O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-FURG), convida a todos (as) para prestigiarem a palestra intitulada a Rússia de Putin: uma Potência entre o Leste e o Oeste, a ser proferida no dia 03/12 (sexta-feira), às 14h00, pelo Dr. Gabriel Pessin Adam (UNISINOS).

Evento online, gratuito e aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e estrangeiras), com emissão de certificado de 3h/a após a conclusão da Ação de Extensão. Não há inscrição prévia, o formulário de inscrição é fornecido durante o evento, que será transmitido pela plataforma MEET.

A sala virtual estará ativa no momento da palestra:

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

Dissertação do prof. Boris no Repositório Institucional da UFRGS: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/196066/001095245.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

Como e por que as relações entre a Rússia e a OTAN estão no seu pior momento desde o final da Guerra Fria? Está temática tem se tornando central nas discussões envolvendo a estabilidade global e, recentemente, voltou com ainda mais força após o encerramento da missão russa na OTAN. Para elucidar estas questões essa palestra terá como objetivo principal analisar a (re)construção identitária da OTAN no período pós-Guerra Fria, tendo como cenário a progressiva constituição da Rússia como o “outro” na aliança militar. Sugere-se que este "outro" russo recebe um papel central na reconstituição da identidade da OTAN enquanto um espaço político ocidental. A constituição do "outro" se desenvolveu a partir de um processo de gradação da alteridade entre aliança militar e a Rússia, tornando mais ambígua e complexa a diferença entre eles, culminando na radicalização do “outro” russo com a crise na Ucrânia em 2014, projetando um cenário de improvável reconciliação entre os dois atores.

Analisa-se as narrativas apresentadas nas principais cúpulas da OTAN no pós-Guerra Fria, tendo como base teórica  e analítica a complexa inter-relação das dimensões temporais, espaciais e éticas do discurso presente nas declarações finais destas cúpulas. O que permite entender que a construção do “outro” russo é um processo derivado das contradições inerentes à expansão da OTAN para a Europa Oriental, cujas exclusões e oposições causadas, são as condições de possibilidade que retroalimentam a identidade ocidental e moldam sua performance política.

Em modalidade virtual, a conferência sobre as Faces do "Outro": Construindo o Inimigo Russo nos Discursos da OTAN no Pós-Guerra Fria, no âmbito do Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG, é aberta para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e internacionais). Não é necessário inscreve-se previamente, pois esta acontece durante a palestra, conferindo certificação de 3h/a após a finalização da Ação de Extensão. A sua transmissão acontencerá pela plataforma ZOOM

O link de acesso estará ativo no momento da palestra: 

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

O Curso de Relações Internacionais da FURG promove o minicurso intitulado Cobertura Jornalística de Política Internacional, que será ministrado pelo jornalista Rodrigo Guimarães Lopes, do grupo RBS. O evento é online, gratuito e confere certificação de 10h/a após a Ação de Extensão.

13/12 - 19H00: Princípios do Jornalismo Internacional.

14/12 - 19h00: a Cobertura Política da América Latina e nos EUA.

15/12 - 19h00: Correspondente de Guerra - Primórdios ao 11 de Setembro de 2001 (parte 1).

16/12 - 19h00: Correspondente de Guerra - Primórdios ao 11 de Setembro de 2001 (parte 2).

17/12 - 19h00: Estudos de caso.

Inscreva-se em: https://rebrand.ly/furg-ri-cursojornalismo 

 

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-FURG), convida a todos (as) para prestigiarem a palestra intitulada "Desafios da Democracia na América Central", a ser proferida no dia 09/12 (quinta-feira), às 19h00 (horário de Brasília), ou às 16h00 (horário de El Salvador), pelo Rommell Ismael Sandoval Rosales.

Evento online, gratuito, aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e internacionais), e com emissão de certificado de 3h/a após a conclusão da Ação de Extensão. Não há inscrição prévia, o formulário de inscrição é fornecido durante o evento, que será transmitido pela plataforma ZOOM.

O link de acesso para a sala virtual estará ativo no momento da palestra:  

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG convida todas as pessoas para a oficina intitulada "Pesquisando RI & Cinema", ministrada pelo professor Tales Lanfredi Lago. Será realizada no dia 24 de novembro de 2021 (quarta-feira), às 14h00.

A oficina é online, gratuita e aberta para estudantes de todas instituições de ensino (brasileiras e internacionais), conferindo certificação de 3h/a após a conclusão da Ação de Extensão. Não há inscrição prévia, o formulário de inscrição será disponibilizado ao decorrer do evento, que será realizado pela plataforma Mconf.

A sala virtual estará ativa no momento da oficina:

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

Vinculado ao Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Ciclo de Palestras África(s) Contemporânea(s): Inserção Internacional e Diversidade do Continente  convida a todos(as) para prestigiarem a palestra intitulada a Identidade Africana na Política Externa Brasileira, a ser proferida no dia 30/11 (terça-feira), às 19h00, pelo Dr. André Luiz Reis da Silva.

