Plano de contingência da FURG é atualizado

 

Comitê de Monitoramento do Coronavírus reforça estratégias de prevenção a Covid-19

 por Fernanda Cadaval

Após reunião realizada na segunda-feira, 30, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG atualizou o Plano de Contingência da universidade. Alguns pontos foram revisados e atualizados pelos membros do Comitê, que acompanham a evolução da pandemia.

 

Confira no link abaixo o Plano de Contingência da FURG atualizado.

Plano de Contingência da FURG Atualizado

 

Fonte: https://www.furg.br/reitoria/informes-da-reitoria/plano-de-contingencia-da-furg-e-atualizado

 

Nesta sexta-feira, 20, a FURG enviou às unidades acadêmicas, administrativas, campi e órgãos vinculados a Portaria nº 0533/2020. O documento dispõe do funcionamento administrativo e acadêmico da universidade.

Considerando todo o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), bem como o Plano de Contingência da universidade, a Reitoria determinou que as atividades administrativas da FURG devem ser realizadas, prioritariamente, por meio de trabalho remoto, conforme orientações da chefia imediata.

Para as atividades consideradas essenciais pelo Plano de Contingência, foi estabelecido turno único, das 9h às 13h, quando realizadas presencialmente.

O documento também estabelece as medidas para a contenção da propagação do vírus, tais como períodos mais restritos de acesso aos campi e horários reduzidos para circulação.

O Campus Carreiros terá acesso, tanto para veículos quanto para pedestres, das 7h às 18h, pelos acessos da rua Padre Nilo Gollo, Bairro Castelo Branco e Vila Maria. Já os campi de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul terão acesso de veículos das 9h às 13h.

Além das ações descritas acima, a Portaria nº 0553/2020 também estabelece a suspensão das seguintes atividades:

- Complexo de Museus da FURG;
- Viagens internacionais à serviço da FURG;
- Reuniões presenciais;
- Aulas, eventos e atividades acadêmicas extracurriculares para os cursos de graduação e pós-graduação.

A portaria não incide sobre o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh). Mais informações podem ser obtidas no documento abaixo.

 

Portaria nº 0533/2020

 

Fonte: https://www.furg.br/en/noticias/noticias-institucional/furg-divulga-portaria-com-instrucoes-para-funcionamento-academico-e-administrativo-da-instituicao

 

    Entre os dias 21 e 24 de maio, o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa (campus Sant'Ana do Livramento - RS), convida todas e todos a conhecerem a Fronteira da Paz e participarem da sexta edição do PAMPASUL - Unipampa Simulações Internacionais.

 

    Seguindo o conceito de modelar organismos internacionais e temas periféricos, o PAMPASUL 2020 será referente à temáticas periféricas entre os três comitês: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC); Organização dos Tratados de Cooperação Amazónica (OTCA) e Comitê histórico (Conferência de Bandung). Além disso há um espaço para Imprensa Internacional, representando os jornais: Diario VEA, Présence Africaine e Telesur, bem como para ouvintes.  

 

 

    Toda a dinâmica do evento foi pensada para que os nossos participantes tenham uma experiência sem custos elevados e sob uma perspectiva periférica. Além de um amplo espaço para discussões de problemáticas internacionais, tem-se a integração entre os alunos de toda a região sul do país e do Uruguai bem como a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, de fronteira e acadêmica.

 

    Cabe salientar que ao adquirir o pacote de inscrição o participante terá garantido benefícios que irão tornar os custos na fronteira menores. Em breve, os pacotes serão divulgados com seus respectivos valores nas redes sociais do PAMPASUL, então, segue a gente lá e fica por dentro de tudo!  

