O Curso de Relações Internacionais da FURG divulga a edição de 2021 da Revista Severa Verum Gaudium, v.6 - n.1, vinculada à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trata-se de uma revista científica dos estudantes de direito. É de acesso livre e conta com artigos diversos.

Acesse a revista: clique aqui  

Entre os dias 6 a 8 de dezembro, ocorrerá o VI Simpósio sobre Migração e Proteção de Pessoas: Mobilidade em Tempos Críticos.

O evento contará com quatro painéis, com falas de ilustres especialistas na temática migratória. Contará, ainda, com dois minicursos e dois grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para ouvintes até o dia 06/12, no seguinte link: acesse aqui 

Para mais informações, acompanhe o instagram @ajesirgepdiufu , que promove o evento, ou entre em contato através do email direitointernacionalufu7@gmail.com.

O Curso de Relações Internacionais da FURG divulga o Volume 13, número 23, da Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, que possui como tema "os venezuelanos entre a migração e o exílio. Tendências e estratégias". Na organização da revista, há o professor Dr. José Carlos Cardozo envolvido, do Curso de Relações Internacionais.

Acesse a edição no link a seguir: https://periodicos.furg.br/rbhcs/issue/view/797.

Tenha uma boa leitura.

Na 20° Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande (MPU-FURG), que irá acontecer nos dias 24 a 26 de novembro de 2021, terá uma área dedicada à extensão. A escolha leva-se em conta a produção universitária extensionista do(a) docente ou técnico(a), sendo destaque da unidade acadêmica no quesito extensão. Entre os nomes homenageados, está o Dr. Wagner Feloniuk, professor do Curso de Relações Internacionais da FURG.

Professor Wagner Feloniuk, Parabéns!! A homenagem que lhe será concedida pela MPU reflete o seu comprometimento, sua dedicação e sua contribuição com as atividades extensionistas do Curso de Relações Internacionais da FURG, principalmente com as do Ciclo de Palestras, que contam com sua coordenação, pois agregam tanto para o desenvolvimento do curso.

Compartilhamos de sua alegria.

Para maiores informações: acesse aqui  

O Curso de Relações Internacionais da FURG foi convidado para o seminário sobre Entorno Estratégico e a Formação de Regiões. O seminário objetiva discutir questões de Segurança e Defesa no Entorno Estratégico Brasileiro, com atenção especial para as dinâmicas de cooperação, bem como de construção e manutenção de mecanismos de governança nas regiões que compõem essa área geográfica. Em especial, serão abordados temas de Segurança e Diplomacia de Defesa na América do Sul e Atlântico Sul. Também serão objeto de discussão a interferência de potências extrarregionais e seu impacto para os relacionamentos de Segurança e Defesa no Entorno Estratégico Brasileiro. O seminário é parte dos esforços da rede de pesquisa financiada pelo edital CAPES/Pró-Defesa que inclui a Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

PROGRAMAÇÃO

24 de novembro de 2021

Painel 1: Panorama conceitual: entorno estratégico, região e regionalismo (09:00h às 10:30h)

Coordenador e debatedor: Monica Herz (PUC-Rio)
Membros do painel:
Layla Dawood (UERJ), Monica Herz (PUC-Rio), Miriam Saraiva (UERJ)

Painel 2: A América do Sul (10:45h às 12:15h)

Coordenador e debatedor: Kai Michael Kenkel (PUC-Rio)
Membros do painel:
Augusto Teixeira (UFPB), Kai Lehmann (USP) e Paulo Correa (UNIFAP)

25 de novembro de 2021

Painel 3: O Atlântico Sul (09:00h às 10:30h)

Coordenador e debatedor: Marcelo Valença (EGN)
Membros do painel:
Analúcia Pereira (UFRGS), Antonio Ruy de Almeida Silva (GaCint-USP), Paulo Visentini (UFRGS), Álvaro Monteiro (EGN)

Painel 4: Diplomacia, cooperação de defesa e formação de regiões no entorno estratégico brasileiro (10:45h às 12:15h)

Coordenador e debatedor: Antonio Ruy de Almeida Silva (GaCint-USP)
Membros do painel:
Lucas Rezende (UFSC), Kai Michael Kenkel, Danilo Marcondes (ESG) e Graciela Pagliari (UFSC).
 
