Foi na primeira turma de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que surgiu a vontade de criar-se um Diretório Acadêmico para representar os interesses do curso. Os estudantes foram bastante estimulados e apoiados pelos professores, e desse modo, um grupo de graduandos se reuniram a fim de organizar a fundação dessa instituição formal, para que fossem ouvidas as reivindicações estudantis para o desenvolvimento do curso.

Os anos se passaram, gestões foram trocadas até chegarmos em 2020, um ano no qual os estudantes precisaram, mais do que em qualquer outro período, de maiores estímulos para se engajarem na universidade em meio a um cenário pandêmico. A nossa gestão já vivia nos sonhos da Coordenadora Geral, Emilly Mello e do Coordenador de Relações Públicas, João Heitor Pereira, desde 2019, onde vislumbravam poder fazer parte do movimento estudantil e apoiar não somente as demandas do curso, mas dos estudantes daquele ambiente, que são quem possibilitam a existência do nosso curso de Relações Internacionais em Santa Vitória do Palmar (carinhosamente, SVP).

Chegamos em 2020 e nos juntamos, sempre priorizando ter estudantes diversos, tanto de gênero, raça e classe, quanto de semestres da universidade, para construir uma gestão que abrangesse lentes e histórias diversas! Sendo assim, o convite foi feito a Dara Keren, Pâmela Monteiro, Sara Nunes e Sara Ribeiro. Se juntar com amigos proativos para fazer o movimento estudantil se fortalecer foi algo enriquecedor! Então nos inscrevemos no edital, fizemos uma baita campanha eleitoral, e, mesmo sendo chapa única, tivemos engajamento dos estudantes do curso para votarem. Logo, no dia 8 de Setembro de 2020, foi realizada a nossa cerimônia de posse, nos tornando a nova gestão do até então “DACT”, Diretório Acadêmico Cançado Trindade.

No início de nossa gestão nossos olhos já brilhavam e tivemos várias ideias a fim de potencializar o que já havia sido construído pelas gestões anteriores. Nossos primeiros feitos foram atualizar o Estatuto, que se encontra disponível no site de RI da FURG; realizar Assembleia Geral para uma troca maior com os graduandos do curso; alinhamento mensal com a coordenação; alocar demandas dos estudantes com sugestões de palestras para o ciclo de palestras e atualizar o nome de nosso homenageado e toda a identidade visual do diretório.

Seguindo a linha de raciocínio, a identidade do diretório acadêmico de relações internacionais (DARI) foi um tópico importante na agenda da atual gestão, então realizamos uma pesquisa com os alunos regularmente matriculados no curso, por meio de um formulário, 2 no qual era possível propor uma sugestão para o novo nome do DARI, ou optar por sugestões previamente selecionadas. Tanto no formulário, quanto na assembleia, nos preocupamos em garantir uma boa representação para o DARI e prezamos por um diálogo aberto. Diante disso, Gayatri Chakravorty Spivak, mulher, teórica e crítica indiana torna-se nossa nova homenageada do DARI FURG! Nas RI Gayatri Spivak coloca em prática os discursos pós-coloniais e de minorias do sistema, principalmente por ser uma mulher não ocidental em um campo eurocêntrico que se apropria e crítica histórias que não lhe pertencem. A obra mais famosa de Spivak é “Pode o Subalterno Falar?”. Acreditamos que considerar uma história única é apagar outras narrativas que acontecem em conjunto a essa história singular, então nada mais válido do que ter Gayatri Spivak como nova homenageada!

Com uma gestão alinhada, identidade nova, e muito desejo de se engajar na universidade, estávamos prontos para trazer novidades jamais antes vistas. Desse modo, principalmente por estarmos em um período EAD, tivemos o entendimento logo cedo de que plataformas virtuais seriam a nossa ferramenta fundamental para criarmos laços cada vez mais fortes com os graduandos, e ainda saberem com quem podem contar para assuntos que os representem dentro da universidade. Logo, a gestão DARI Spivak é marcada por muito diálogo nas redes sociais.

O primeiro evento que desenvolvemos, junto de staffs pré-selecionados, foi a 6ª edição da tão esperada Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI), realizada entre os dias 23 a 25 de Fevereiro de 2021. Neste ano, o eixo temático discutido foi o Sul Global, com um foco especial na subalternidade. O evento foi aberto a todos os cursos e instituições, e além das tradicionais palestras ele contou com dois minicursos diferentes, ministrados por especialistas durante 2 dias, gerando certificação.

Somada ao sucesso da 6ª edição da SARI, o DARI Spivak também trouxe parcerias incríveis durante sua jornada. Desenvolvemos parceria com a Vértice Internacional (@verticeinternacional), uma empresa de consultoria de Comércio Exterior, Negócios Internacionais e Relações Internacionais, que disponibilizou descontos especiais nos seus cursos, com uma gama de conteúdo incrível; Também nos tornamos parceiros da Escola Superior de Relações Internacionais (@relacoesint), que ofereceu 50% de desconto em todos os seus cursos livres; Somado a eles, tivemos a honra de nos aliar à Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais - ANAPRI, que tem como objetivo defender e representar os internacionalistas, bem como levar o reconhecimento da profissão a todo país.

Por fim, algo que nos orgulhamos imensamente é a criação do Guia do Calouro. Sabemos a importância que é ter acesso a um material tão completo como esse, quando não 3 se conhece absolutamente nada sobre a faculdade. Nele há informações como calendário acadêmico; história da furg; nosso campi; como chegar em SVP; história do curso de RI; como ter acesso a auxílios e bolsas; atividades extracurriculares; eventos; como fazer intercâmbios acadêmicos; valor de aluguel; entre outras muitíssimas coisas! Foi criado com muitas reuniões da comissão de mídia, e com toda certeza, com muito carinho.

Foi uma jornada linda. Muitas pessoas envolvidas e mesmo em um cenário atípico, muito difícil e com muitas perdas, nós seguimos fortes e nos apoiando, porque de nada seria o nosso diretório acadêmico de relações internacionais sem a alegria, empenho, dedicação, união, e muitos outros adjetivos, que todes se propuseram a compartilhar!