Vinculado ao Curso de Relações Internacionais da FURG, o Projeto de Ensino intitulado “Literatura e Relações Internacionais”, coordenado pelo prof. Dr. Antônio Guimarães Brito e composto por doze estudantes do curso, teve como objetivo a leitura orientada de clássicos da literatura para compreender as relações internacionais.

As obras foram propostas pelo professor para o grupo de trabalho, que se comprometia em realizar a leitura de 01 clássico e, mensalmente, discuti-lo em reunião virtual com todos os integrantes. O percurso durou 12 meses, e ao todo, foram debatidos e analisados 11 clássicos da literatura mundial, criticamente.

Os livros escolhidos foram: a Amante - Marguerite Duras; a Metamorfose – Franz Kafka; Robinson Crusoé - Daniel Defoe; Frankenstein – Mary Shelley; Perseguição e Cerco a Juvência Gutierrez – Tabajara Ruas; Mundo do Fim do Mundo – Luís Sepúlveda; o Senhor das Moscas – Willian Golding; Pedro Páramo – Juan Rulfo; a Peste – Albert Camus; Dom Quixote – Miguel de Cervantes; o Alienista – Machado de Assis.

O projeto foi uma experiência gratificante para todos (as) e teve como resultado a publicação do livro “Diálogos entre Relações Internacionais e Literatura: da Palavra Escrita à Crítica Internacionalista”, organizado por Antônio Guimarães Brito. A obra foi lançada pela editora ZION e conta com 11 capítulos escritos por quem integrou o projeto, cada qual corresponde a um clássico literário, refletindo sobre temas diversos das relações internacionais, tais como teorias realista, decolonial e da interdependência complexa, a condição dos refugiados, as fronteiras, os direitos humanos, o direito humanitário, a geopolítica, entre outros.