Inscreva-se: clique aqui
 
 

O Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todas(as) para participarem da palestra denominada "o Saneamento e a Politização da Higiene no Rio Grande do Sul, que será proferida pelo Prof. Dr. Fabiano Quadros Ruckert (UNISINOS), e contará com o lançamento do livro com a mesma temática.

No âmbito do II Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG), o evento será realizado no dia 14 de dezembro de 2021 (terça-feira), às 17h00, via plataforma Youtube.

Evento online, gratuito e com emissão de certificado 3h/a. Não há necessidade de inscrição prévia.

O link para a sala virtual estará ativo no momento da palestra: 

http://rebrand.ly/ppghfurg

A crise sanitária global causada pela pandemia de Covid-19 está próxima de completar dois anos. Se posto em perspectiva histórica, este é um evento de curta duração. Porém, suas raízes e suas possíveis rotas de saída que ora se apresentam estão ligadas a outros processos de média e longa duração do sistema-mundo moderno, tais como:

  1. a transformação da arena exterior da economia-mundo capitalista em áreas de periferia e semiperiferia que passam a transferir valor para o centro, exaurir recursos naturais e gerar desequilíbrios socioambientais irreversíveis;
  2. a compressão espaço-temporal que, por meio de novas tecnologias de transporte e comunicação, intensificaram a circulação de pessoas, mercadorias e patógenos;
  3. o avanço e a crise do neoliberalismo, a acentuação das desigualdades de renda e seus impactos de classe, gênero e raça;
  4. a geopolítica das vacinas e as alternativas encontradas por Estados centrais e periféricos;
  5. o declínio da hegemonia norte-americana, a ascensão chinesa e o acirramento da rivalidade entre ambos pelo topo do sistema-mundo moderno; e
  6. o lugar do Brasil e da América Latina em face das oportunidades e contradições de um possível “longo século” asiático e chinês.

15ª edição do Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo convida pesquisadores a debaterem os temas acima bem como outros ligados à economia-mundo capitalista e à própria Análise dos Sistemas-Mundo.

Inscrição para ouvintes: clique aqui

Maiores informações: clique aqu

Inaugurado em 2015, o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande contando com uma oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso de bacharelado é avaliado com o conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC) e está vinculado à Faculdade de Direito (FADIR). Sua sede é no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, próximo à divisa com o Uruguai. O curso é previsto para ser realizado no decorrer de quatro anos, divididos em oito períodos. No ENEM 2021, nossa nota de corte se tornou a quarta maior entre todos os cursos da FURG, sendo está 706,42.

Saiba mais sobre nossa identidade visual: clique aqui 

Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todas(as) para participarem da palestra denominada "Dizer os Bons Costumes: Justiça, Ócio e Lazer nas Primeiras Décadas de Vigência das Leis das Contravenções Penais (1940-1950)", que será proferida pelo Doutorando Érico Teixeira de Loyola (UFRGS), e contará com o debatedor Dr. Alisson Droppa (IFRS).

No âmbito do II Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG), o evento acontecerá no dia 22 de novembro de 2021 (segunda-feira), às 15h00, via plataforma ZOOM.

Evento online, gratuito e com emissão de certificado 3h/a. Não há necessidade de inscrição prévia.

O link para a sala virtual estará ativo no momento da palestra: 

http://rebrand.ly/ppghfurg

O II Simpósio INDERI intitulado Geo-Corpo-Política: Nacionalismo e Erosão da Democracia, foi noticiado no site oficial da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sendo aberto a todas as pessoas interessadas. Evento online, gratuito e sem inscrições prévias, irá ocorrer nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, às 18h00, pelo canal de Youtube do INDERI.

