Temos a honra de anunciar o III Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China com o tema "O Sul Global no contexto da Disputa Hegemônica China-EUA". O evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2020 e está sendo realizado pelo Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco (IEASIA/UFPE).

 

A RBChina começou a se articular em novembro de 2017, e consolidou uma rede com mais de 200 pessoas dentre acadêmicos(as), diplomatas, advogados(as), jornalistas, artistas, empresários(as) e estudantes, espalhados(as) pelos diversos estados brasileiros e em outros países. É uma rede em processo de ampliação, que tende a ser um importante fórum nacional dedicado à China. Já foram realizados dois encontros nacionais, o primeiro em 2018, na cidade de Belo Horizonte, e o segundo em Campinas, no ano seguinte. Em 2018, o evento teve o apoio da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizade do Povo da China com os Países Estrangeiros, que organizaram a vinda ao Brasil de acadêmicos chineses. Em 2019, o Encontro contou com a participação de pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) através do Centro CASS – Unicamp de Estudos sobre a China.

 

Em 2020, o Encontro Nacional da RBChina ocorreria de maneira presencial na cidade de Recife, porém, devido à pandemia de Covid-19, será realizado no formato virtual. Além de acadêmicos(as) das principais universidades brasileiras, também participarão do encontro pesquisadores(as) da China Foreign Affairs University, Shanghai Jiao Tong University e do Shanghai Institute for Foreign Policy Studies.

 

O evento será completamente online e gratuito, composto por palestras e debates com convidados(as) de vários estados do Brasil e universidades chinesas. A programação completa e outras informações sobre a transmissão do encontro serão divulgadas em breve.

 

As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/3bX1QML.