Antonio José Guimarães Brito

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2010). Mestre em Direito na área de concentração em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2004). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande, RS. Pesquisa Antropologia do Direito, Antropologia nas Relações Internacionais, Direitos Humanos e Diversidade, Pensamento Decolonial Latino Americano, Ecologia Política. Tema central: Civilização e Barbárie. Leciona as seguintes disciplinas: Antropologia do Direito, Sociologia Jurídica, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado, Ciência Política, Relações Internacionais e América Latina, Teoria e Historia das Relações Internacionais.. Foi professor nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa (2015 a 2018)) e nos cursos de Direito e Relações Internacionais e no Programa de Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal da Grande Dourados (2010 a 2015). Professor aprovado em 2015 para ingresso como membro permanente no programa de mestrado em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do projeto Internacional edital Abdias Nascimento/CAPES Brasil e Equador (2016) e membro do projeto internacional edital AULP/CAPES Moçambique (2014). E-mail: tombrito@yahoo.com

 

 

fabica siminoni

Fabiane Simioni

 Doutora em Direito pela UFRGS (2015). Professora adjunta no curso de graduação em Relações Internacionais (FURG/Campus SVP) e professora colaboradora no Mestrado em Direito e Justiça Social (FADIR/FURG). Tem experiência em ensino e pesquisa nos temas: relações de gênero, acesso à justiça, direito internacional dos direitos humanos, direitos sexuais e direitos reprodutivos, educação jurídica, metodologia de pesquisa empírica em direito. E-mail: fabe.simioni@gmail.com.

 

 

Felipe Kern Moreira

Doutor (2009) e Mestre (2004) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília-UnB. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2001). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro - PPGC/FURG. Áreas de interesse: Poder e Normas nas Relações Internacionais; Direito Internacional; Governança Global dos Oceanos; Legitimidade; Identidade e Relações Internacionais e Povos Indígenas e Relações Internacionais. E-mail: felipe.kern@gmail.com.

 

 

Fernando Comiran

Possui graduação em História - LP pela Universidade de Passo Fundo (2005). É Mestre em História pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2008) e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018), tendo realizado estágio doutoral junto ao Departamento de História Contemporânea da Universidad Complutense de Madrid (2015-2016). É Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), junto à Faculdade de Direito e atuando na área de História da Política Externa Brasileira e das Relações Internacionais. Possui interesse nas áreas de História da Política Externa Brasileira, História Iberoamericana e História das Relações Internacionais, especialmente, ao estudo do Congresso de Viena, seus atores e relações globais: e-mail fernandocomiran@gmail.com. 

 

 

 

Gabriela de Moraes Kyrillos

Professora Adjunta (Dedicação Exclusiva) dos Cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Co-Líder do Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Interacionais (INDERI) - CNPq/FURG. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  e realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da FURG. Mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas e graduada em Direito pela FURG. Tem desenvolvido pesquisas que versam sobre Gênero, Feminismos, Interseccionalidade, Decolonialidade, Política Externa e Direitos Humanos. 

E-mail: gabrielamkyrillos@gmail.com

 

 

bitisa mascarenhas

Helena Beatriz Mascarenhas de Souza

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1992), habilitação Português-Inglês, graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Educação. Professora de Letras/Inglês do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuante no Campus de Santa Vitória do Palmar. E-mail: bitisamascarenhas@hotmail.com.

 

 

hemerson pase luiz

Hemerson Luiz Pase

Doutor em Ciência Política (2006) e Mestre em Desenvolvimento (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Graduado em Filosofia (1992). Foi professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) e pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU). Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURGl). Atua na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em cultura política, análise de políticas públicas, política comparada e metodologia de pesquisa. Tem experiência em pesquisa de opinião e pesquisa eleitoral. Temas de principal interesse: políticas públicas, política comparada, capital social, desenvolvimento, cultura política e opinião pública, direitos humanos e políticas compensatórias. E-mail: hemerson.pase@gmail.com.

 

 

JORGE FURG

Jorge Alberto Orellana Aragon

Doutor em Economia (com ênfase em Economia do Desenvolvimento) no PPGE/UFRGS possui também um Mestrado em Economia (com ênfase em Economia Aplicada) no PPGE/UFRGS e um Mestrado em Finanças pela URL. Suas áreas de concentração de pesquisa são economia internacional e finanças internacionais, economia regional e urbana, teoria da integração dos blocos econômicos internacionais e por último, tem interesse em começar a pesquisar a área da economia da paz e defesa e da historia e filosofia do pensamento conservador e tradicionalista. Atualmente trabalha como Professor Adjunto de Economia Internacional do ICEAC/FURG no Campus Santa Vitória do Palmar, Estado de Rio Grande do Sul (RS). E-mail:  jorgealbertoorellana@gmail.com.

 

 

José Carlos da Silva Cardozo

Historiador, Sociólogo e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e Comércio Exterior e no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História. Graduado em História (pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, instituição Jesuíta de ensino, campus São Leopoldo/RS) e Graduado em Ciências Sociais (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, instituição Pública de ensino, campus Porto Alegre/RS), Especialista em Docência Universitária (pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, instituição Adventista de ensino, campus Engenheiro Coelho/SP), Mestre e Doutor em História Latino-Americana, tendo realizado estágio pós-doutoral em História Latino-Americana (UNISINOS). Atualmente, cursa Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia (UNISINOS, campus Porto Alegre/RS). Tem experiência nas áreas de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL) e do Grupo de Trabalho da ANPUH-RS História da Infância e da Juventude. Foi um dos criadores e é, desde 2009, Editor da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS). É parecerista de vários periódicos e tem trabalhos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior.

E-mail: jcardozo@furg.br.

