O II Encontro de Pesquisas em Relações Internacionais ocorreu nos dias 07 e 08 de novembro no Campus de Santa Vitória do Palmar, organizado por alunos do curso de Relações Internacionais e o apoio importante de professores e alunos dos outros cursos do campus. Ele serviu para apresentar palestras, trabalhos de alunos da graduação e trocar conhecimentos com alunos de cursos de relações internacionais de todo o Rio Grande do Sul e alguns de outros estados brasileiros.

    Foram ao todo treze palestrantes externos que vieram da Unipampa, UFPEL, UFSM, UFSC e do campus Carreiros da FURG. Do próprio campus, compareceram 16 professores, pertencentes principalmente à RI, mas também ao demais cursos do campus. Junto deles, vinte alunos que realizaram grandes esforços durante os meses que antecederam os acontecimentos, além de diversos que auxiliaram nos dias do evento. Foram quase 300 inscritos, dois ônibus de alunos externos, números expressivo em um curso com 103 alunos - um evento com uma dimensão relevante para o curso e Santa Vitória do Palmar.

 

 

      Palestras

      O II EPRI contou com as seguintes palestras e falas, em uma troca ampla de experiências entre professores de todo o estado.

 

      Palestras I - 1º dia noite - 07/11/2019

Presidência: Fabiane Simioni (FURG)

A análise dos Sistema-Mundo e as Relações Internacionais: a contribuição de Immanuel Wallerstein por Charles Pennaforte (UFPEL)

Política externa energética das grandes potências por Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Institutos liberais no Brasil: novas formas de atuação estadunidense? por Camila Feix Vidal (UFSC)

Xenofobia estrutural no Estado brasileiro por Giuliana Redin (UFSM)  (EAD)

      

      Palestras II - 2º dia manhã - 08/11/2019

Presidência: Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

Desafios para a transição agroecológica: uma análise comparada Brasil e União Europeia por Felipe Franz Wienke (FURG)

A ascensão do conservadorismo global e seus reflexos no Brasil por Daniel Marchiori (UFPEL)

 

      Palestras III - 2º dia noite - 08/11/2019

Presidência: José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Quarenta anos de embates: o papel da República Islâmica do Irã no Oriente Médio e no sistema internacional por Renatho José da Costa (Unipampa)

Das traduções culturais e dos transplantes jurídicos por Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Há uma agenda internacional sobre consumo sustentável? por Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

RI e Rock: System of a Down e a luta pelo reconhecimento do Genocídio Armênio por Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

 

 

      Grupos de Trabalho

      Um número expressivo de alunos de todo o Rio Grande do Sul enviou trabalhos para o evento. Foram quase uma centena de trabalhos recebidos pelo evento, nas mais diversas áreas. Cada um dos GTs foi preenchido, mas alguns foram divididos em vários outros para garantir um número propício de trabalhos, que permitisse a discussão com a banca e os presentes. A ideia era não ter mais de dez trabalhos por banca, para que cada um contasse com ao menos 15 minutos de apresentação e um diálogo significativo. 

       Após aplicação do double-blind peer review method, foram aprovados 83 trabalhos para apresentação. Esses trabalhos dariam origem à presença de tantos alunos no evento. Durante as duas tardes, diversas salas de aula estavam cheias, tanto de apresentadores, quanto de alunos que vieram aos eventos e escolheram salas de aula para participar. 

       Agora, os trabalhos são publicados na forma de livros, fazendo com que a experiência de apresentar também possa contribuir com a carreira dos pesquisadores de graduação e pós-graduação que se fizeram presentes no dia do evento. Tudo feito por meio de edital público e sem nenhum custo (edital aqui), mesmo para os trabalhos que serão publicados. 

 

       Abaixo seguem os grupos (o link para os trabalhos pode ser acessado aqui): 

      GT 1 - I: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos nas áreas da História das Relações Internacionais e da Política Internacional. Serão aceitos trabalhos que versem sobre Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Política Externa e Comparada, Diplomacia e Segurança Internacional.

Banca: Wagner Silveira Feloniuk (FURG), Fernando Comiran (FURG)

      GT 1 - II: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Charles Pennaforte (UFPEL), Renatho José da Costa (Unipampa)

      GT 1 - III: Política externa e história das Relações Internacionais - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa), José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

      GT 2: Direito Internacional e Comparado - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionadas à dimensão jurídica das relações internacionais. Serão aceitos trabalhos sobre Organizações Internacionais, Regimes Internacionais, Direito Internacional (Público e Privado), Direito da Integração e demais áreas relacionadas ao plano jurídico global, internacional, regional e transnacional.

Banca: Daniel Lena Marchiori (UFSM), Felipe Kern Moreira (FURG), Carolina Belasquem de Oliveira Gomes (FURG)

      GT 3 - I: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Este Grupo do Trabalho está apto a receber trabalhos na área da Economia e do Comércio Internacional. Serão aceitos trabalhos nas áreas da Economia, nas mais diversas interfaces com o plano internacional (bilateral, multilateral, global, regional, transnacional), Comércio Exterior e internacionalização de empresas.

Banca: Jonatas de Oliveira (FURG), Michelle Macia Viana Martins (FURG), Ricardo Saraiva Frio (FURG)

      GT 3 - II: Economia e comércio internacional - 1º dia tarde - 07/11/2019

Banca: Alécio Romero Gonçalves (FURG), Ricardo Aguirre Leal (FURG)

      GT 4: Estudos de fronteiras - 2º dia tarde - 08/11/2019

Este Grupo de Trabalho está apto a receber trabalhos relacionados a pesquisas sobre aspectos sociais, econômicas e culturais de fronteiras tanto em sua dimensão político-física quanto simbólica. Serão aceitos trabalhos de diversas áreas do conhecimento relacionadas à temática de fronteiras, incluindo pesquisas multidisciplinares, integração regional, geografia, migrações, turismo e hospitalidade.

