Durante a palestra Sudão e Sudão do Sul: interesses em conflito e fragilidades nacionais, da professora Analúcia Danilevicz Pereira, os alunos do Curso da FURG foram convidados a conhecer as iniciativas feitas no CEBRAFICA. Assim, estão disponibilizados abaixo os principais links para o material e a revista:

a) https://www.ufrgs.br/cebrafrica/

b) https://seer.ufrgs.br/rbea/

 

 

O Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) tem suas origens no Centro de Estudos Brasil-África do Sul (CESUL), um programa estabelecido em 2005 por intermédio  de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O fundador do CESUL/CEBRAFRICA é o Prof. Dr. Paulo Fagundes Visentini, que coordenou até 2015. 

Suas atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT), ambos vinculados ao Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo (CEGOV), localizado no Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS. Os objetivos do Centro são realizar pesquisas, apoiar a elaboração de teses, dissertações e trabalhos de conclusão, congregar grupos de pesquisa em temas africanos, realizar seminários, promover intercâmbio de professores e estudantes e estabelecer redes de pesquisa e projetos conjuntos com instituições africanas e africanistas, publicar obras produzidas no Brasil ou traduzidas e ampliar a biblioteca especializada fornecida pela FUNAG.

As pesquisas têm por objetivo o conhecimento do continente africano e de suas relações com o Brasil, nas seguintes áreas: Relações Internacionais, Organizações de Integração, Segurança e Defesa, Sistemas Políticos, História, Geografia, Desenvolvimento Econômico, Estruturas Sociais e sua Transformação e Correntes de Pensamento. É importante salientar que o CEBRAFRICA é uma instituição estritamente acadêmica e independente, de uma Universidade pública brasileira, sem qualquer vínculo governamental ou com fundações estrangeiras.

O Centro congrega pesquisadores da UFRGS e de instituições nacionais e internacionais, bem como estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem suas pesquisas nessas temáticas. O CEBRAFRICA publica a Série Africana e a Revista Brasileira de Estudos Africanos. São parceiros do CEBRAFRICA conceituadas instituições do Brasil, Argentina, Cuba, México, Canadá, África do Sul, Angola, Moçambique, Senegal, Cabo Verde, Egito, Nigéria, Marrocos, Portugal, Reino Unido, Holanda, Suécia, Russia, Índia e China.

Fonte: https://www.ufrgs.br/cebrafrica/sobre/