Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2018, ocorreu, na cidade de Rio Grande, a Semana Acadêmica do Direito com o tema como tema central os 30 Anos da Constituição Brasileira. Organizada pelo Diretório Acadêmico Rui Barbosa (DARB) e com o apoio da Faculdade de Direito (FADIR), buscou articular distintas atividades que contribuem para a melhoria e o aprofundamento dos estudos desenvolvidos em todos os cursos da Faculdade de Direito: Curso de Direito, Curso de Relações Internacionais, Curso de Especialização em Prática Jurídica Social - Residência Jurídica e Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social.

Com apoio da Faculdade de Direito e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FURG, um grupo de cerca de trinta estudantes se deslocaram do campus de Santa Vitória do Palmar e ficaram alojados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da universidade. Dentro da programação da Semana Acadêmica ocorreu ainda V Congresso Sul-Riograndense de Direitos Fundamentais - IV Seminário Internacional Direito e Justiça Social.

O evento contou com uma participação efetiva dos alunos contribuindo nos debates e nas formações das mesas do evento. Além disso, contribui para as trocas de conhecimento, para o fortalecimento das discussões nacionais e internacionais e ainda para integração dos cursos da FADIR.