Curso de Relações Internacionais da FURG

Este é o site do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurado em 2015, conta com a oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso é vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha. Trata-se de um local marcado historicamente pela proeminência das relações internacionais. Isto inspirou o lema do curso, “O Sul é o Nosso Norte” (em latim, Australis Nostrum Borealis Est), o que demonstra a intenção de pensar e discutir a ciência das relações internacionais em uma perspectiva diferenciada, que contempla a pluralidade de ideias e a postura crítica.

 

Notícias

 

Eventos

 

Editais recentes

 

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI), coordenado pelas Professoras Gabriela M. Kyrillos e Fabiane Simioni, realizou reunião especial durante o II EPRI, no Campus Santa Vitória do Palmar. O Grupo conta atualmente com a participação de sete pesquisadoras de diversas instituições nacionais e internacionais e 20 estudantes de Graduação em Relações Internacionais e do Mestrado em Direito e Justiça Social (FADIR/FURG). No encontro, foi possível promover o diálogo e a integração com docentes e estudantes de distintas áreas do conhecimento e de diversas Universidades, dentre as quais: UFSC, UNIPAMPA, UFSM e UFPEL.

Link para acessar mais informações do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3328291434378184

 

 

    O professor da FaDir da Universidade Federal do Rio Grande e do curso de Relações Internacionais, Felipe Kern Moreira teve a honra de ser indicado pela Divisão de Mar, Antártida e Espaço do Ministério de Relações Exteriores, para representar o Brasil no Workshop promovido pelo Tribunal Internacional para o Direito do Mar em cooperaçñao com o Ministério de Relações Exteriores do Uruguai.

    O Workshop ocorre nos dias 13 e 14 de novembro de 2019 no MERCOSUR BUILDING em Montevideo, Uruguai e possui por tema "The role of the International Tribunal for the law of the Sea in the Settlement of Disputes relating to the Law of the Sea", com o apoio do Korea Maritime Institute (KMI). Neste workshop estarão presentes diversos juízes do tribunal (Judge Elsa Kelly, Judge Óscar Cabello Sarubbi, Judge Tomas Heidar), inclusive o presidente deste (Judge Jin-Hyun Paik), a Registar (Ms. Ximena Hinrichs), e o Chefe do Legal Office (Mattias Fureacker) e serão tratados os principais temas da jurisdição e procedimentos deste importante organismo das Relações Internacionais.

 

 

 

A Direção da Faculdade de Direito e a Coordenação do Curso de Relações Internacionais convidam o corpo discente do Curso de Relações Internacionais para reunião sobre o tema: "Mobilidade acadêmica internacional: Université de Rennes (França)".

Este encontro será realizado no dia 07 de novembro, às 17h30', na Sala 2103.

 

Portaria nº. 2934/2019 nomeia Comissão de Formatura ano 2020. Estão nomeadas as alunas Ariele Nunes Ávila, Jahde de Almeida Lopez e Stephani Rodrigues Castilhos, além do coordenador do curso, prof. dr. Fernando Comiran. 

 

A portaria pode ser acessada aqui.

 

LABMar, Laboratório de Pesquisas em Política e Direito do Mar, cluster de pesquisas vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Rio Grande, abrirá seleção de pesquisadores em breve. Se você possui interesse nos diversos aspectos jurídicos e políticos ligados ao mar, venha pesquisar com a gente.

 

 

 

O Curso de RI da FURG deseja a todos os internacionalistas um excelente dia! Parabéns.

O projeto RI nas Escolas teve mais uma edição em 10/09, com a presença de duas escolas de Santa Vitória do Palmar no campus.

Foi uma tarde de atividades, visitas e falas que podem ajudar os alunos a ingressar na universidade e conhecer a vida no campus. O evento contou com a participação de muitos alunos de RI e representantes de todos os outros cursos.

Nosso agradecimento a todos que participaram!

 

 

O X Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais ocorreu dos dias 19 à 22 de setembro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Encontro Estudantil de Relações Internacionais (EERRI) é um evento acadêmico construído e desenvolvido por estudantes de Relações Internacionais com o objetivo de integrar os cursos de Relações Internacionais da região Sul do Brasil, por meio da discussão de temas relevantes e atuais ao cenário internacional e ao desenvolvimento da disciplina, do desenvolvimento e produção de conhecimento científico, e atividades recreativas e de extensão.

Avaliar para qualificar!
 
Muito importante a participação de todos, avaliação docente pelo discente 2019 disponível até 22 de novembro!
 
Participe!

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais e o Diretório Acadêmico Augusto Cançado Trindade (DACT) convida o corpo docente e discente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande para análise de bate do Relatório Gerencial do Curso, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de nossa Universidade.
Com base dos dados apresentados neste Relatório será possível construir considerações e contribuições para serem anexadas ao referido Relatório.
Esta atividade é de suma importância nos processos internos de qualificação da Universidade.

A atividade será realizada na segunda-feira, 4 de novembro, na sala 2104.

Orientamos que os interessados façam a análise prévia do Relatório Gerencial, disponível aqui.

No dia 27 de agosto, terça-feira, às 15h30, no Auditório do Campus de Santa Vitória do Palmar, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) terá a satisfação de receber o Prof. Thiago Rodrigues (UFF), que fará uma palestra intitulada "Genealogia e Agonismo como metodologia em Relações Internacionais".

 

Sobre o convidado:

Thiago Rodrigues é graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Relações Internacionais pela PUC-SP; com estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF é professor na Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É, atualmente, Coordenador do PPGEST/UFF. É pesquisador convidado do Ministério da Defesa com o projeto "O Brasil e a crise de refugiados mundial: o papel das Forças Armadas nesse contexto (2018-2019). Foi coordenador do projeto "Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil", financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq (2014-2016). É editor-assistente do journal International Political Sociology (IPS) e membro do corpo editorial de journals como IPS (ISA), Contexto Internacional (IRI-PUC Rio), Verve (PUC-SP). Parecerista ad hoc dos journals: Revista Brasileira de Política Internacional (IBRI), Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS), Latin American Research Review (LASA), Carta Internacional (ABRI), Revista Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), Revista da Escola de Guerra Naval (EGN), Austral (UFRGS). É professor convidado no MBA em Relações Internacionais da FGV/Rio. Membro ativo das associações: International Studies Association (ISA), Latin American Studies Association (LASA), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Parecerista ad hoc para FAPESP, FAPERJ e CNPq. Áreas de interesse: segurança internacional (ênfase América Latina), narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais.

Contamos com a participação de todos(as), inscrições no local.

 

 

 

Com dor e pesar comunicamos o falecimento de nosso aluno João Pedro de Almeida Rodrigues da Silva ocorrido na noite de sábado, 08.06. Nessa hora, a comunidade acadêmica do Curso de Relações Internacionais, discentes e docentes, abraça os colegas, amigos e, em especial, os familiares do João.

 

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais, seus Professores, Técnicos e Estudantes