 

Mais informações:

facebook.com/pampasuloficial 

twitter.com/PampasulOficial

instagram.com/pampasuloficial

Foi aprovado na manhã desta quinta-feira pelo Comitê de Monitoramento da Covid-19 na FURG, a primeira versão do Plano de Contingência da FURG para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O documento tem como objetivo orientar a organização do trabalho na universidade, priorizando o trabalho remoto e definindo as responsabilidades para as atividades classificadas como essenciais. O Plano traz ainda orientações para a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável, bem como as formas de lidar com casos suspeitos e confirmados da doença.

 

O Comitê é presidido pelo Vice-reitor e composto pela Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimentos de Pessoas, por docentes da área da saúde da instituição, incluindo a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU/Ebserh da FURG, e ainda pela superintendente de Vigilância em Saúde e pela diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Município da Saúde.

Orientações para comunidade acadêmica
O plano prevê a manutenção da suspensão de aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada na última segunda-feira, 16, por um período mínimo de 60 dias, ou até que se restaure a normalidade. Setores como o Hospital Universitário, laboratórios com biotérios e com pesquisas que demandam monitoramento foram definidos como essenciais, assim como os serviços de atendimento à comunidade, infraestrutura e suporte administrativo e ainda de comunicação.


Para que não haja concentração de pessoas nos ambientes de trabalho da instituição em atividades estritamente essenciais, os setores devem organizar turnos alternados de revezamento. Os servidores dos grupos de risco são orientados a atuar de modo remoto. Como medidas coletivas de prevenção, o plano prevê:


- a prioridade no uso de ferramentas digitais para reuniões e eventos a distância;
- nos casos em que for necessário realizar reuniões presenciais, que sejam conduzidas em ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
- evitar usar elevadores e ambientes sem ventilação de ar.

As viagens internacionais a serviço estão canceladas e servidores, colaboradores e estudantes que regressarem de locais com casos confirmados da Covid-19 devem adotar o isolamento de sete dias, mesmo sem sintomas, e comunicar os setores responsáveis (Progep ou Prae).

Manejo dos casos suspeitos e confirmados


Servidores ou colaboradores que apresentarem sintomas devem avisar imediatamente a Unidade de Saúde da Progep ou a chefia imediata. Moradores da Casa do Estudante Universitário com sintomas devem comunicar a Prae. A orientação, nestes casos, será feita pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) com encaminhamento, quando houver confirmação, para a Unidade Básica de Saúde do Caic, conforme referência da Secretaria de Município da Saúde.

Acesse a íntegra do documento abaixo.

Plano de Contingência

 

Fonte: https://www.furg.br/en/noticias/noticias-institucional/furg-lanca-plano-de-contingencia-para-o-coronavirus

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO CAMPUS SANTA VITÓRIA DO PALMAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.

 

A Direção do Campus Santa Vitória do Palmar, da FURG, em face da publicação da Nota Oficial da Reitoria acerca do Coronavírus (Covid-19), neste sábado, 14/03/2020, informa à comunidade acadêmica o que segue:

  1. Ficam suspensas as aulas nas próximas três semanas, a partir de 16/03/2020 – segunda-feira. TODAS as atividades acadêmicas estão suspensas em todos os campi da FURG, incluindo o Campus Santa Vitória do Palmar.
  2. As Unidades Acadêmicas, as Coordenações de Curso e a PROGRAD, juntas, avaliarão durante o período de suspensão, as possíveis formas de recomposição das atividades acadêmico-pedagógicas.
  3. As atividades administrativas até o presente momento estão mantidas e, a partir de segunda-feira, 16/03, será elaborado um Plano de Contingência, a fim de preservar a saúde dos servidores e colaboradores, visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.
  4. As demais medidas de prevenção, expressas na nota divulgada no dia 13/03 e memorando circular 04/2020, ficam mantidas e estarão sob constante avaliação pelo Comitê de Monitoramento, instituído para acompanhar o quadro nacional e emitir orientações necessárias.

