O Curso de Relações Internacionais da FURG divulga o I Ciclo de Palestras Circulação de Modelos Jurídicos (América Latina-Europa), que terá como tema a palestra intitulada Enjeux D'Une Critique Fondée Sur L'Histoire Du Droit: Présentacion de la Revue Tribonien. A conferência será legendada em português (PT-BR) e as inscrições  serão coletadas em seu decorrer (integra a Ação de Extensão UFRGS n.44255). O evento, online, gratuito, será transmitido ao vivo pelo Youtube, no dia 23 de setembro (quinta-feira), às 10:00 (com duração de 2 horas-aula).

O link para acesso ao canal de transmissão encontra-se a seguir (lembra-se que apenas no dia do evento ele direcionará para a plataforma de transmissão):

https://rebrand.ly/circulacao

Dúvidas e mais informações em: chdi.contato@gmail.com 

 

O Curso de Relações Internacionais da FURG recebeu o convite para II Colóquio Internacional: Geopolítica e Conjuntura Internacional, que terá como tema: o ocaso do século XX: as velhas e novas tensões geopolíticas no Moderno Sistema-Mundo em crise. O webnar é organizado pelo Laboratório de Geopolítica, Relações Internacionais e Movimentos Antissistêmicos da Universidade Federal de Pelotas (LabGRIMA/UFpel), objetiva-se, principalmente, analisar a atual dinâmica geopolítica e das relações internacionais com especialistas do Brasil, Argentina e Rússia. Confere certificado para participantes inscritos durante o evento. Será realizado pelo www.facebook.com/LABGRIMAUFPEL no dia 23 de setembro de 2021, às 15h00.

Link de acesso direto: clique aqui 

O Curso de Relações Internacionais da FURG foi convidado para a palestra denominada Justiça Penal Internacional e a África, a ser proferida no dia 20 de setembro, às 10:30, pela Juliette Robichetz, vinculada à Comissão de Direito Internacional do Instituto dos Advogados da Bahia.

Link de acesso  acesse aqui 

O livro Relações Internacionais Contemporâneas é composto por trabalhos de alunos de graduação que apresentaram suas pesquisas no II Encontro de Pesquisas em Relações Internacionais, realizado no início de novembro de 2019. O trabalho é composto por artigos completos e resumos expandidos, iniciando com oito artigos e treze resumos na área Política Externa e História das Relações Internacionais.


O livro é o resultado das pesquisas dos alunos e seu objetivo é servir como um veículo para as primeiras publicações de diversos estudantes. Foi uma iniciativa sem custos aos autores e criada a partir da consciência de que são rarefeitas as possibilidades de publicação em condições como essa, a partir de diálogo em grupos, possibilidade de nova submissão de artigos após o evento - e tudo feito de maneira transparente, por edital público, utilizando métodos reconhecidos de seleção de trabalhos, com gratuidade na participação no evento e na publicação para alunos das Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande de Santa Vitória do Palmar e todos os outros cursos que se fizeram presentes - de instituições do Rio Grande do Sul e diversas outras partes do Brasil.

A obra encontra-se disponível aqui

 
 
I Seminário Internacional Estudantil de Estudos de Ásia e África, organizado pela Associação Latino-Americana de Estudos de Ásia e África (ALADAA) em parceria com onze outras Universidades da América Latina. O evento, que é voltado para alunos de graduação e pós-graduação, será gratuito e acontecerá em formato virtual nos dias 26 e 27 de maio de 2022 com o tema "Ásia e África no Sistema Internacional do Século XXI e a Construção do Sul Global".
 
OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
* Contribuir para gerar intercâmbio de conhecimentos sobre Ásia e África entre os estudantes na Ásia, África, América Latina e Caribe;
* Criar vínculos entre as diferentes universidades do Sul Global que permitam consolidar projetos de pesquisa conjuntos, nos quais os estudantes estejam envolvidos diretamente;
* Colaborar com os centros de estudos superiores no Sul Global para a formação de núcleos de pesquisa em temas relacionados com Ásia e África;
* Fomentar a produção acadêmica sobre Ásia e África na América Latina e no Caribe;
* Estabelecer redes de contato entre estudantes da América Latina e Caribe, Ásia e África.
 
