O X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro foi realizado de 21 a 24 de junho de 2017, no CIDEC Sul, campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

O professor Felipe Kern Moreira participou da Organização do Evento como componente da Comissão Científica responsável por avaliar e organizar mais de uma centena de trabalhos científicos, entre apresentações orais e pôsteres, os quais serão publicados nos Anais do evento. O docente também foi moderador das apresentações de uma das áreas temáticas do evento sobre a "Percepção do Gerenciamento Costeiro pela Sociedade" e apresentou seus resultados de pesquisa sobre "A pesca marinha em pequena escala de  povos indígenas do Brasil no contexto da governança global dos oceanos".

O X Encogerco foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e os encontros objetivam promover a difusão de informações e a articulação entre a União, Estados e Municípios com limites marinhos e as entidades da Sociedade Civil, incluindo ONGs, universidades e seus pesquisadores professores e alunos, além de importantes setores da iniciativa privada.

Existe uma reconhecida interface entre as relações internacionais e o gerenciamento costeiro. O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús, participou da abertura do evento, com palestra em que lembrou a Conferência dos Oceanos, ocorrida no início deste mês na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. “Na ocasião, o Brasil apresentou compromissos voluntários de suma relevância: a estratégia nacional para combate ao lixo no mar; o planejamento espacial marinho; a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa (PROCOSTA)”, destacou.