Nos dias 24 e 25 de maio, os professores Felipe Kern Moreira e Luciano Vaz Ferreira participaram do III Congresso Brasileiro de Direito do Mar-CBDMar, na cidade do Rio de Janeiro, Palácio do Itamaraty. 
 
O professor Felipe Kern Moreira apresentou o trabalho "O contencioso Guyana vs Suriname sobre exploração de petróleo off shore: notas historiográficas (2000-2007)" e o professor Luciano Vaz Ferreira apresentou o trabalho "O regime internacional da pesca e a experiência de regulação da Antártida". Os trabalhos foram publicados na obra "Direito do Mar: reflexões, tendências e perspectivas, Volume 2", editado pela Editora D'Plácido (https://www.livrariadplacido.com.br/direito-do-mar-reflexoes-tendencias-e-perspectivas-volume-2.html)
 
Na manhã do dia 24 de maio, o professor Luciano Vaz Ferreira foi convidado a apresentar suas pesquisas sobre o regime jurídico da Antártida, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Guerra Naval-EGN. 
 
Os professores - que são membros fundadores do Instituto Brasileiro de Direito do Mar - IBDMAr -  avaliam que a participação no CBDMar expressa o potencial científico da Universidade Federal do Rio Grande que é uma instituição voltada para a pesquisa de temas costeiros e oceânicos. "A participação neste evento possibilita a efetivação de cooperação institucional a qual constitui uma importante rede de pesquisadores sobre o direito e a política para os mares e oceanos", observam os professores.