A palestra acontece no próximo 23 de março, às 17h, uma cooperação entre Núcleo de Pesquisa e Documentação Política (NUPERGS/UFRGS) e PPG em Ciência Política do IFCH. Mediação será de Silvana Krause, prof. do PPG em Ciência Política, e de Anja Czymmeck, diretora da KAS Brasil. A transmissão, com tradução simultânea.

O palestrante Michael Borchard, doutor em Ciência Política pela Universidade de Bonn, fará uma retrospectiva da carreira política de Angela Merkel, do surgimento até o auge. Para isso, ele irá classificar e analisar seus principais atos nos quatro mandatos como presidente da Alemanha. 

Ela comandou o país em meio a diversas crises, como a financeira, dos imigrantes e do novo coronavírus. De 2000 a 2018 ela atuou também como presidente nacional da União Cristã Democrata. Com  estilo político calmo e objetivo, orientada como pró União Europeia e pró multilateralismo, ela conseguiu também posicionar a Alemanha como âncora de estabilidade nas relações internacionais em tempos de Brexit e de diferenças transatlânticas. 

Internamente, pode-se destacar de seu legado a transição energética, bem como algumas decisões controversas no campo social, representativas do pragmatismo de Merkel e de seu instinto político pronunciado.  

Inscreva-se, clique aqui.