Evento online, gratuito e aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e estrangeiras), com emissão de certificado de 3h/a para cada palestra após a conclusão da Ação de Extensão. As inscrições serão recolhidas a partir de um formulário fornecido durante o evento, que será transmitido via plataforma ZOOM.

O link de acesso estará ativo no momento da palestra: 

 https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-FURG), convida a todos (as) para prestigiarem a palestra intitulada o Acordo de Associação UE-MERCOSUL e a Desigualdade de Gênero: uma Perspectiva do Sul Global, a ser proferida no dia 06/12 (segunda-feira), às 19h00, pela Profa. Dra. Carolina Pavese (ESPM).

Evento online, gratuito e aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e estrangeiras), com emissão de certificado de 3h/a após a conclusão da Ação de Extensão. Não há inscrição prévia, o formulário de inscrição é fornecido durante o evento, que será realizado pela plataforma ZOOM.

O link de acesso para a sala virtual estará ativo no momento da palestra:  

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

 

O II Simpósio INDERI terá como tema "Geo-Corpo-Política: nacionalismo e erosão da democracia" e acontecerá dias 11 e 12 de novembro às 18h pelo canal do youtube do INDERI (@inderifurg).

O Simpósio terá duas mesas imperdíveis. A primeira, "Gênero e erosão da democracia: disputas políticas e críticas feministas" contará com a palestra de Flávia Biroli (UNB) e a participação de Édna Rocha (UFPEL) como debatedora. A segunda mesa, sob o título "Identidades violentas? Nacionalismo e conflito na política contemporânea" terá a palestra de Tatiana Vargas Maia (Uni La Salle) e a contribuição de de Dediane Souza (UFC-UNILAB) como debatedora.

Sobre as convidadas:
- Flávia Biroli. Professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. É autora, entre outros, de Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil (Boitempo, 2018), Gênero, neoconservadorismo e democracia (com Maria das Dores Machado e Juan Vaggione, Boitempo, 2020). Flávia é doutora em história pela Unicamp. É professora associada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Foi presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP, 2018-2020) e fez parte do Grupo de Assessoras da Sociedade Civil da ONU Mulheres (2016-2017) e do Grupo Internacional de Especialistas que preparou os relatórios da Commission on the Status of Women (CSW, ONU) em 2019 e 2020. Foi editora da Revista Brasileira de Ciência Política (2009-2017) e editora-associada da revista Politics & Gender (2018-2019). Foi pesquisadora visitante no Latin American Centre e fellow de curta-duração da Jesus College, na Universidade de Oxford (2020). É autora, entre outros, de Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática (Eduff/Horizonte, 2013), Feminismo e política (com Luis Felipe Miguel, Boitempo, 2014), Família: novos conceitos (Perseu Abramo, 2014), Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil (Boitempo, 2018), Gênero, neoconservadorismo e democracia (com Maria das Dores C. Machado e Juan Vaggione, Boitempo, 2020).

- Édna Rocha é professora de Sociologia, graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Realiza na mesma Universidade Mestrado em Ciência Política e integra o grupo de pesquisa Representação, Ativismos e Gênero (REAGE/PPGCPOL/UFPEL).

- Tatiana Vargas Maia é professora de História e Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle. Tatiana é Doutora em Ciência Política pela Southern Illinois University, Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharela em História pela UFRGS e Bacharela em Ciências Sociais pela PUCRS.

- Dediane Souza é travesti, feminista, Jornalista, Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UFC/UNILAB), diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará e filiada a Rede Trans Brasil.

Sobre o tema do Simpósio:
O tema do Simpósio este ano surge do entendimento de que nossos corpos estão situados, atravessados e marcados. Essa não é uma obviedade trivial. Significa afirmar que somos produtos de contingências individuais, mas também que há processos socioculturais que nos objetificam. Nossos corpos nos pertencem, mas são alvo de colonização, expropriação e violências.

Nesses processos, nossos corpos estão situados em uma relação específica com a subordinação dos territórios. Nossos corpos marcados habitam territórios e portanto, geo-corpo-política desconstrói a nossa compreensão sobre a corporeidade como uma propriedade individual porque explicita a continuidade produtiva, política e epistêmica do corpo enquanto território, como nos diz Verônica Gago (2020).

Geo-corpo-política é uma provocação: nos permite evidenciar as estreitas conexões entre o corpo de cada um/a de nós e o corpo coletivo. Nos permite, também, compreender as Relações Internacionais a partir de lentes que são corporificadas e localizadas geopoliticamente.

Assim, entendemos uma geo-corpo-política como uma ousadia imaginativa: inspiradas pelas diferentes perspectivas feministas, estamos pensando na potência do devir, na capacidade de se defender e de se refazer nas alianças possíveis.

Nosso segundo Simpósio do INDERI, em meio a um contexto de pandemia, propõe um espaço de diálogos e trocas para pensar dois temas que entendemos indispensáveis para a compreensão e a prática das Relações Internacionais e que estão em estreita interdependência: a erosão da democracia e o nacionalismo.

