O curso de bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG obteve o conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação para fins de reconhecimento do curso. A nota foi emitida pelo MEC após a avaliação presencial no curso que foi feira nos dias 02 e 03 de março, no Campus de Santa Vitória do Palmar. O Relatório de Avaliação foi divulgado no dia 12 de março e foi recebido de forma positiva pelos gestores da FURG, coordenadores de curso, direção do Campus de Santa Vitória do Palmar e direção da Faculdade de Direito, unidade esta responsável pelo curso.

   A nota 4 coloca o curso no patamar de avaliação de Conceito de Curso (CC) de respeitadas instituições de ensino superior que ofertam o bacharelado em Relações Internacionais, tais como, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Universidade Católica de Brasília-UCB, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Universidade Federal da Paraíba-UFPB e Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA.

   Nos próximos dias, a Coordenação de Curso em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante e com as instâncias superiores farão reuniões de avaliação da visita in loco e do Relatório Final de Avaliação. O curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, é ofertado desde 2015 no campus de Santa Vitória do Palmar e já formou duas turmas. Resultante do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI, o curso de Relações Internaconais é caracterizado pelo esforço de interiorização, integração regional e internacionalização do ensino superior tendo em vista que está localizado na fronteira com o Uruguai e a 224 quilômetros do Campus Sede da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.