Antonio José Guimarães Brito

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Professor Associado IV na Universidade Federal do Rio Grande, Curso de Relações Internacionais, RS. Professor do Programa de Mestrado Segurança Cidadã na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. Professor do Programa de Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/FURG. Professor Colaborador na Universidade de Évora e Universidade dos Açores (Programa de Doutorado em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos). Pesquisador colaborador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade - CEPESE da Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Pesquisador colaborador do Instituto Galego de Análise e Documentacion Internacional. Pesquisa e Leciona Direitos Humanos; Direito Ambiental e Climático, Direitos dos Povos Indígenas; Direito Internacional, Direito Agrário, Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado; Antropoceno; Pachamama; Sociedade de Risco; Racismo Ambiental; Mudanças Climáticas, Estado e Civilização; Consumismo, Meio Ambiente e Felicidade; Decolonialidade. Coordenador do projeto Internacional edital Abdias Nascimento/CAPES Brasil e Equador (2016) e Membro do projeto internacional edital AULP/CAPES Moçambique (2014). Coordenador do Grupo de Pesquisa/CNPq GREDHA - Grupo de Pesquisa em Ecologia Politica, Direitos Humanos e Antropologia (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4655113865012629). Coordenador do projeto de pesquisa Direito Ambiental no âmbito do MERCOSUL . Escritor. Autor e organizador de dez obras.

E-mail: tombrito@yahoo.com

 

 

 

Cíntia Amaral Pinto Cezar

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande (2011), mestrado em Organizações e Mercados pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

E-mail: 
cintiapcezar@gmail.com

 

 

 

 

Daniel Rei Coronato

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) em 2017, Mestre em Ciências Sociais (área de concentração: Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2011). Pós-doutorado em Estudos Estratégicos na Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF).Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande e pesquisador do LAHPIS - Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST-UFF). Tem interesse e experiência nas áreas da História da Política Externa Brasileira e Segurança Internacional, assim como temas vinculados aos processos de state-building na América Meridional.

E-mail daniel_coronato@hotmail.com

 

 

 

 

Fernando Comiran

Possui graduação em História - Licenciatura Plena - pela Universidade de Passo Fundo (2005) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Assis (2008) na Linha de Pesquisa, "Política: ações e representações", com projeto na área de História Ibero-americana. É Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na Linha de Pesquisa "Sociedade, Política e Relações Internacionais" com estágio doutoral "sanduíche" na Universidad Complutense de Madrid. É Professor Adjunto de História das Relações Internacionais e de História da Política Externa Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

E-mail fernandocomiran@gmail.com

 

 

 

 

Gabriela de Moraes Kyrillos

Professora adjunta de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordena o Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI) - CNPq/FURG. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), graduada em Direito (FURG) e em Relações Internacionais (UNINTER). Realiza Doutorado em Ciência Política na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), coordenadora da região Sul da AT de Feminismos, Gênero e Sexualidade (2025-2027). Tem desenvolvido pesquisas que versam sobre feminismos, gênero, movimentos sociais transnacionais, interseccionalidade e decolonialidade.

E-mail: gabrielamkyrillos@gmail.com

 

 

 

Gustavo Henrique Feddersen

Professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador e ex-presidente do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Foi pesquisador visitante na National Chengchi University em Taipei pelo Programa Taiwan Fellowship 2018. Possui graduação em Relações Internacionais (2013) e mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais (2016), ambos pela UFRGS. Seu foco de pesquisa principal é na dinâmica geopolítica envolvendo a questão de Taiwan no Leste Asiático, desdobrando-se para o contexto político e securitário do complexo regional e para a configuração de polaridade e polarização internacional.

E-mail: gustavo.feddersen@gmail.com

 

 

   

 bitisa mascarenhas

 

Helena Beatriz Mascarenhas de Souza

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1992), habilitação Português-Inglês, graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Estágio Pós-Doutoral com bolsa no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2014-2015). Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Educação. Professora de Letras/Inglês do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuante no Campus de Santa Vitória do Palmar.

 E-mail: bitisamascarenhas@hotmail.com

 hemerson pase luiz

 

 

Hemerson Luiz Pase

Doutor em Ciência Política (2006) e Mestre em Desenvolvimento (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Filosofia (1992) pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (FAFIMC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e atual coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Editor da Campos Neutrais: Revista Latino-Americana em Relações Internacionais. Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP). Atuou como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência em pesquisa de opinião e eleitoral. Temas de interesse: ciência política, políticas públicas, política comparada, capital social, desenvolvimento, cultura política, opinião pública, direitos humanos e políticas compensatórias.

E-mail: hemerson.pase@gmail.com

 

 JORGE FURG

 

 

Jorge Alberto Orellana Aragon

Doutor em Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS (PPGE/UFRGS); mestre em Economia, com ênfase em Economia Aplicada, também pelo PPGE/UFRGS; e mestre em Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade Rafael Landívar (FCEyE/URL). Possui ainda um curso de pós-graduação no Programa de Estudos Superiores em Economia do Banco Central, ministrado pelo Centro de Estudos Monetários da América Latina (CEMLA), em parceria com a Universidade Rafael Landívar (URL) e o Banco Central da Guatemala (BANGUAT), além de um curso de atualização em métodos quantitativos e teoria econômica, oferecido pelo BANGUAT. É graduado em Marketing e em Economia, ambos os cursos realizados na URL. Suas áreas de concentração em pesquisa incluem macroeconomia aberta e finanças internacionais, economia regional e urbana, teoria da integração e blocos econômicos internacionais. Recentemente, passou a dedicar-se também à literatura econômica voltada para a economia de defesa e à história do pensamento conservador e tradicionalista hispânico.Possui experiência como analista em pesquisa de marketing, com ênfase em estudos quantitativos. Atuou como servidor público na Superintendência de Administração Tributária da Guatemala (SAT), exercendo funções na área de comércio internacional e procedimentos aduaneiros, com foco na avaliação e classificação de mercadorias, segundo as regulamentações da Organização Mundial do Comércio (OMC). Posteriormente, trabalhou como analista econômico na Secretaria de Análise Estratégica da Presidência da República da Guatemala (SAE). Atualmente, é professor adjunto do curso de Comércio Exterior do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG), no campus de Santa Vitória do Palmar, e professor associado do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGE/FURG), ambos no Estado do Rio Grande do Sul (RS).

