O II Encontro de Pesquisas em Relações Internacionais ocorreu nos dias 07 e 08 de novembro no Campus de Santa Vitória do Palmar, organizado por alunos do curso de Relações Internacionais e o apoio importante de professores e alunos dos outros cursos do campus. Ele serviu para apresentar palestras, trabalhos de alunos da graduação e trocar conhecimentos com alunos de cursos de relações internacionais de todo o Rio Grande do Sul e alguns de outros estados brasileiros.

    Foram ao todo treze palestrantes externos que vieram da Unipampa, UFPEL, UFSM, UFSC e do campus Carreiros da FURG. Do próprio campus, compareceram 16 professores, pertencentes principalmente à RI, mas também ao demais cursos do campus. Junto deles, vinte alunos que realizaram grandes esforços durante os meses que antecederam os acontecimentos, além de diversos que auxiliaram nos dias do evento. Foram quase 300 inscritos, dois ônibus de alunos externos, números expressivo em um curso com 103 alunos - um evento com uma dimensão relevante para o curso e Santa Vitória do Palmar.

 

 

      Palestras

      O II EPRI contou com as seguintes palestras e falas, em uma troca ampla de experiências entre professores de todo o estado.

 

      Palestras I - 1º dia noite - 07/11/2019

Presidência: Fabiane Simioni (FURG)

A análise dos Sistema-Mundo e as Relações Internacionais: a contribuição de Immanuel Wallerstein por Charles Pennaforte (UFPEL)

Política externa energética das grandes potências por Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Institutos liberais no Brasil: novas formas de atuação estadunidense? por Camila Feix Vidal (UFSC)

Xenofobia estrutural no Estado brasileiro por Giuliana Redin (UFSM)  (EAD)

      

      Palestras II - 2º dia manhã - 08/11/2019

Presidência: Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

Desafios para a transição agroecológica: uma análise comparada Brasil e União Europeia por Felipe Franz Wienke (FURG)

A ascensão do conservadorismo global e seus reflexos no Brasil por Daniel Marchiori (UFPEL)

 

      Palestras III - 2º dia noite - 08/11/2019

Presidência: José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Quarenta anos de embates: o papel da República Islâmica do Irã no Oriente Médio e no sistema internacional por Renatho José da Costa (Unipampa)

Das traduções culturais e dos transplantes jurídicos por Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Há uma agenda internacional sobre consumo sustentável? por Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

RI e Rock: System of a Down e a luta pelo reconhecimento do Genocídio Armênio por Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

 

 

      Grupos de Trabalho

      Um número expressivo de alunos de todo o Rio Grande do Sul enviou trabalhos para o evento. Foram quase uma centena de trabalhos recebidos pelo evento, nas mais diversas áreas. Cada um dos GTs foi preenchido, mas alguns foram divididos em vários outros para garantir um número propício de trabalhos, que permitisse a discussão com a banca e os presentes. A ideia era não ter mais de dez trabalhos por banca, para que cada um contasse com ao menos 15 minutos de apresentação e um diálogo significativo. 

       Após aplicação do double-blind peer review method, foram aprovados 83 trabalhos para apresentação. Esses trabalhos dariam origem à presença de tantos alunos no evento. Durante as duas tardes, diversas salas de aula estavam cheias, tanto de apresentadores, quanto de alunos que vieram aos eventos e escolheram salas de aula para participar. 

       Agora, os trabalhos são publicados na forma de livros, fazendo com que a experiência de apresentar também possa contribuir com a carreira dos pesquisadores de graduação e pós-graduação que se fizeram presentes no dia do evento. Tudo feito por meio de edital público e sem nenhum custo (edital aqui), mesmo para os trabalhos que serão publicados. 

 

       Abaixo seguem os grupos (o link para os trabalhos pode ser acessado aqui): 

      GT 1 - I: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos nas áreas da História das Relações Internacionais e da Política Internacional. Serão aceitos trabalhos que versem sobre Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Política Externa e Comparada, Diplomacia e Segurança Internacional.

