No dia 04/11/2020 ocorreu o I Simpósio Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI) – Novas contribuições a partir das categorias de raça, gênero e classe. O evento marcou o encerramento das atividades desenvolvidas pelo INDERI (CNPq/FURG) ao longo do ano de 2020.

Apesar dos excepcionais desafios impostos em razão da pandemia COVID-19, o Grupo promoveu palestras, encontros, projetos de iniciação científica e de ensino que contou com a participação de pessoas de diversas instituições e estados brasileiros, de distintas áreas do conhecimento e com variados graus de formação acadêmica. Foram dez encontros para debates de obras de autoras relevantes para repensar coletivamente as categorias centrais do Simpósio: raça, gênero e classe.

O I Simpósio INDERI foi um espaço para a construção de novas abordagens nas Relações Internacionais e nos Direitos Humanos, especialmente a partir de uma perspectiva interseccional e um olhar decolonial para o contexto brasileiro, latino-americano e do Sul Global.

Contou com as palestras das pesquisadoras Andreia Marreiro (UNESPI/UNB) e Carla Pereira (IFNMG/UFMG) e com a participação do Coletivo Carolina de Jesus, do Campus FURG-SVP, na pessoa da discente Isabela Maroto.

Andreia Marreiro fez a palestra: “Nossos passos vêm de longe: sentipensar e esperançar a educação em direitos humanos a partir das intersecções de gênero, raça e classe.”. Instigou um repensar dos Direitos Humanos a partir de uma perspectiva interseccional. Carla Pereira, por sua vez, fez a palestra: “Intelectuais Negro-brasileiros e suas Contribuições para Novas Categorias de Análise em Relações Internacionais”, apresentando algumas e alguns dos principais pensadores e intelectuais negro-brasileiros do século XX, para compreender seus conceitos principais, visando constituir novas categorias de análise em Relações Internacionais, a partir de uma visão decolonial da produção de conhecimento.

O evento encontra-se disponível no Canal do Youtube do INDERI: https://www.youtube.com/watch?v=qo2XZqKgzls.

As coordenadoras do INDERI, Professoras Fabiane Simioni e Gabriela Kyrillos, agradecem a todas as pessoas, especialmente estudantes, que fizeram parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo ao longo de 2020 e convida a todas e todos que se somem nas ações que esperamos desenvolver em 2021.