 

A Direção do Campus Santa Vitória do Palmar participará de reunião em Rio Grande, nesta segunda-feira, 16/03, no período da manhã, onde maiores informações e orientações acerca do plano de contingência em nosso Campus serão realizadas. Informamos que manteremos a comunidade sempre atualizada das novas orientações acerca dos procedimentos a serem adotados institucionalmente, e recomendamos a necessidade de atenção às medidas preventivas emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade acadêmica e seu bem estar, e solicitamos que acompanhem atualizações e novas orientações pelos meios de comunicação oficiais da instituição, replicados em nossas redes sociais, evitando assim a desinformação da comunidade.

 

Direção Campus SVP/FURG

Assessoria de Comunicação.

Santa Vitória do Palmar, 14 de Março de 2020 – 20h00.

 

Fonte: https://campussvp.furg.br/noticias/334-nota-oficial-de-esclarecimento-a-comunidade-academica-do-campus-santa-vitoria-do-palmar-da-universidade-federal-do-rio-grande

Direção do Campus FURG Santa Vitória do Palmar, em face das novas orientações da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande acerca do Coronavírus (Covid-19), atualiza e esclarece a toda a comunidade acadêmica:

  1. As aulas estão suspensas por 60 dias, a partir de 18/03/2020. TODAS as atividades acadêmicas estão suspensas em todos os Campi da FURG.
  2. Em caráter excepcional, as atividades acadêmicas presenciais serão substituídas por atividades não presenciais. Os professores e as professoras irão encaminhar aos seus estudantes, via email ou moodle, as atividades não presenciais, possibilitando o contato com os conteúdos curriculares das disciplinas.
  3. O transporte da universidade, a cantina e o serviço de xerox estão suspensos, a partir de hoje, 19/03/2020.
  4. As atividades administrativas do Campus SVP estão suspensas, a partir de hoje, 19/03/2020.
  5. Os servidores da secretaria acadêmica e da direção realizarão atendimentos mediante agendamento, exclusivamente por email.
  6. A solicitação de atendimento da secretaria deve ser encaminhada para svp.secretaria@furg.br.
  7. A solicitação de atendimento da direção deve ser encaminhada para direcaosvp@furg.br.

Informamos que manteremos a comunidade sempre atualizada das novas orientações acerca dos procedimentos a serem adotados institucionalmente, e recomendamos a necessidade de atenção às medidas preventivas emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade acadêmica e seu bem estar, e solicitamos que acompanhem atualizações e novas orientações pelos meios de comunicação oficiais da Instituição, replicados em nossas redes sociais, evitando assim a desinformação da comunidade.

 

Direção Campus FURG SVP

Assessoria de Comunicação.

Santa Vitória do Palmar, 19 de Março de 2020 – 11h.

 

Fonte: https://campussvp.furg.br/noticias/335-nota-oficial-de-esclarecimento-a-comunidade-academica-do-campus-furg-santa-vitoria-do-palmar-19-03-2020

   O curso de bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG obteve o conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação para fins de reconhecimento do curso. A nota foi emitida pelo MEC após a avaliação presencial no curso que foi feira nos dias 02 e 03 de março, no Campus de Santa Vitória do Palmar. O Relatório de Avaliação foi divulgado no dia 12 de março e foi recebido de forma positiva pelos gestores da FURG, coordenadores de curso, direção do Campus de Santa Vitória do Palmar e direção da Faculdade de Direito, unidade esta responsável pelo curso.

   A nota 4 coloca o curso no patamar de avaliação de Conceito de Curso (CC) de respeitadas instituições de ensino superior que ofertam o bacharelado em Relações Internacionais, tais como, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Universidade Católica de Brasília-UCB, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA.

   Nos próximos dias, a Coordenação de Curso em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante e com as instâncias superiores farão reuniões de avaliação da visita in loco e do Relatório Final de Avaliação. O curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, é ofertado desde 2015 no campus de Santa Vitória do Palmar e já formou duas turmas. Resultante do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI, o curso de Relações Internaconais é caracterizado pelo esforço de interiorização, integração regional e internacionalização do ensino superior tendo em vista que está localizado na fronteira com o Uruguai e a 224 quilômetros do Campus Sede da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. 

