O campus avançado da FURG em Santa Vitória do Palmar (SVP) localiza-se no Bairro Coxilha, distante cerca de dois quilômetros do centro da cidade. O trajeto pode ser percorrido a pé ou de bicicleta sem grandes dificuldades, tendo em vista que a cidade é absolutamente plana. Além disso, a Prefeitura Municipal disponibiliza ônibus gratuitamente aos estudantes nos horários das aulas, partindo de diversos pontos da cidade.
Ele foi inaugurado no ano de 2013, com recursos da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A unidade foi instalada na antiga Escola Agrícola, que foi cedida pela prefeitura. Passou por uma reforma geral e foi ampliado com modernas instalações. Atualmente, o campus oferece quatro cursos de bacharelado (Relações Internacionais, Comércio Exterior, Turismo e Hotelaria) e um curso tecnólogo (Eventos), todos eles na área de ciências humanas e sociais aplicadas.
As instalações que contemplam salas de aula, sala dos professores, salas da administração, biblioteca, laboratório de informática, auditório e um pequeno centro de convivência. Merece destaque também a existência de dois laboratórios específicos para os cursos de Turismo e Eventos, além de um espaço para o Programa de Ensino Tutorial (PET) do Curso de Turismo. Atualmente, estão em obras avançadas a construção de um prédio de apoio destinado a salas de aula, bem como uma casa do estudante que poderá abrigar mais de 70 alunos.
O campus de SVP é, sem dúvida, um dos mais charmosos da FURG. Sempre limpo e muito bem organizado, é bastante convidativo não apenas para o aprendizado, mas especialmente para a amizade e o convívio harmonioso entre alunos, técnicos-administrativos e professores. Além disso, é rodeado pela belíssima paisagem do pampa gaúcho, o que o torna único.
Entrada principal
Prédio de salas de aula
Futuras instalações da Casa do Estudante
Área externa
Campus no outono
Centro de convivência
Biblioteca
Laboratório de informática
Auditório
Sala dos professores
Uma aula de RI
FOTOS: Henrique Rocha (arquivo pessoal), Fernanda Moraes (arquivo pessoal) e Daniel Lena Marchiori Neto (arquivo pessoal). Todos os direitos reservados.