E-mail:  jorgealbertoorellana@gmail.com

 

 

 

 

José Carlos da Silva Cardozo

Historiador pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Cientista Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Doutorado e Pós-Doutorado em História Latino-Americana. Desde 2016, é Professor Adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lecionando nos cursos de graduação em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Também atua como Professor, Pesquisador e Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-FURG), Mestrado e Doutorado, atualmente ocupando a função de Coordenador (2025-2026). É um dos fundadores e Editor-chefe da Revista Brasileira de História e Ciências Sociais (RBHCS), classificada pelo Sistema Qualis Capes com o estrato A2. É membro ativo da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL), do Grupo de Trabalho da ANPUH-Brasil sobre História da Infância e da Juventude, e pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. É supervisor do projeto de extensão "Pode Falar - Unicef", uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a FURG. Atuou como membro da Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da CAPES entre 2017 e 2020. Membro do Comitê de Assessoramento de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS (Biênio 2025-2026). Entre 2020 e 2025, foi membro do Conselho Universitário (CONSUN) da FURG e, atualmente, é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) da FURG (2025-2026), Membro do Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG (Triênio 2025-2027) e ocupa o cargo de Presidente da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) na gestão 2024-2026.

E-mail: jcardozo@furg.br

 

 

Livia Madeira Triaca

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2011), Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (2014) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2018). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC/FURG) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPel). Na área de Economia tem interesse em pesquisas quantitativas, com foco em: Economia da Saúde, Desigualdade Socioeconômica e Avaliação de Políticas Públicas.

E-mail: liviamtriaca@gmail.com

 

 

 

Luciana Pereira Vaz

Possui graduação em LETRAS / LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), Pós Graduação em Libras pela Uniasselvi (2017) e MESTRA da Educação em UFRGS. Atua como professora de LIBRAS na Universidade Federal de Rio Grande/RS no campus de Santa Vitória do Palmar/RS, onde exerce atividades de orientadora, palestrante, examinadora e organizadora de eventos em sua área de atuação. Com experiência de professora de LIBRAS em cursos oferecidos pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA e professora de LIBRAS substituta em cursos de alfabetização em LIBRAS ministrados no 4 Regimento da Polícia Militar de Porto Alegre, 4 RPMON, Atuou como avaliadora em banca examinadora de instrutores e intérpretes na Unilasalle e como palestrante em feira do livro de Porto Alegre e de turmas da disciplina EDU 03052 na UFRGS, instituição na qual já atuou também como monitora da disciplina de LIBRAS. Também como monitora, atuou, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na UFRGS à disciplina Aquisição da Linguagem do curso de graduação em Letras - LIBRAS.

E-mail: lucianavazzz85@hotmail.com

 

Pedro Henrique Soares Leivas

Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada-PPGE-FURG. Coordenou o PPGE-FURG de 2020 a 2022, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Economia Azul e atua na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Economia Regional, Economia da Saúde, Meio Ambiente e Econometria Aplicada (Microeconometria, Econometria Espacial e Avaliação de PolíticasPúblicas).

E-mail: pedroleivas@furg.br 

   

Rafael Mesquita Pereira

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), Mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (2013) e Doutorado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande e está realizando Pós-Doutorado na Escola de Economia da Universidade de Surrey, no Reino Unido. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e métodos quantitativos aplicados à economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho, Economia da Discriminação, Capital Humano, Microeconometria e Economia Internacional. 

E-mail: rafaelmesquita@furg.br

   

Raphael Spode

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2005), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UnB (2007) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UnB (2018), na área de concentração em Política Internacional. Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa em Direito Internacional (2019). É co-organizador de Abordagem Clássica das Relações Internacionais (Conceito, 2012) e co-autor de Hobbes e Locke nas Relações Internacionais (Juruá, 2013) e Relações Internacionais para um mundo em mutação: policentrismos e diálogo transdisciplinar (2020). Lecionou, pesquisou e orientou no curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2008-2010), como professor celetista. Foi coordenador do curso de Relações Internacionais na mesma instituição (2009-2010). Lecionou no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2011), como professor substituto. Lecionou no curso de Especialização em Relações Internacionais e Diplomáticas da América do Sul da Universidade Católica de Brasília-UCB/DF (2013). Foi professor titular do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (CEUB/2014-2023), Campus Asa Norte e Taguatinga e coordenador do curso de Especialização em Análise de Cenários Políticos, Resolução de Conflitos e Negociações para a Paz (2019-2023), na mesma instituição. Concebeu e coordenou o projeto de extensão "Balcão do Refugiado" do Centro Universitário de Brasília (CEUB/2021-2023) . Atualmente, é professor efetivo do curso de Relações Internacionais da Universidade do Rio Grande (FURG), com atuação no campus de Santa Vitória do Palmar/RS. Atua nas seguintes linhas temáticas: Teoria das Relações Internacionais e História do Pensamento Político e Jurídico

E-mail: raphael.spode@furg.br