Divulgamos cursos online e gratuitos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IF/RS). Para maiores informações acesse o link abaixo:

https://moodle.ifrs.edu.br/ 

[RSVG] CHAMADA DE ARTIGOS - EDITAL N° 2/2022

Ficamos felizes de informar que a Revista Res Severa Verum Gaudium estará recebendo artigos para submissão até o dia 18/02/2023. Serão aceitos artigos relacionados a todas as áreas do Direito, e em português, inglês e espanhol.

Para mais informações, acesse o Edital de Seleção de Artigos aqui: https://drive.google.com/file/d/1JYm14nm7c3sxUJCxY8jkbEM8l8M3KTKH/view?usp=sharing

 

Curso de Relações Internacionais da FURG

Este é o site do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inaugurado em 2015, conta com a oferta anual de 45 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso sempre no primeiro semestre letivo. O curso é vinculado à Faculdade de Direito (FADIR), estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha. Trata-se de um local marcado historicamente pela proeminência das relações internacionais. Isto inspirou o lema do curso, “O Sul é o Nosso Norte” (em latim, Australis Nostrum Borealis Est), o que demonstra a intenção de pensar e discutir a ciência das relações internacionais em uma perspectiva diferenciada, que contempla a pluralidade de ideias e a postura crítica.

 

 

 

Notícias

      Notícias anteriores...

 

Eventos

     Eventos anteriores...

 

Editais

     Editais anteriores...

https://api.furg.br/account/login

Entre os dias 03 e 22 de janeiro de 2023, encontra-se aberto o período de Avaliação Docente pelo Discente relativo ao 2° semestre letivo (2022/2), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Esta ação considera aspectos negativos e positivos dos docentes para propor melhorias e aprimoramento do ensino na universidade. O processo avaliativo efetua-se via sistema acadêmico (Sistemas FURG), na aba "Avaliação do Docente/Turmas".

 

Para maiores informações deste processo:

Clique aqui.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, que desenvolve pesquisas e fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e avaliação de políticas e programas de desenvolvimento, promove seleção pública a bolsa pesquisa, no âmbito do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento (PROMOB), para o projeto intitulado “Núcleo de Informações Sociais (NINSOC)”.

 

Serão concedidas 02 (duas) bolsas, com duração prevista 12 (doze) meses podendo ser renovadas. 

 

Maiores informações aqui.

Discentes que irão ingressar no TCC, ou não irão defender e precisam dar continuidade à sua orientação devem se inscrever no edital até o dia 9 de janeiro de 2023. Durante esse período, dúvidas e necessidades podem ser sanadas com a Supervisão de TCCs, no e-mail wf@furg.br. Se houver dúvidas sobre a defesa do trabalho até a data final de inscrição, instrui-se fazer a inscrição.

 

Acesse o Edital 04/2022 aqui.

 

Acesse Formulário do Anexo I - Início de orientação aqui.

A Coordenação do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) acompanha com enorme preocupação o processo de contingenciamento e corte no orçamento do já combalido Ministério da Educação e, por consequência, das Universidades e Institutos Federais. Estes cortes comprometem a sobrevivência de milhares de estudantes de graduação e pós-graduação e, não menos importante, a continuidade e desenvolvimento da educação superior e da pesquisa científica brasileira. Compreendemos que a altivez de um país, nas suas relações exteriores, está diretamente relacionada à formação de alto nível e ao desenvolvimento científico e tecnológico que, por sua vez, são caminhos para o desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, convidamos a todos (as) professores (as) e estudantes do curso a se somarem nas manifestações de denúncia e protesto contra tais medidas.