No dia 6 de dezembro de 2018, o campus da FURG em Santa Vitória do Palmar recebeu a Profa. Dra. Luciana Rassier, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, que proferiu a conferência Pistas teóricas para o conviver na visão dos autóctones canadenses, atividade do Projeto de Extensão III Ciclo de Palestras de Relações Internacionais do Curso de RI.

A professora apresentou um estudo em que aponta as múltiplas configurações dos contatos culturais entre populações de diversas origens do Canadá, favorecendo as reflexões dos conceitos de inter, multi e transculturalismos e dando vozes, ainda que timidamente, aos autóctones na esfera pública. Rassier observou que paradimgas mais fluidos que provêm da cultura autóctone canadense trazem de volta visões de mundo que valorizam o respeito mútuo da coletividade.

Ao final da tarde, a professora Luciana ministrou o minicurso Decifrando a si e ao mundo: iniciação à Francofonia e à língua francesa, como forma de sensibilizar e incentivar a comunidade do Campus SVP à aprendizagem de francês, língua adicional que ainda não faz parte da rotina do campus.