As atividades presenciais na FURG continuam suspensas por tempo indeterminado, conforme a última atualização do Plano de Contingência da instituição e Portaria 0723/2020 do gabinete da Reitora, mas o Comitê de Monitoramento do Coronavírus segue avaliando a evolução da pandemia e o planejamento institucional para a retomada segura das atividades em período oportuno. Em reunião por videoconferência na manhã desta sexta, 8, o grupo aprovou o formato e as atribuições de duas comissões, sendo uma para o planejamento acadêmico e outra voltada à proteção e cuidado.

Com a portaria 0717/2020, de 30 de abril, a reitora já instituiu a Comissão de Proteção e Cuidado, que deverá dimensionar as necessidades de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para a comunidade universitária, definir critérios para a utilização dos espaços físicos da universidade e ainda fazer o levantamento e organização da logística de higienização e limpeza que serão necessários aos espaços quando do retorno.

Já a composição e as atribuições da Comissão para o planejamento acadêmico serão discutidas na próxima segunda, 11, com os coordenadores de cursos da FURG, por videoconferência, durante reunião do Comitê de Graduação (Comgrad) e da Pró-reitoria de Graduação.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus também aprovou uma terceira frente de planejamento, com o objetivo de programar uma estratégia de triagem para estudantes que estão em outros municípios e que devem retornar à universidade quando forem retomadas as atividades presenciais. Este grupo de trabalho também estabelecerá protocolos para minimizar a eventual importação do vírus de outros estados e municípios.

As comissões devem trabalhar na proposta de diretrizes durante o mês de maio, a partir das contribuições da comunidade universitária, para que em meados de junho a proposta de plano para retomada segura possa ser avaliado pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos pelos Conselhos Superiores da universidade.

 

Fonte: https://www.furg.br/en/coronavirus-noticias/furg-se-prepara-para-novo-cenario-mas-ainda-sem-a-previsao-de-retorno-das-atividades-presenciais