Atendendo Ordem de Serviço 01/2020 da Direção da Faculdade de Direito, a Coordenação do Curso de Relações Internacionais informa o Plano de Contingência do Curso. Acesse aqui.

 

Curso de Relações Internacionais da FURG

Este é o site do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurado em 2015, conta com a oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso é vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha. Trata-se de um local marcado historicamente pela proeminência das relações internacionais. Isto inspirou o lema do curso, “O Sul é o Nosso Norte” (em latim, Australis Nostrum Borealis Est), o que demonstra a intenção de pensar e discutir a ciência das relações internacionais em uma perspectiva diferenciada, que contempla a pluralidade de ideias e a postura crítica.

 

 

 

 

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Editais

 

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG comunica que vem acompanhando com toda atenção as informações acerca da transmissão do novo coronavírus e as orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Plano de Ação e Contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

 

A fim de buscar mais informações e ações necessárias, realizamos reunião na manhã desta sexta-feira, com o secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, a superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, juntamente com integrantes da reitoria e da equipe da Diretoria de Atenção a Saúde, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A partir desta reunião, estamos ampliando as medidas de prevenção em todos os campi da universidade, entre elas:

1.intensificar limpeza e higienização de banheiros, salas de aula e espaços administrativos;
2.suspender eventos e atividades extracurriculares;
3.suspender saídas de campo;
4.intensificar limpeza e higienização dos Restaurantes Universitários.

Quanto ao álcool gel, destacamos que o produto encontra-se escasso no mercado e, a exemplo de outras instituições, estamos empenhados em adquirir quantidades suficientes para o pleno atendimento da comunidade da FURG.

As outorgas de grau serão mantidas e orientações específicas serão dadas ao público no início da solenidade.

Considerando que o principal meio de transmissão do coronavírus é o contato entre pessoas, reafirmamos as orientações de prevenção já amplamente divulgadas:

1.higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool em gel mínimo de 70%;
2.ao tossir ou espirar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o braço, não com as mãos;
3.evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e chimarrão;
4.manter a ventilação em salas de aula, com janelas e portas abertas;
5.evitar locais de grande aglomeração e não ventilados;
6.evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
7. em especial aos servidores e servidoras, reavaliar criteriosamente a realização de viagens internacionais e realização ou participação em eventos com elevado número de participantes.

Alertamos que as unidades acadêmicas envolvidas diretamente com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. – FURG/ Ebserh e Unidades Básicas de Saúde poderão receber orientações especificas de prevenção para estudantes e servidores.

Salientamos que estamos em permanente contato com as autoridades sanitárias para manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção.

Orientamos a todos os membros da comunidade universitária que, havendo qualquer sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, procurem imediatamente os órgãos de saúde responsáveis pela avaliação e monitoramento, como as Unidades Básicas de Saúde. O apoio e comprometimento da comunidade no atendimento às orientações da OMS são determinantes neste cenário crítico. Precisamos manter a calma e ser cautelosos neste momento. A adoção de medidas simples de higiene é capaz de conter a evolução da transmissão do coronavírus, para isso basta a colaboração de cada um de nós.

Informamos, ainda, que estão mantidas as aulas e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, respeitadas as orientações deste documento.

Por fim, na manhã de hoje, foi instituído Comitê de Monitoramento com integrantes da área da saúde, os quais estarão acompanhando o quadro nacional e acrescentarão orientações sempre que necessário.

A reitoria informa que, a qualquer momento, poderá editar novas orientações.