DATAS IMPORTANTES
* 14 de março de 2022 -  Data limite para o envio de propostas de trabalho;
* 21 de março de 2022 - Publicação da lista de trabalhos aprovados;
* 18 de abril de 2022 - Publicação do programa final do seminário;
* 09 de maio de 2022 - Data limite para envio do texto final dos trabalhos;
 
REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
As propostas de trabalhos deverão conter as seguintes informações:

Título.
Eixo temático em que se enquadra a pesquisa.
Nome do autor (ou atores), informando a instituição de vinculação e os dados de contato
(telefone, celular e e-mail).
Resumo da proposta (200 a 500 palavras).
A proposta deve ser enviada em formato Word, fonte Arial, tamanho 12pt, espaçamento
simples. Para as referências deverão ser usados os parâmetros estabelecidos pelo sistema APA.
Para que possam ser incluídos nos anais do evento, os trabalhos completos não deverão
exceder 7000 palavras (a bibliografia não será contabilizada nesse total).
As apresentações podem ser feitas em espanhol, inglês ou português.
 
ENVIO DE PROPOSTAS
As propostas de trabalhos deverão ser enviadas antes da data limite estabelecida para o e-mail info@aladaainternacional.com 
 
Os trabalhos poderão ser enviados em português, espanhol e inglês, e todos os apresentadores receberão certificados.
 
Para maiores informações em português: acesse aqui
Para maiores informações em espanhol: acesse aqui
Para maiores informações em inglês:  acesse aqui
 
 

Este livro é sobre uma controvérsia pública protagonizada na imprensa por dois jovens alunos da Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1928. Eles eram Ruy Cirne Lima e Alberto Pasqualini, futuros expoentes da política estadual e nacional, e discutem sobre os efeitos da Grande Guerra da Europa sobre o agir das pessoas, a organização política e, com isso, mostram o pensamento, os autores lidos e o ambiente vivido por eles no Rio Grande do Sul que vivia, naquele momento, a transição do regime borgista para o apoio amplo a Getúlio Vargas.

Acesse o livro: acesse aqui

A Comissária Interamericana dos Direitos Humanos Flávia Piovesan, será a 2.° Formadora do 3.°Curso Avançado em Direitos Humanos, organizado pela Centro de Direitos Humanos e Cidadania da FDUCAN.

A reputada professora universitária brasileira e especialista mundial em Direitos Humanos, Flávia Piovesan , irá leccionar, em 21 de Setembro (2. °dia) o 3.° Curso Avançado em Direitos Humanos , evento organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania da FDUCAN , com o patrocínio do PNUD .
Flávia Piovesan é pós doutorada em Direitos Humanos pela Universidade de Harvard e exerce funções de Comissária na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos . Para mais informações do perfil da Professora Piovesan, vide em anexo o seu CV resumido.

Inscrições no site: www.ucan.edu

Mais informações em:  cdhc@ucan.edu

O Curso de Relações Internacionais da FURG foi convidado para conferência intitulada "Pensando o 11 de Setembro - 20 anos depois", a ser realizada, no dia 17 de setembro, às 19h:00, contando com expositoras e debatedores especialistas no assunto. O Evento garante certificado após a coleta de inscrições ocorridas durante a conferência. 

Será transmitido pelo canal do GEPDI por meio deste link: acesse aqui 

A coordenação do Curso de Relações Internacionais da FURG informa aos estudantes ingressantes via SISU 2021/1 que NÃO haviam concluído o ensino no período da matrícula online e enviaram documento de “provável conclusão de ensino médio”, a Diretoria de Gestão Acadêmica/FURG solicita que enviem o comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar até o dia 24/09.

Como entregar estes documentos?

