O InterRacionalização é um evento online idealizado e organizado por estudantes de Relações Internacionais e Coletivos Pretos da região Sul do Brasil. O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/FURG/CNPq).

InterRacionalização surgiu com o objetivo de amplificar as vozes negras e o entendimento acerca do histórico de sociedades marcadas por acentuadas desigualdades, que confinam a população negra a um lugar de sub-humanidade. Além disso, o evento também busca trazer para a razão as relações entre os inúmeros espaços racistas em que vivemos enquanto sociedade, rompendo a bolha que nos cerca e que perpetua comportamentos racistas e estruturas brancocêntricas. Sendo assim, a luta do Movimento Negro é o delineamento do InterRacionalização.

O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2020 transmitido pelo Youtube e atingiu mais de 2.300 visualizações durante os três dias, tendo alcançado um público de aproximadamente 5.950 pessoas nas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook), o evento também contou com mais de 500 inscrições na plataforma Eventbrite e foram emitidos 361 certificados.

Dessa forma, agradecemos a participação de todos os integrantes que reverberaram seu conhecimento e proporcionaram um espaço de discussão e aprendizado, e também, o apoio dos Coletivos Pretos e do Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais que foram imprescindíveis para a promoção do InterRacionalização. Da mesma forma, agradecemos aos estudantes de Relações Internacionais e demais cursos que puderam participar da primeira edição do InterRacionalização, aos intérpretes de Libras pela inclusão e acesso à informação e, por fim, à organização e idealização desse projeto.