 

 

 

Fonte: https://www.furg.br/en/rectory/rectors-reports/reitoria-emite-nota-com-orientacoes-sobre-coronavirus

 

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI), coordenado pelas Professoras Gabriela M. Kyrillos e Fabiane Simioni, realizou reunião especial durante o II EPRI, no Campus Santa Vitória do Palmar. O Grupo conta atualmente com a participação de sete pesquisadoras de diversas instituições nacionais e internacionais e 20 estudantes de Graduação em Relações Internacionais e do Mestrado em Direito e Justiça Social (FADIR/FURG). No encontro, foi possível promover o diálogo e a integração com docentes e estudantes de distintas áreas do conhecimento e de diversas Universidades, dentre as quais: UFSC, UNIPAMPA, UFSM e UFPEL.

Link para acessar mais informações do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3328291434378184

 

 

O Curso de Relações Internacionais da Unviersidade do Rio Grande parabeniza seus três alunos egressos, formados no último dia 15 de janeiro de 2020, aprovados em Programas de Pós-Graduação, a nível de Mestrado.
 
 
Gabriela Mendonça da Trindade, aprovada no Mestrado em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande;
 
Luan Corrêa Brum, aprovado no Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia;
 
Luciano Alexandrino dos Santos Júnior, aprovado no Mestrado em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC.
 
 
 
Compartilhamos a alegria de nossos egressos e desejamos sucesso nessa nova caminhada.

    O II Encontro de Pesquisas em Relações Internacionais ocorreu nos dias 07 e 08 de novembro no Campus de Santa Vitória do Palmar, organizado por alunos do curso de Relações Internacionais e o apoio importante de professores e alunos dos outros cursos do campus. Ele serviu para apresentar palestras, trabalhos de alunos da graduação e trocar conhecimentos com alunos de cursos de relações internacionais de todo o Rio Grande do Sul e alguns de outros estados brasileiros.

    Foram ao todo treze palestrantes externos que vieram da Unipampa, UFPEL, UFSM, UFSC e do campus Carreiros da FURG. Do próprio campus, compareceram 16 professores, pertencentes principalmente à RI, mas também ao demais cursos do campus. Junto deles, vinte alunos que realizaram grandes esforços durante os meses que antecederam os acontecimentos, além de diversos que auxiliaram nos dias do evento. Foram quase 300 inscritos, dois ônibus de alunos externos, números expressivo em um curso com 103 alunos - um evento com uma dimensão relevante para o curso e Santa Vitória do Palmar.

 

 

      Palestras

      O II EPRI contou com as seguintes palestras e falas, em uma troca ampla de experiências entre professores de todo o estado.

 

      Palestras I - 1º dia noite - 07/11/2019

Presidência: Fabiane Simioni (FURG)

A análise dos Sistema-Mundo e as Relações Internacionais: a contribuição de Immanuel Wallerstein por Charles Pennaforte (UFPEL)

Política externa energética das grandes potências por Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Institutos liberais no Brasil: novas formas de atuação estadunidense? por Camila Feix Vidal (UFSC)

Xenofobia estrutural no Estado brasileiro por Giuliana Redin (UFSM)  (EAD)

      

      Palestras II - 2º dia manhã - 08/11/2019

Presidência: Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

Desafios para a transição agroecológica: uma análise comparada Brasil e União Europeia por Felipe Franz Wienke (FURG)

A ascensão do conservadorismo global e seus reflexos no Brasil por Daniel Marchiori (UFPEL)

 

      Palestras III - 2º dia noite - 08/11/2019

Presidência: José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Quarenta anos de embates: o papel da República Islâmica do Irã no Oriente Médio e no sistema internacional por Renatho José da Costa (Unipampa)

Das traduções culturais e dos transplantes jurídicos por Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Há uma agenda internacional sobre consumo sustentável? por Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

RI e Rock: System of a Down e a luta pelo reconhecimento do Genocídio Armênio por Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

 

 

      Grupos de Trabalho

      Um número expressivo de alunos de todo o Rio Grande do Sul enviou trabalhos para o evento. Foram quase uma centena de trabalhos recebidos pelo evento, nas mais diversas áreas. Cada um dos GTs foi preenchido, mas alguns foram divididos em vários outros para garantir um número propício de trabalhos, que permitisse a discussão com a banca e os presentes. A ideia era não ter mais de dez trabalhos por banca, para que cada um contasse com ao menos 15 minutos de apresentação e um diálogo significativo. 