É simples, basta digitalizar os documentos (tirar foto), acessar o Sistema Acadêmico (https://sistemas.furg.br) e seguir o procedimento (conforme as imagens).

1 - Acesse a opção SOLICITAÇÕES;
2 - Encaminhe a solicitação à seguinte unidade: PROGRAD/DIGEA/CRA - Coordenação de Registro Acadêmico;
3 - Tipo de solicitação: Entrega do comprovante de conclusão do ensino médio - SISU 2021;
4 - Clique em CONTINUAR;

5 - Em ANEXOS (role a tela para baixo), você deverá anexar as cópias dos documentos digitalizados solicitados (Certificado de conclusão do ensino médio + Histórico escolar) - clique no sinal + para anexar o segundo arquivo
6 - Por fim, clique em REGISTRAR SOLICITAÇÃO.

O Curso de Relações Internacionais da FURG para a palestra denominada Afeganistão, Cemitérios de Impérios, a ser proferida, no dia 20 de setembro de 2021, pelo diplomata Olyntho Viera, embaixador do Brasil no Paquistão. A palestra será realizada por meio do aplicativo ZOOM - uma plataforma de videoconferências. 

O Curso de Relações Internacionais da FURG recebeu o convite para a "I Semana da China". Abaixo explica-se sobre o evento.

O DAREL- UniCEUB, em parceria com a Embaixada da China no Brasil, apresenta a “I Semana da China”. O evento ocorrerá entre a data do dia 12 à 19 de setembro de 2021 e será transmitido pelo nosso canal no YouTube. O objetivo do evento é apresentar, de maneira dinâmica, as questões políticas e culturais, com uma sessão de perguntas ao final de cada palestra.

Ressalta-se que o evento garante certificado.

Para garantir sua participação, inscreva-se: clique aqui

Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail com a organização: da.ri.ceub@gmail.com / ou redes sociais: @darel_uniceub

 

Com muita alegria, o Curso de Relações Internacionais da FURG divulga o I Ciclo de Palestras: Circulação de Modelos Jurídicos (América Latina-Europa), que dispõe em sua primeira edição com dois painéis incluídos na temática.
 
O evento ocorrerá no dia 10 de setembro de 2021, às 15 horas, e o link para acesso (cuja sala estará disponível somente no dia e horário do evento) encontra-se abaixo:
 

             

             

 

    O II Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) é um evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e foi realizado entre 7 o 8 de novembro de 2019. O evento contou com quase 300 participantes e grande envolvimento de muitos alunos e membros da comunidade acadêmica de SVP. Agora, estão publicadas as quatro obras previstas para o evento! Parabéns ao Curso de Relações Internacionais e aos mais de cem autores do curso e de outras instituições brasileiras e estrangeiras que participaram do evento! Um agradecimento especial a todos que colaboraram no processo de publicação, ajudando a corrigir, nos contatos com a Gráfica, nas reuniões em que o apoio institucional ao livro foi construído - o trabalho está concluído! Ficamos muito gratos!

As obras podem ser acessadas por completo a partir do Repositório da FURG.

      Livro I - Reflexões sobre o sistema internacionais a partir dos campos neutrais: http://repositorio.furg.br/handle/1/9588
      Livro II - Relações Internacionais Contemporâneas: http://repositorio.furg.br/handle/1/9519
      Livro III - Política Externa e Relações Econômicas Internacionais: http://repositorio.furg.br/handle/1/9521
      Livro IV - Normas, instituições e poder a partir de perspectivas das margens: http://repositorio.furg.br/handle/1/9631
 
 
Acesse o livro clicando nas imagens acima!
 
 
 
 
 
Obrigado a todos os organizadores!

 

O Curso de Relações Internacionais da FURG convida para a conferência intitulada "a Montanha Mágica, Thomas Mann - a pandemia, a guerra, o direito e a luta pelo espírito do homem".

Link para acessar os textos: acesse aqui 

Link para participar da reunião no Teams: acesse aqui