Banca: Melise de Lima Pereira (FURG), Luiza Machado da Silva (FURG), Amanda Muniz Oliveira (Unipampa)

      GT 5 - I: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área de Direitos Humanos e Teorias das Relações Internacionais enfatizando perspectivas críticas e/ou periféricas no estudo do internacional, dos Direitos Humanos e de áreas afins. Serão aceitos trabalhos a partir de abordagens neomarxistas como Teoria Crítica, Teoria da Dependência e Sistema Mundo; Feministas e Pós-Coloniais.  

Banca: Camila Feix Vidal (UFSC), Fabiane Simioni (FURG), Raphael de Boer (FURG)

      GT 5 - II: Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens - 08/11/2019

Banca: Kaciano Barbosa Gadelha (FURG), Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

      GT 6: Políticas públicas comparadas - 08/11/2019

Este grupo de trabalho está apto a receber trabalhos na área da análise de políticas públicas, preferencialmente a partir de uma abordagem metodológica comparada, ou seja, inserindo a possibilidade de cotejar experiências de dois países ou mais. Receberemos trabalhos que aprofundem o debate teórico e metodológico sobre as políticas públicas. Além disso, serão avaliados esboços que abordem setorialmente as políticas públicas, considerando por exemplo temas como saúde, meio ambiente, direitos humanos, energia, previdência e assistência social, judicialização, etc.

Banca: Joséli Fiorin Gomes (UFSM), Hemerson Luiz Pase (FURG), Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

      Publicação

      Os trabalhos apresentados serão divididos em livros e publicados pelo evento. Serão livros que apresentam os momentos de cada participante, o resultado de suas pesquisas. Cada livro contará com todas as características de um livro científico e necessário para auxiliar na carreira dos futuros internacionalistas. 

 

      Hospedagem Solidária

      Um dos aspectos mais relevantes do evento era garantir que os alunos de outras instituições interessados em participar pudessem fazer isso sem custos altos. A rede hoteleira iria absorver parte, mas alguns alunos deixariam de vir se tivessem que arcar com custos de estadia. Para resolver esse problema, foi desenvolvido um sistema de hospedagem solidária para quem fosse vir ao evento. Cerca de quarenta residências foram oferecidas, algumas recebendo mais de um aluno, e nenhum requisitante ficou sem espaço - todos puderam se hospedar na casa de outros colegas.

      O sistema foi feito com apoio de alunos, alguns com grande dedicação, que se aceitaram organizar os pedidos e colocar todas as pessoas em contato.

 

     Agradecimentos

     A realização do evento foi importante para o curso, uma forma de consolidação e de inserção em relação ao restante dos locais de estudos no Rio Grande do Sul. O principal agradecimento é aos alunos que ajudaram na organização - e sem citar nomes - alunos que ajudaram o auditório a funcionar, que se dividiram entre o Diretório Acadêmico e o evento, que auxiliaram na hospedagem solidária, que cuidaram das comidas durante o evento. Fica um agradecimento pela quantidade de trabalho e disposição investidas, em todas as horas auxiliando GTs, inscrições, aguardando na frente das salas para oferecer ajuda, trocando mensagens para garantir que tudo saíssem como desejado. Agradecimento também aos colegas do campus, professores e técnicos, que nos mais diversos atos nos meses antecedentes ajudaram a formar o evento e dar condições para que os dois dias ocorressem da maneira mais calma e adequada para um evento científico - da pintura do caminho do campus à instalação dos equipamentos no Miniauditório, muitos foram os apoios que dependiam de colegas, que estiveram lá. Por fim, um agradecimento grande a todos os professores do próprio curso, que deram apoio, ideias, ajudaram a estruturar cada momento do evento - e aqueles mais distantes, que do campus Carreiros deram o apoio de profunda valia, permitindo a vinda de palestrantes e diversas iniciativas do evento. 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto da V SARI, na noite anterior ao início do II EPRI)

 

 

 

Organização

Comitê Organizador

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comitê Científico

Camila Feix Vidal (UFSC)

Charles Pennaforte (UFPel)

Daniel Lena Marchiori (UFPel)

Fabiane Simioni (FURG)

Felipe Kern Moreira (FURG)

Fernando Comiran (FURG)

Flávio Augusto Lira Nascimento (Unipampa)

Gabriela de Moraes Kyrillos (FURG)

Giuliana Redin (UFSM)

Gustavo Castagna Machado (UFPEL)

Hemerson Luiz Pase (FURG)

José Carlos da Silva Cardozo (FURG)

Joséli Fiorin Gomes (UFSM)

Luciano Vaz Ferreira (FURG)

Renato José da Costa (Unipampa)

Wagner Silveira Feloniuk (FURG)

 

Comissões de Discentes das RI

 

Staff

Ariele Nunes Avila

Ana Flávia Ramos de Almeida

Beatriz Silva Alves

Brenda Mena Barreto Leal

Caroline Matos

Isabela Nunes Maroto

Kevin Nepomuceno Montemor

Sara Santos Ribeiro

Thobias de Souza Ferreira Estanislau

Zuri Damasceno

 

Acolhimento

Carlos Otaviano Passos

João Heitor Pereira

Josi Santini

Rebeca Alves V. de Macêdo

 

Patrocínio

Ahmad Hussein Musa

Rodrigo Rosales Tapia

Sara Nunes M. Alves

Stéphani Rodrigues

 

Mídia

Diuli Oliveira

Rafael Cavalcanti da Costa