 

 

 

Livia Madeira Triaca

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2011), Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (2014) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2018). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC/FURG) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPel). Na área de Economia tem interesse em pesquisas quantitativas, com foco em: Economia da Saúde, Desigualdade Socioeconômica e Avaliação de Políticas Públicas. e-mail: liviamtriaca@gmail.com 

 

 

Luciana Pereira Vaz

Possui graduação em LETRAS / LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Pós Graduação em Libras pela Uniasselvi (2017). Atua como professora de LIBRAS na Universidade Federal de Rio Grande/RS no campus de Santa Vitória do Palmar/RS. Com experiência de professora de LIBRAS em cursos oferecidos pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA e professora de LIBRAS substituta em cursos de alfabetização em LIBRAS ministrados no 4º Regimento da Polícia Militar de Porto Alegre, 4º RPMON, Atuou como avaliadora em banca examinadora de instrutores e intérpretes na Unilasalle e como palestrante em feira do livro de Porto Alegre e de turmas da disciplina EDU 03052 na UFRGS, instituição na qual já atuou também como monitora da disciplina de LIBRAS. Também como monitora, atuou, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na UFRGS à disciplina Aquisição da Linguagem do curso de graduação em Letras - LIBRAS. E-mail: lucianavazzz85@hotmail.com.

 

 

 

Pedro Henrique Soares Leivas

Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da mesma Instituição. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Economia Regional, Economia da Saúde e Econometria Aplicada (Microeconometria, Econometria Espacial e Avaliação de Políticas Públicas).

E-mail: pedroleivas@furg.br  

 

 

 

Rafael Mesquita Pereira

Professor de Comércio Exterior, possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (2013) e Doutorado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (2019). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e métodos quantitativos aplicados à economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho, Economia da Discriminação, Capital Humano e Microeconometria. E-mail: rafaelmesquita@furg.br

 

 

 

 

Raphael Albuquerque de Boer

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005), Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutorado em Letras Inglês (Estudos Literários e Culturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Em 2012 esteve como aluno pesquisador, em seu doutorado sanduíche CNPQ supervisionado pela professa Laura Mulvey, Birkbeck College, London. É atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem pós-doutorado, na área de Cinema e Gênero, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná-UTP. (2015) Tem também experiência na área de Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira/Adicional , no Ensino a Distância dos cursos de graduação Letras Inglês e Português da UFSC (como professor, tutor e professor conteudista, autor de três livros: Literatura Ocidental e Literaturas de Língua Inglesa). Seus interesses de pesquisa são na área de linguagens e Políticas de Representações no cinema e outras mídias. E-mail: raphaelfurg@gmail.com.

 

 

 

Ricardo Aguirre Leal

Professor de Comércio Exterior, economista e atualmente professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em Economia (ênfase em Economia Aplicada) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de Macroeconomia, principalmente nos seguintes temas: Economia Monetária, Ciclos Econômicos e Macro-Ambiental. E-mail: ricardo.leal@furg.br.

 

 

 

Wagner Silveira Feloniuk

Professor Adjunto de Direito Constitucional no Curso de Relações Internacionais (2019) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorado (2013-2016), mestrado (2012-2013), especialização (2011) e graduação (2006-2010) em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado na Mediterranea International Centre for Human Rights Research, Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria/Itália (2021). Coordenador do Projeto de Pesquisa: Observatório do Sistema Judiciário Brasileiro. Pesquisador dos projetos CAPES: A formação de ordens normativas no plano internacional, Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião. Organizador dos Ciclos de Palestras das Relações Internacionais/FURG, Direito/UFRGS, PPGH/FURG e História e Direito/ANPUH, do Congresso Direito e Cultura (2014-2021). Organizou e palestrou em eventos na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Uruguai. Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ex-Editor da Cadernos de Pós-Graduação do Direito/UFRGS e Revista da Faculdade de Direito da UFRGS. Membro da Associação Nacional de História, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, Associação Brasileira de Editores Científicos, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e do ST História e Direito da ANPUH/RS. Áreas de Pesquisa: Direito Constitucional, História do Direito. E-mail: wf@furg.br.

Wellington Freire Machado

Professor Adjunto da área de língua espanhola - Instituto de Letras e Artes/FURG-SVP. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, com período sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e estágio no grupo GALABRA (Galiza/Portugal/África/Brasil). Graduado em Letras Português/Espanhol (2007-2010) e Mestre em História da Literatura (2012), foi pesquisador CNPq (2009-2012) e CAPES (2013-2016). Atualmente, investiga práticas de ensino de espanhol instrumental e para fins específicos. Possui experiência docente em nível superior, com ênfase no ensino de língua e literaturas de língua espanhola. Foi professor do Curso de Letras Espanhol à distância da Universidade Federal de Pelotas (2018) e também da Pós Graduação em Língua e Literatura da FURG (2019). Por encomenda do Centro Universitário Leonardo da Vinci escreveu os seguintes livros acadêmicos: Linguística aplicada à língua espanhola (2017, 234p. ISBN: 9788551501177), Linguística aplicada à língua espanhola II (2018. 212p. ISBN: 9788551501795), Estudos literários da língua espanhola (2018, 176p. ISBN: 9788551502075), Literatura hispânica I (2019, ISBN 978-85-515-0250-1) e Técnicas de tradução em língua espanhola (2019 ISBN 978-85-515-0250-1). Fundou e também foi coordenador geral da Associação de Pós Graduandos da FURG (2011-2014). Já organizou ou colaborou na organização de mais de 30 eventos acadêmicos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, assim como consultoria ad hoc a revistas acadêmicas, projetos de extensão e tradução em livros e revistas. No âmbito da pesquisa, interessa-se pelos seguintes temas: ensino de língua espanhola; relações interculturais em sala de aula; teoria da história da literatura, construtivismo radical e teorias sistêmicas.