Para acessar o E-book: https://ppghistoria.furg.br/images/E-books/Histria_das_crianas_no_Brasil_Meridional_-_E-book.pdf

 

Curso de Relações Internacionais da FURG

Este é o site do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurado em 2015, conta com a oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso é vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha. Trata-se de um local marcado historicamente pela proeminência das relações internacionais. Isto inspirou o lema do curso, “O Sul é o Nosso Norte” (em latim, Australis Nostrum Borealis Est), o que demonstra a intenção de pensar e discutir a ciência das relações internacionais em uma perspectiva diferenciada, que contempla a pluralidade de ideias e a postura crítica.

 

Horários: Quadro de Disciplinas do Curso de RI no Calendário Emergencial

 

 

      Notícias anteriores...

 

Eventos

     Eventos anteriores...

 

Editais

 

 

Temos a honra de anunciar o III Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China com o tema "O Sul Global no contexto da Disputa Hegemônica China-EUA". O evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2020 e está sendo realizado pelo Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco (IEASIA/UFPE).

 

A RBChina começou a se articular em novembro de 2017, e consolidou uma rede com mais de 200 pessoas dentre acadêmicos(as), diplomatas, advogados(as), jornalistas, artistas, empresários(as) e estudantes, espalhados(as) pelos diversos estados brasileiros e em outros países. É uma rede em processo de ampliação, que tende a ser um importante fórum nacional dedicado à China. Já foram realizados dois encontros nacionais, o primeiro em 2018, na cidade de Belo Horizonte, e o segundo em Campinas, no ano seguinte. Em 2018, o evento teve o apoio da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizade do Povo da China com os Países Estrangeiros, que organizaram a vinda ao Brasil de acadêmicos chineses. Em 2019, o Encontro contou com a participação de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) através do Centro CASS – Unicamp de Estudos sobre a China.

 

Em 2020, o Encontro Nacional da RBChina ocorreria de maneira presencial na cidade de Recife, porém, devido à pandemia de Covid-19, será realizado no formato virtual. Além de acadêmicos(as) das principais universidades brasileiras, também participarão do encontro pesquisadores(as) da China Foreign Affairs University, Shanghai Jiao Tong University e do Shanghai Institute for Foreign Policy Studies.

 

O evento será completamente online e gratuito, composto por palestras e debates com convidados(as) de vários estados do Brasil e universidades chinesas. A programação completa e outras informações sobre a transmissão do encontro serão divulgadas em breve.

 

As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/3bX1QML.

Todos estão convidados a participar do evento.

O Comitê de Monitoramento da Covid19 da FURG atualiza o Plano de Contingência da Covid19 e recomenda a continuidade da suspensão das aulas presenciais até o final de 2020. A recomendação foi acolhida pela Portaria n. 1.460 de 03Set2020 que dispõe sobre a manutenção da suspensão das aulas, eventos e atividades extracurriculares presenciais em todos os campi da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em consequência das medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Recomendamos que fiquem em casa e nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações pelo Whatsapp Secretaria FaDir: 53 9 9908 2889; e Direção FaDir: 53 9 9908 3293.

Rio Grande, 07 de setembro de 2020

Direção da Faculdade de Direito

Seguimos na preparação do início das atividades não presenciais para os Cursos de Graduação agendado para Seg. 14 Set. próximo. Os Cursos da FaDir mantiveram as ofertas registradas em março, razão pela qual não será necessário a rematrícula para o Calendário emergencial 2020.

O Curso de Direito organizou, contudo, um Calendário para os Ajustes de Matrícula no período emergencial do ano letivo de 2020.

Recomendamos que fiquem em casa e nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações pelo Whatsapp Secretaria FaDir: 53 9 9908 2889; e Direção FaDir: 53 9 9908 3293.

Rio Grande, 31 de agosto de 2020

Direção da Faculdade de Direito