       Após aplicação do double-blind peer review method, foram aprovados 83 trabalhos para apresentação. Esses trabalhos dariam origem à presença de tantos alunos no evento. Durante as duas tardes, diversas salas de aula estavam cheias, tanto de apresentadores, quanto de alunos que vieram aos eventos e escolheram salas de aula para participar. 

       Agora, os trabalhos são publicados na forma de livros, fazendo com que a experiência de apresentar também possa contribuir com a carreira dos pesquisadores de graduação e pós-graduação que se fizeram presentes no dia do evento. Tudo feito por meio de edital público e sem nenhum custo (edital aqui), mesmo para os trabalhos que serão publicados. 

 

       Abaixo seguem os grupos (o link para os trabalhos pode ser acessado aqui): 

      GT 1 - I: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos nas áreas da História das Relações Internacionais e da Política Internacional. Serão aceitos trabalhos que versem sobre Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Política Externa e Comparada, Diplomacia e Segurança Internacional.

Banca: Wagner Silveira Feloniuk (FURG), Fernando Comiran (FURG)

      GT 1 - II: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Charles Pennaforte (UFPEL), Renatho José da Costa (Unipampa)

      GT 1 - III: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa), José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

      GT 2: Direito Internacional e Comparado - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionadas à dimensão jurídica das relações internacionais. Serão aceitos trabalhos sobre Organizações Internacionais, Regimes Internacionais, Direito Internacional (Público e Privado), Direito da Integração e demais áreas relacionadas ao plano jurídico global, internacional, regional e transnacional.

Banca: Daniel Lena Marchiori (UFSM), Felipe Kern Moreira (FURG), Carolina Belasquem de Oliveira Gomes (FURG)

      GT 3 - I: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo do Trabalho está apto a receber trabalhos na área da Economia e do Comércio Internacional. Serão aceitos trabalhos nas áreas da Economia, nas mais diversas interfaces com o plano internacional (bilateral, multilateral, global, regional, transnacional), Comércio Exterior e internacionalização de empresas.

Banca: Jonatas de Oliveira (FURG), Michelle Macia Viana Martins (FURG), Ricardo Saraiva Frio (FURG)

      GT 3 - II: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Alécio Romero Gonçalves (FURG), Ricardo Aguirre Leal (FURG)

      GT 4: Estudos de fronteiras - 2º dia tarde - 08/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionados a pesquisas sobre aspectos sociais, econômicas e culturais de fronteiras tanto em sua dimensão político-física quanto simbólica. Serão aceitos trabalhos de diversas áreas do conhecimento relacionadas à temática de fronteiras, incluindo pesquisas multidisciplinares, integração regional, geografia, migrações, turismo e hospitalidade.

Banca: Melise de Lima Pereira (FURG), Luiza Machado da Silva (FURG), Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

      GT 5 - I: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área de Direitos Humanos e Teorias das Relações Internacionais enfatizando perspectivas críticas e/ou periféricas no estudo do internacional, dos Direitos Humanos e de áreas afins. Serão aceitos trabalhos a partir de abordagens neomarxistas como Teoria Crítica, Teoria da Dependência e Sistema Mundo; Feministas e Pós-Coloniais.  

Banca: Camila Feix Vidal (UFSC), Fabiane Simioni (FURG), Raphael de Boer (FURG)

      GT 5 - II: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Banca: Kaciano Barbosa Gadelha (FURG), Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

      GT 6: Políticas públicas comparadas - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área da análise de políticas públicas, preferencialmente a partir de uma abordagem metodológica comparada, ou seja, inserindo a possibilidade de cotejar experiências de dois países ou mais. Receberemos trabalhos que aprofundem o debate teórico e metodológico sobre as políticas públicas. Além disso, serão avaliados esboços que abordem setorialmente as políticas públicas, considerando por exemplo temas como saúde, meio ambiente, direitos humanos, energia, previdência e assistência social, judicialização, etc.