Dia 11/11/2021, quinta-feira, às 18h será a mesa Gênero e erosão da democracia: disputas políticas e crítica feminista com a palesra de Flávia Biroli (UNB) e participação de Édna Rocha (UFPEL) como debatedora. Nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=-bml9eMrqWI

Dia 12/11/2021, sexta-feira, às 18h ocorrerá a mesa: Identidades violentas? Nacionalismo e Conflito na Política Contemporânea com a palestra de Tatiana Vargas Maia (Universidade La Salle) e participação de Dediane Souza (UFC/UNILAB) como debatedora. Nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=XzGXhkJSty0

Mais informações sobre a notícia da FURG: acesse aqui 

Maiores informações sobre o simpósio: clique aqui

Conheça o Grupo de Pesquisa INDERI: clique aqui

O Curso de Relações Internacionais da FURG convida a todos(as) para o Simpósio sobre "Constituição e Liberdade Acadêmica no Brasil", organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pelo Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no âmbito do projeto "Gestão Pública em Foco". O evento é online, gratuito e possui o objetivo de discutir a proteção da liberdade acadêmica na Constituição de 1988. Contará com as seguintes palestras: 

1) "Constituição democrática e denuncismo extremista" - Airton Lisle Cerqueira Leite Seelaender (UnB). 

2) "A liberdade acadêmica e as concepções autoritárias de autonomia universitária" - Gustavo Castagna Machado (UFPel). 

Mediação: Prof. Dr. Fernando Nagib Marcos Coelho (UFBA)

Inscreva-se aqui

O Curso de Relações Internacionais da FURG convida todas as pessoas para prestiagiarem a palestra intitulada "Formação Discente, Inovação e Grupos Criativos", a ser proferida pelo Dr. Paulo Henrique Martinez (UNESP). No âmbito do II Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG), o evento será realizado no dia 11 de novembro de 2021 (quinta-feira), às 15h00, via plataforma Youtube.

Evento online, gratuito e com emissão de certificado 3h/a. Não há necessidade de inscrição prévia.

O link para a sala virtual estará ativo no momento da palestra: 

http://rebrand.ly/ppghfurg

Encerrou no dia 20 de outubro, no campus FURG Santa Vitória do Palmar, o Minicurso "Identidade e Relações Internacionais". O Minicurso, com a carga horária de 12 horas, é mais uma das atividades de extensão desenvolvidas pelo Curso de Bacharelado em Relações Internacionais. O Minicurso possibilitou aos interessados o acesso a panoramas teóricos e metodológicos sobre a relação entre identidade(s) e as relações internacionais. Identidades compreendidas nas mais diversas acepções: nacionais, regionais, subnacionais, étnicas, religiosas, políticas, imagéticas, etc. Foram abordados aspectos teóricos sobre identidade e relações internacionais; Identidade e Relações Internacionais na América; Identidade (inter)nacional do Brasil. O prof. Dr. Felipe Kern Moreira, responsável pelo curso, utilizou a plataforma Moodle, como apoio às atividades presenciais, de forma a disponibilizar artigos científicos, textos complementares e notícias sobre a temática do curso. Desta forma os participantes tinham a possibilidade de aprofundar os conteúdos gerais oferecidos durante os três blocos do Minicurso. O organizador manifestou satisfação com o êxito das atividades desenvolvidas e com o nível de interesse e engajamento dos participantes do Minicurso: "Foi uma média de trinta participantes muito interessados nos temas abordados. Isto talvez se deva ao fato de o tema identidade estar entre as preocupações destacadas das relações internacionais nestes últimos tempos, como é o caso da Catalunha na Espanha ou da imagem internacional nos Estados. Este tipo de Minicurso em particular possibilita uma incursão em temas relacionados à cultura e poder, tais como história, antropologia e manifestações artísticas que vão da literatura ao cinema".