Banca: Wagner Silveira Feloniuk (FURG), Fernando Comiran (FURG)

      GT 1 - II: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Charles Pennaforte (UFPEL), Renatho José da Costa (Unipampa)

      GT 1 - III: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa), José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

      GT 2: Direito Internacional e Comparado - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionadas à dimensão jurídica das relações internacionais. Serão aceitos trabalhos sobre Organizações Internacionais, Regimes Internacionais, Direito Internacional (Público e Privado), Direito da Integração e demais áreas relacionadas ao plano jurídico global, internacional, regional e transnacional.

Banca: Daniel Lena Marchiori (UFSM), Felipe Kern Moreira (FURG), Carolina Belasquem de Oliveira Gomes (FURG)

      GT 3 - I: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo do Trabalho está apto a receber trabalhos na área da Economia e do Comércio Internacional. Serão aceitos trabalhos nas áreas da Economia, nas mais diversas interfaces com o plano internacional (bilateral, multilateral, global, regional, transnacional), Comércio Exterior e internacionalização de empresas.

Banca: Jonatas de Oliveira (FURG), Michelle Macia Viana Martins (FURG), Ricardo Saraiva Frio (FURG)

      GT 3 - II: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Alécio Romero Gonçalves (FURG), Ricardo Aguirre Leal (FURG)

      GT 4: Estudos de fronteiras - 2º dia tarde - 08/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionados a pesquisas sobre aspectos sociais, econômicas e culturais de fronteiras tanto em sua dimensão político-física quanto simbólica. Serão aceitos trabalhos de diversas áreas do conhecimento relacionadas à temática de fronteiras, incluindo pesquisas multidisciplinares, integração regional, geografia, migrações, turismo e hospitalidade.

Banca: Melise de Lima Pereira (FURG), Luiza Machado da Silva (FURG), Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

      GT 5 - I: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área de Direitos Humanos e Teorias das Relações Internacionais enfatizando perspectivas críticas e/ou periféricas no estudo do internacional, dos Direitos Humanos e de áreas afins. Serão aceitos trabalhos a partir de abordagens neomarxistas como Teoria Crítica, Teoria da Dependência e Sistema Mundo; Feministas e Pós-Coloniais.  

Banca: Camila Feix Vidal (UFSC), Fabiane Simioni (FURG), Raphael de Boer (FURG)

      GT 5 - II: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Banca: Kaciano Barbosa Gadelha (FURG), Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

      GT 6: Políticas públicas comparadas - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área da análise de políticas públicas, preferencialmente a partir de uma abordagem metodológica comparada, ou seja, inserindo a possibilidade de cotejar experiências de dois países ou mais. Receberemos trabalhos que aprofundem o debate teórico e metodológico sobre as políticas públicas. Além disso, serão avaliados esboços que abordem setorialmente as políticas públicas, considerando por exemplo temas como saúde, meio ambiente, direitos humanos, energia, previdência e assistência social, judicialização, etc.

Banca: Joséli Fiorin Gomes (UFSM), Hemerson Luiz Pase (FURG), Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

      Publicação

      Os trabalhos apresentados serão divididos em livros e publicados pelo evento. Serão livros que apresentam os momentos de cada participante, o resultado de suas pesquisas. Cada livro contará com todas as características de um livro científico e necessário para auxiliar na carreira dos futuros internacionalistas. 

 

      Hospedagem Solidária

      Um dos aspectos mais relevantes do evento era garantir que os alunos de outras instituições interessados em participar pudessem fazer isso sem custos altos. A rede hoteleira iria absorver parte, mas alguns alunos deixariam de vir se tivessem que arcar com custos de estadia. Para resolver esse problema, foi desenvolvido um sistema de hospedagem solidária para quem fosse vir ao evento. Cerca de quarenta residências foram oferecidas, algumas recebendo mais de um aluno, e nenhum requisitante ficou sem espaço - todos puderam se hospedar na casa de outros colegas.

      O sistema foi feito com apoio de alunos, alguns com grande dedicação, que se aceitaram organizar os pedidos e colocar todas as pessoas em contato.