Banca: Joséli Fiorin Gomes (UFSM), Hemerson Luiz Pase (FURG), Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

      Publicação

      Os trabalhos apresentados serão divididos em livros e publicados pelo evento. Serão livros que apresentam os momentos de cada participante, o resultado de suas pesquisas. Cada livro contará com todas as características de um livro científico e necessário para auxiliar na carreira dos futuros internacionalistas. 

 

      Hospedagem Solidária

      Um dos aspectos mais relevantes do evento era garantir que os alunos de outras instituições interessados em participar pudessem fazer isso sem custos altos. A rede hoteleira iria absorver parte, mas alguns alunos deixariam de vir se tivessem que arcar com custos de estadia. Para resolver esse problema, foi desenvolvido um sistema de hospedagem solidária para quem fosse vir ao evento. Cerca de quarenta residências foram oferecidas, algumas recebendo mais de um aluno, e nenhum requisitante ficou sem espaço - todos puderam se hospedar na casa de outros colegas.

      O sistema foi feito com apoio de alunos, alguns com grande dedicação, que se aceitaram organizar os pedidos e colocar todas as pessoas em contato.

 

     Agradecimentos

     A realização do evento foi importante para o curso, uma forma de consolidação e de inserção em relação ao restante dos locais de estudos no Rio Grande do Sul. O principal agradecimento é aos alunos que ajudaram na organização - e sem citar nomes - alunos que ajudaram o auditório a funcionar, que se dividiram entre o Diretório Acadêmico e o evento, que auxiliaram na hospedagem solidária, que cuidaram das comidas durante o evento. Fica um agradecimento pela quantidade de trabalho e disposição investidas, em todas as horas auxiliando GTs, inscrições, aguardando na frente das salas para oferecer ajuda, trocando mensagens para garantir que tudo saíssem como desejado. Agradecimento também aos colegas do campus, professores e técnicos, que nos mais diversos atos nos meses antecedentes ajudaram a formar o evento e dar condições para que os dois dias ocorressem da maneira mais calma e adequada para um evento científico - da pintura do caminho do campus à instalação dos equipamentos no Miniauditório, muitos foram os apoios que dependiam de colegas, que estiveram lá. Por fim, um agradecimento grande a todos os professores do próprio curso, que deram apoio, ideias, ajudaram a estruturar cada momento do evento - e aqueles mais distantes, que do campus Carreiros deram o apoio de profunda valia, permitindo a vinda de palestrantes e diversas iniciativas do evento. 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto da V SARI, na noite anterior ao início do II EPRI)

 

 

 

Organização

Comitê Organizador

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comitê Científico

Camila Feix Vidal (UFSC)

Charles Pennaforte (UFPel)

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Giuliana Redin (UFSM)

Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Hemerson Luiz Pase (FURG)

José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

Luciano Vaz Ferreira (FURG)

Renato José da Costa (Unipampa)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comissões de Discentes das RI

 

Staff

Ariele Nunes Avila

Ana Flávia Ramos de Almeida

Beatriz Silva Alves

Brenda Mena Barreto Leal

Caroline Matos

Isabela Nunes Maroto

Kevin Nepomuceno Montemor

Sara Santos Ribeiro

Thobias de Souza Ferreira Estanislau

Zuri Damasceno

 

Acolhimento

Carlos Otaviano Passos

João Heitor Pereira

Josi Santini

Rebeca Alves V. de Macêdo

 

Patrocínio

Ahmad Hussein Musa

Rodrigo Rosales Tapia

Sara Nunes M. Alves

Stéphani Rodrigues

 

Mídia

Diuli Oliveira

Rafael Cavalcanti da Costa