Dia 11/11/2021, quinta-feira, às 18h será a mesa Gênero e erosão da democracia: disputas políticas e crítica feminista com a palesra de Flávia Biroli (UNB) e participação de Édna Rocha (UFPEL) como debatedora. Nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=-bml9eMrqWI

Dia 12/11/2021, sexta-feira, às 18h ocorrerá a mesa: Identidades violentas? Nacionalismo e Conflito na Política Contemporânea com a palestra de Tatiana Vargas Maia (Universidade La Salle) e participação de Dediane Souza (UFC/UNILAB) como debatedora. Nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=XzGXhkJSty0

Esperamos contar com todes vocês na construção desse espaço.

 

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-FURG), convida a todos (as) para prestigiarem a palestra intitulada ideias autoritárias na Europa do início do século XX: o ambiente social e o pensamento político nas vésperas do nazismo, a ser proferida no dia 01/11 (segunda-feira), às 19h00, pelo doutorando Bruno C. Ruffier (UFRGS).

Evento online, gratuito, aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e estrangeiras), e com emissão de certificado de 3h/a após a conclusão da Ação de Extensão. Não há inscrição prévia, o formulário de inscrição é fornecido durante o evento, que será transmitido pela plataforma ZOOM.

O link de acesso para a sala virtual estará ativo no momento da palestra:  

https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

Com imenso contentamento, o Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todos (as) para participarem da defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Fernanda Bueno de Souza, denominado o Cinema Alemão como Instrumento Político: da República de Weimar ao III Reich. Na banca avaliadora, haverá o Prof. Dr. Wagner Feloniuk (FURG) e o Prof. Dr. Márcio Markendorf (UFSC)

Evento online e gratuito, confere certificação de 3h/a por banca após a conclusão da Ação de Extensão. Apenas preencher o formulário fornecido durante a banca. Será realizado no dia 23/10 (sábado), via plataforma Google Meet, às 14 horas.

O link para a sala de acesso estará ativo no momento da defesa: 

https://meet.google.com/krw-krns-fwq 

Mudança de Sala: https://meet.google.com/bfz-krnx-odu

Ciclo de Palestras Áfricas(as) Contemporânea(s): Inserção Internacional e Diversidade do Continente, vinculado ao Curso de Relações Internacionais da FURG, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição (PPGH-FURG), convida a todos (as) para prestigiarem a palestra intitulada Segurança Regional na África, a ser proferida no dia 27/10 (quarta-feira), às 19h00, pelo Prof. Dr. Igor Castellano (UFSM).

Evento online, gratuito, aberto para estudantes de todas as instituições de ensino (brasileiras e estrangeiras), e com emissão de certificado de 3h/a para cada palestra após a conclusão da Ação de Extensão. As inscrições serão recolhidas a partir de um formulário fornecido durante o evento, que será transmitido via plataforma MEETS.

O link de acesso estará ativo no momento da palestra:  https://rebrand.ly/furg-ri-eventos

Com imenso contentamento, o Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todos (as) para prestigiarem a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Júlia Eduarda Gouveia Rebelo de Abreu, intitulado o Engajamento da Repúbica Popular da China no Regime Internacional de Mudanças Climáticas. Na banca avaliadora, heverá o Prof. Dr. Marcos Aurélio Reis (UNISINOS) e o Prof. Dr. Fernando Comiran (FURG).

Evento online e gratuito, confere certificação de 3h/a por banca após a conclusão da Ação de Extensão. Apenas preencher o formulário fornecido durante a banca. Será realizado no dia 22/10 (sexta-feira), via plataforma Google Meet, às 10 horas.

O link de acesso estará disponível no momento da banca: https://meet.google.com/nze-tzya-yyf 

Com grande alegria, o Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todos (as) para prestigiarem a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Humberto Silva Florencio Sobrinho, intitulado o Tratado de Cooperação Amazônica: Programas de Combate ao Desflorestamento. Na banca examinadora, haverá o Prof. Dr. Fernando Comiran (FURG) e o Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk (FURG).

Evento online e gratuito, confere certificação de 3h/a por banca após a conclusão da Ação de Extensão. Apenas preencher o formulário fornecido durante a banca. Será realizado no dia 21/10 (quinta-feira), via plataforma ZOOM, às 16 horas e 30 minutos.

O link de acesso estará disponível no momento da banca: https://rebrand.ly/furg-tcc-profantonio     

O Ciclo de Palestras do Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todos (as) para o VIII Direito e Cultura: Cultura e Trajetórias Contemporâneas do Ensino Jurídico. O encontro será realizado nos dias 26/10 e 27/10 de 2021, às 19h00.

Evento online, gratuito, aberto para estudantes de todas instituições de ensino (brasileiros e estrangeiros), confere certificação de 6h/a após a conclusão da Ação de Extensão. As inscrições serão coletadas a partir de um formulário fornecido no decorrer do encontro, que será realizado via Plataforma ZOOM.

O link para a sala de acesso estará ativo durante a realização do encontro:

https://rebrand.ly/direitoecultura 

Subcategorias