No dia 01 de novembro, quinta-feira, às 15h, no Auditório do Campus de Santa Vitória do Palmar, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) terá a satisfação de receber o Prof. Oliver Stuenkel (FGV), que fará uma palestra sobre o seu mais novo livro, “O mundo pós-ocidental: potências emergentes e a nova ordem global" (Ed. Zahar, 2018). Nesta obra, o prof. Stuenkel examina quais dinâmicas provavelmente modelarão a arena política mundial nas próximas décadas, apresentando mais de vinte iniciativas institucionais responsáveis por estabelecer uma ordem paralela.

Esta atividade é realizada no âmbito do Projeto de Extensão III Ciclo de Palestras de Relações Internacionais. As inscrições são gratuitas e realizadas no próprio local. Serão emitidos certificados de ouvinte para todos os participantes. 

 

Sobre o convidado

 

Oliver Della Costa Stuenkel é professor adjunto de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenador da Escola de História e Ciências Sociais (CPDOC-SP) em São Paulo e do MBA em Relações Internacionais. Possui Mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government de Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. É também membro não residente no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim e colunista para EL PAÍS e Americas Quarterly. Já colaborou para jornais como o New York Times (EUA), Financial Times (Inglaterra), Global Times (China), dentre outros.Ele é o autor do IBSA: the rise of the Global South? (Routledge 2014) e The BRICS and the Future of Global Order(Lexington, 2015) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity, 2016), publicado também em português e mandarim. Sua pesquisa concentra-se na política externa do Brasil, da Índia e da China e do seu impacto na governança global, bem como na política latino-americana. Atualmente coordena um projeto de história oral que envolve gravar depoimentos com ex-presidentes, chanceleres e diplomatas latinoamericanos.