 

     Agradecimentos

     A realização do evento foi importante para o curso, uma forma de consolidação e de inserção em relação ao restante dos locais de estudos no Rio Grande do Sul. O principal agradecimento é aos alunos que ajudaram na organização - e sem citar nomes - alunos que ajudaram o auditório a funcionar, que se dividiram entre o Diretório Acadêmico e o evento, que auxiliaram na hospedagem solidária, que cuidaram das comidas durante o evento. Fica um agradecimento pela quantidade de trabalho e disposição investidas, em todas as horas auxiliando GTs, inscrições, aguardando na frente das salas para oferecer ajuda, trocando mensagens para garantir que tudo saíssem como desejado. Agradecimento também aos colegas do campus, professores e técnicos, que nos mais diversos atos nos meses antecedentes ajudaram a formar o evento e dar condições para que os dois dias ocorressem da maneira mais calma e adequada para um evento científico - da pintura do caminho do campus à instalação dos equipamentos no Miniauditório, muitos foram os apoios que dependiam de colegas, que estiveram lá. Por fim, um agradecimento grande a todos os professores do próprio curso, que deram apoio, ideias, ajudaram a estruturar cada momento do evento - e aqueles mais distantes, que do campus Carreiros deram o apoio de profunda valia, permitindo a vinda de palestrantes e diversas iniciativas do evento. 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto da V SARI, na noite anterior ao início do II EPRI)

 

 

 

Organização

Comitê Organizador

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comitê Científico

Camila Feix Vidal (UFSC)

Charles Pennaforte (UFPel)

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Giuliana Redin (UFSM)

Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Hemerson Luiz Pase (FURG)

José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

Luciano Vaz Ferreira (FURG)

Renato José da Costa (Unipampa)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comissões de Discentes das RI

 

Staff

Ariele Nunes Avila

Ana Flávia Ramos de Almeida

Beatriz Silva Alves

Brenda Mena Barreto Leal

Caroline Matos

Isabela Nunes Maroto

Kevin Nepomuceno Montemor

Sara Santos Ribeiro

Thobias de Souza Ferreira Estanislau

Zuri Damasceno

 

Acolhimento

Carlos Otaviano Passos

João Heitor Pereira

Josi Santini

Rebeca Alves V. de Macêdo

 

Patrocínio

Ahmad Hussein Musa

Rodrigo Rosales Tapia

Sara Nunes M. Alves

Stéphani Rodrigues

 

Mídia

Diuli Oliveira

Rafael Cavalcanti da Costa

 

 

Curso de Relações Internacionais da FURG

Este é o site do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurado em 2015, conta com a oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso é vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha. Trata-se de um local marcado historicamente pela proeminência das relações internacionais. Isto inspirou o lema do curso, “O Sul é o Nosso Norte” (em latim, Australis Nostrum Borealis Est), o que demonstra a intenção de pensar e discutir a ciência das relações internacionais em uma perspectiva diferenciada, que contempla a pluralidade de ideias e a postura crítica.

 

 

Acesso rápido - PDF

 

Notícias

 

Eventos

 

Editais

 

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI), coordenado pelas Professoras Gabriela M. Kyrillos e Fabiane Simioni, realizou reunião especial durante o II EPRI, no Campus Santa Vitória do Palmar. O Grupo conta atualmente com a participação de sete pesquisadoras de diversas instituições nacionais e internacionais e 20 estudantes de Graduação em Relações Internacionais e do Mestrado em Direito e Justiça Social (FADIR/FURG). No encontro, foi possível promover o diálogo e a integração com docentes e estudantes de distintas áreas do conhecimento e de diversas Universidades, dentre as quais: UFSC, UNIPAMPA, UFSM e UFPEL.

Link para acessar mais informações do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3328291434378184

 

 

    O professor da FaDir da Universidade Federal do Rio Grande e do curso de Relações Internacionais, Felipe Kern Moreira teve a honra de ser indicado pela Divisão de Mar, Antártida e Espaço do Ministério de Relações Exteriores, para representar o Brasil no Workshop promovido pelo Tribunal Internacional para o Direito do Mar em cooperaçñao com o Ministério de Relações Exteriores do Uruguai.

    O Workshop ocorre nos dias 13 e 14 de novembro de 2019 no MERCOSUR BUILDING em Montevideo, Uruguai e possui por tema "The role of the International Tribunal for the law of the Sea in the Settlement of Disputes relating to the Law of the Sea", com o apoio do Korea Maritime Institute (KMI). Neste workshop estarão presentes diversos juízes do tribunal (Judge Elsa Kelly, Judge Óscar Cabello Sarubbi, Judge Tomas Heidar), inclusive o presidente deste (Judge Jin-Hyun Paik), a Registar (Ms. Ximena Hinrichs), e o Chefe do Legal Office (Mattias Fureacker) e serão tratados os principais temas da jurisdição e procedimentos deste importante organismo das Relações Internacionais.

