Ocorre entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019 a SARI, a V Semana Acadêmica de Relações Internacionais, com a participação de diversos palestrantes internos, seminário de professores do curso, workshops de trabalho e pesquisa científico, grupos de discussão e diversas outras atividades acadêmicas. É um evento com organização dos docentes e discentes do campus. 

Venha participar.

 

 

Entre 22 e 29 de novembro, os alunos de Direito ADuaneiro farão parte de suas avaliações por meio de apresentações abertas ao campus da FURG SVP. Cada aluno ou dupla escolheu um país, dentre os trinta mais relevantes da balança comercial brasileira, e vai apresentar regras aduaneiras e tributárias na relação com este país. 

Ouvintes receberão certificado, após o final da prestação de contas, de 3h/a por noite no evento. Venha acompanhar!

 

 

Ocorre no campus da Unisinos em Porto Alegre, com entrada franca e certificação gratuita, a sexta edição anual do Direito e Cultura, o "VI Direito e Cultura: metodologia e aplicação do Direito em tempos de polarização política e cultural". O evento é uma parceria entre UFRGS, PUC/RS e Unisinos.

 

 

 

 

 

O I SIGS: Simpósio de Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal do Rio Grande, Campus Santa Vitória do Palmar, este evento é produto do curso intitulado "Gênero e Sexualidade: abordagens múltiplas", que vem sendo ministrado no campus FURG/SVP.

Inscrições: https://www.even3.com.br/isigssvp/

 

 

 

 

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande tem a grata satisfação de divulgar o convite para a aula magna feito a toda a comunidade universitária.
A palestrante deste ano - a professora Carolina Moulin Aguiar - é muito especial! Atualmente a professora Carolina é Secretaria Executiva da ABRI e nos brindará com suas reflexões sobre a democracia no plano global.
 
A professora Dra. Carolina Moulin Aguiar possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e PhD em Relações Internacionais pela McMaster University, Canadá (2009). Foi professora visitante em maio de 2015 na NewCastle University, Inglaterra. É Professora Adjunta do CEDEPLAR/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora e pesquisadora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Coordenou a Cátedra Sergio Vieira de Mello da PUC-Rio/ACNUR entre 2016-2019. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do IRI/PUC Rio (2012-2013 e 2016-2018-). É incoming Co-Editor da Review of International Studies da British International Studies Association (2020-2024). Seus interesses de pesquisa envolvem os seguintes temas: fronteiras e questões de mobilidade humana (deslocamentos, migrações e refugiados), estudos críticos de cidadania (e sua reformulação em contextos transnacionais), relação entre soberania, território e população, e teorias críticas de Relações Internacionais. Esteve em licença-maternidade em 2014 e 2016 e em licença sem vencimentos em 2015. Mãe de Alice, 5 e Carmen, 3. #maternidadenolattes
 
O ano letivo de 2020 está iniciando com a corda toda!
 

Palestra com Laíse Munhoz sobre a violência de gênero. Ela é feita em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O evento vai ser no dia 25 de novembro, às 15 horas.

 

Venha acompanhar a Simulação de Sessão Especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, parte da disciplina de Teoria Geral das Relações Internacionais II. 

 

Fotos do evento:

 

Assista à simulação feita pelos alunos do Simulação do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas, parte do II Ciclo de Palestras e da disciplina de Tópicos Especiais em Relações Internacionais I.

 

A exibição do filme "A Informante" será na sala 1204, às 14h30min, seguindo o cronograma habitual do Cineclube. Inscrições em: <https://sinsc.furg.br/detalheseventos/959>. 

A exibição do filme "A Grande Aposta" será na sala 1204, às 14h30min, seguindo o cronograma habitual do Cineclube. Inscrições em: <https://sinsc.furg.br/detalheseventos/959>. 

 
VIDEOCONFERÊNCIA COM O DIPLOMATA LUIS FERNANDO MACHADO!
 
Um pouco mais sobre o palestrante:
 
Luis Fernando Machado foi nomeado chefe da Divisão de Promoção Tecnológica I do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em dezembro de 2017. Antes de sua atual posição (2016-2017), foi subchefe da Divisão de Recursos Energéticos Novos e Renováveis do Itamaraty.
Luis Fernando Machado é representante do Itamaraty no programa “Startout Brasil”, na “Sala de Inovação” da Administração Pública Federal, no Conselho Consultivo da FINEP, no Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS) e coordena o programa de “Diplomacia da Inovação” da chancelaria brasileira. Acompanha e orienta o trabalho de 54 setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) em embaixadas e consulados brasileiros no exterior, bem como a participação brasileira em comissões bilaterais e iniciativas multilaterais em C,T&I.
Luis Fernando Machado entrou na carreira diplomática em 2004, completando o Instituto Rio Branco em 2006. Anteriormente, trabalhou como consultor em cooperação técnica do PNUD na Agência Brasileira de Cooperação (2002-2003). No Itamaraty, em Brasília, desempenhou funções em unidades políticas e de promoção comercial. Serviu no exterior nas embaixadas do Brasil em Moscou (2007-2010), Roma (2010-2013), e Kiev (2013-2016). Em sua atuação no exterior, lidou com vários temas: promoção comercial, economia, política, ciência e tecnologia, cooperação técnica, administração, cultura, entre outros.
Possui título de bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2001), título de mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB, 2005) e MBA em Petróleo e Gás pela universidade Robert Gordon da Escócia (2015). Também possui pós-graduação em Direito Internacional Público e Privado pela Academia de Direito Internacional da Haia, da Holanda (2002).
 
A videoconferência será dia 12/11 às 14h30 no Miniauditório, esperamos a presença de todos e de todas.

 

 

Fotos do Evento - com agradecimentos ao palestrante por sua instrutiva palestra!