURG gostaria de divulgar a seleção para Monitoria das disciplinas de Direito do Mar e Fundamentos de Direito Internacional Público.

Prazo para inscrição: de 14/07/2021 até 16/07/2021 às 23:59 horas

O Edital de Seleção encontra-se disponível aqui

Está publicada a chamada para canditadura à Bolsa de Monitoria remunerada da disciplina de Introdução à Economia aqui

Prazo para inscrição: de 14/07/2021 até 16/07/2021 às 23:59 horas.

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/CNPq) torna público processo seletivo para uma bolsa de iniciação científica remunerada. Para acessar todas as informações necessárias, basta verificar o edital (clique aqui).

Recebimento das inscrições: até às 23:50h do dia 06/07/2021

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O Grupo de Pesquisa sobre África Contemporânea (GPAC) está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O grupo de pesquisa busca analisar como as mudanças ocorridas nas relações internacionais e as transformações vividas pela África no contexto do chamado Renascimento Africano, a partir do início dos anos 2000, impactam o continente africano e seus países - nos âmbitos político, econômico e securitário - no século XXI. Nesse sentido, além de compreender em que medida os desenvolvimentos do Renascimento Africano impactaram os processos de formação dos Estados do continente, busca avaliar as consequências dos avanços em termos de desenvolvimento dos países africanos, bem como do processo de securitização do terrorismo, nas agendas política, econômica e securitária da África.

Os encontros do grupo de pesquisa serão realizados semanalmente, conforme cronograma a ser estabelecido no primeiro encontro. Neles serão discutidos textos teóricos e de apoio, bem como os progressos das pesquisas que serão desenvolvidas pelos(as) participantes, além de serem realizadas dinâmicas de orientação dos(as) discentes participantes. Ainda, no âmbito do grupo serão realizadas pesquisas em conjunto, visando o desenvolvimento de trabalhos e sua posterior divulgação (apresentações em congressos/seminários, publicação em periódicos, etc.).

Serão selecionadxs até 5 participantes, para integrar o grupo.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto e apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho, além de um histórico escolar (em formato .pdf) para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

O resultado da seleção será divulgado dia 05 de julho, e as atividades do grupo terão início na semana subsequente.