 

 

 

A Direção da Faculdade de Direito e a Coordenação do Curso de Relações Internacionais convidam o corpo discente do Curso de Relações Internacionais para reunião sobre o tema: "Mobilidade acadêmica internacional: Université de Rennes (França)".

Este encontro será realizado no dia 07 de novembro, às 17h30', na Sala 2103.

 

Portaria nº. 2934/2019 nomeia Comissão de Formatura ano 2020. Estão nomeadas as alunas Ariele Nunes Ávila, Jahde de Almeida Lopez e Stephani Rodrigues Castilhos, além do coordenador do curso, prof. dr. Fernando Comiran. 

 

A portaria pode ser acessada aqui.

 

LABMar, Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar, cluster de pesquisas vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Rio Grande, abrirá seleção de pesquisadores em breve. Se você possui interesse nos diversos aspectos jurídicos e políticos ligados ao mar, venha pesquisar com a gente.

 

 

 

O Curso de RI da FURG deseja a todos os internacionalistas um excelente dia! Parabéns.

O projeto RI nas Escolas teve mais uma edição em 10/09, com a presença de duas escolas de Santa Vitória do Palmar no campus.

Foi uma tarde de atividades, visitas e falas que podem ajudar os alunos a ingressar na universidade e conhecer a vida no campus. O evento contou com a participação de muitos alunos de RI e representantes de todos os outros cursos.

Nosso agradecimento a todos que participaram!

 

 

O X Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais ocorreu dos dias 19 à 22 de setembro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Encontro Estudantil de Relações Internacionais (EERRI) é um evento acadêmico construído e desenvolvido por estudantes de Relações Internacionais com o objetivo de integrar os cursos de Relações Internacionais da região Sul do Brasil, por meio da discussão de temas relevantes e atuais ao cenário internacional e ao desenvolvimento da disciplina, do desenvolvimento e produção de conhecimento científico, e atividades recreativas e de extensão.

Avaliar para qualificar!
 
Muito importante a participação de todos, avaliação docente pelo discente 2019 disponível até 22 de novembro!
 
Participe!

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais e o Diretório Acadêmico Augusto Cançado Trindade (DACT) convida o corpo docente e discente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande para análise de bate do Relatório Gerencial do Curso, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de nossa Universidade.
Com base dos dados apresentados neste Relatório será possível construir considerações e contribuições para serem anexadas ao referido Relatório.
Esta atividade é de suma importância nos processos internos de qualificação da Universidade.

A atividade será realizada na segunda-feira, 4 de novembro, na sala 2104.

Orientamos que os interessados façam a análise prévia do Relatório Gerencial, disponível aqui.

No dia 27 de agosto, terça-feira, às 15h30, no Auditório do Campus de Santa Vitória do Palmar, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) terá a satisfação de receber o Prof. Thiago Rodrigues (UFF), que fará uma palestra intitulada "Genealogia e Agonismo como metodologia em Relações Internacionais".

 

Sobre o convidado:

Thiago Rodrigues é graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Relações Internacionais pela PUC-SP; com estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, atualmente, Coordenador do PPGEST/UFF. É pesquisador convidado do Ministério da Defesa com o projeto "O Brasil e a crise de refugiados mundial: o papel das Forças Armadas nesse contexto (2018-2019). Foi coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq (2014-2016). É editor-assistente do journal International Political Sociology (IPS) e membro do corpo editorial de journals como IPS (ISA), Contexto Internacional (IRI-PUC Rio), Verve (PUC-SP). Parecerista ad hoc dos journals: Revista Brasileira de Política Internacional (IBRI), Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS), Latin American Research Review (LASA), Carta Internacional (ABRI), Revista Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), Revista da Escola de Guerra Naval (EGN), Austral (UFRGS). É professor convidado no MBA em Relações Internacionais da FGV/Rio. Membro ativo das associações: International Studies Association (ISA), Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Parecerista ad hoc para FAPESP, FAPERJ e CNPq. Áreas de interesse: segurança internacional (ênfase América Latina), narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais.

Contamos com a participação de todos(as), inscrições no local.