Em reunião na manhã de quarta, 22, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19), instituído em 13 de março, conforme Portaria 0497/2020 do Gabinete da Reitora, para elaborar medidas de prevenção e controle e orientar o Plano de Contingência da FURG, reavaliou as medidas já propostas, considerando o contexto da Pandemia, e indicou que as atividades presenciais da universidade permaneçam suspensas. O Comitê optou por manter a suspensão por prazo indeterminado, com reavaliações quinzenais, considerando o estágio da pandemia no Brasil, no estado e no município, bem como a necessidade de estabelecer critérios e medidas de proteção para preservar a saúde da comunidade universitária.

Estas definições constam na atualização do Plano de Contingência, disponível abaixo, e servem como base para que seja emitida nova Portaria do Gabinete da Reitora com as orientações necessárias à comunidade universitária.

As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais, e o Comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela Reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. É preciso um grande esforço e planejamento de toda a universidade, com medidas de proteção, para preparar o retorno seguro às atividades presenciais que vão desde a ampliação dos serviços de higienização e limpeza dos espaços, a elaboração de medidas de distanciamento, o acompanhamento e testagem de estudantes e servidores, entre outras ações que garantam maior segurança a toda a comunidade universitária e, consequentemente, a sociedade Rio-grandina.

“Todos sabemos que será um grande desafio, pois as certezas são poucas em relação a como poderá se desenvolver esta doença em Rio Grande e quando poderemos ter segurança em retornar às atividades presenciais. É bastante provável que estas medidas de contingência e proteção à comunidade sejam necessárias ainda por um longo período e é preciso muita responsabilidade para promover este retorno, pois estamos tratando da vida de cerca de 15 mil pessoas, entre alunos, servidores, trabalhadores terceirizados e trabalhadores da construção convivendo em espaços comuns”, avaliam a Reitora, Cleuza Dias e o Vice-reitor, Danilo Giroldo, que preside o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid19) da FURG.

 

Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/comite-de-monitoramento-do-coronavirus-da-furg-indica-a-manutencao-da-suspensao-das-atividades-presenciais

As atividades presenciais na FURG continuam suspensas por tempo indeterminado, conforme a última atualização do Plano de Contingência da instituição e Portaria 0723/2020 do gabinete da Reitora, mas o Comitê de Monitoramento do Coronavírus segue avaliando a evolução da pandemia e o planejamento institucional para a retomada segura das atividades em período oportuno. Em reunião por videoconferência na manhã desta sexta, 8, o grupo aprovou o formato e as atribuições de duas comissões, sendo uma para o planejamento acadêmico e outra voltada à proteção e cuidado.

Com a portaria 0717/2020, de 30 de abril, a reitora já instituiu a Comissão de Proteção e Cuidado, que deverá dimensionar as necessidades de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para a comunidade universitária, definir critérios para a utilização dos espaços físicos da universidade e ainda fazer o levantamento e organização da logística de higienização e limpeza que serão necessários aos espaços quando do retorno.

Já a composição e as atribuições da Comissão para o planejamento acadêmico serão discutidas na próxima segunda, 11, com os coordenadores de cursos da FURG, por videoconferência, durante reunião do Comitê de Graduação (Comgrad) e da Pró-reitoria de Graduação.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus também aprovou uma terceira frente de planejamento, com o objetivo de programar uma estratégia de triagem para estudantes que estão em outros municípios e que devem retornar à universidade quando forem retomadas as atividades presenciais. Este grupo de trabalho também estabelecerá protocolos para minimizar a eventual importação do vírus de outros estados e municípios.

As comissões devem trabalhar na proposta de diretrizes durante o mês de maio, a partir das contribuições da comunidade universitária, para que em meados de junho a proposta de plano para retomada segura possa ser avaliado pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos pelos Conselhos Superiores da universidade.

 

Fonte: https://www.furg.br/en/coronavirus-noticias/furg-se-prepara-para-novo-cenario-mas-ainda-sem-a-previsao-de-retorno-das-atividades-presenciais

Na tarde desta quinta-feira, 07, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, publicou nova portaria, 0723/2020, que dispõe sobre a alteração do período de suspensão das atividades administrativas e acadêmicas em todos os campi da FURG. A alteração se deu após avaliação do contexto atual da pandemia Covid-19 pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) e a revisão do Plano de Contingência.

 

Confira no arquivo em furg.br

EVENTO ONLINE DA LSE

Five former presidents join us as Latin America is hit by coronavirus and by a number of adverse economic shocks. How can the region’s democracies preserve both lives and livelihoods? LSECOVID19

4pm BST, Friday 22 May


Register now: https://bit.ly/2WuoIwW

 

Latin America is being hit by the virus and by a number of adverse economic shocks. How can the region’s democracies preserve both lives and livelihoods? What will be the impact on the region’s already low economic growth and high inequality?

Five former Latin American heads of state bring their knowledge and experience to bear on these difficult questions.

Fernando Henrique Cardoso served two terms as President of Brazil from 1995 to 2002, having previously served as a senator, Minister of Foreign Relations and Minister of Finance. Mr Cardoso has been a member of The Elders since the group was founded in 2007, stepping down from a front line role in 2016.

Laura Chinchilla is a political scientist, who graduated from college at the Universidad de Costa Rica. She also holds a Master in Public Policy from Georgetown University. Her election in 2010 for a four year term as President of the Republic of Costa Rica was preceded by a political career which began with her appointment as Minister of Public Security between 1996 and 1998. Between 2002 and 2006 she was elected member of the National Congress. In 2006 she was elected Vice President of Costa Rica, assuming office as the Ministry of Justice at the same time. 

Ricardo Lagos is the former President of Chile, who held the office from 2000 to 2006. An economist and lawyer by qualification, he worked as an economist for the United Nations from 1976–1984. In the 1990s, R. Lagos served in Chile under President Aylwin and his successor, President Eduardo Frei, as both Education Minister and Minister of Public Works.

Juan Manuel Santos (@JuanManSantos) is the former President of the Republic of Colombia, serving two terms, from 2010 to 2018. In 2016 he was awarded the Nobel Peace Prize. He is a member of The Elders and a Honorary Graduate of LSE. President Santos studied for a Master of Science in the Department of Economics at LSE in 1975.

Ernesto Zedillo was President of Mexico from 1994 to 2000. Dr. Zedillo’s was named Under-Secretary of Planning and Budget Control in the Secretariat of Budget and Planning in 1987, becoming the Secretary of Economic Programming in 1988. In 1992, Dr. Zedillo was appointed Secretary of Education.

Minouche Shafik is Director of the London School of Economics and Political Science. Prior to this she was Deputy Governor of the Bank of England.

This event is part of LSE's public event series - COVID-19: The Policy Response.

COVID-19 represents an enormous challenge for the social sciences to help governments and non-governmental organisations respond to the economic and societal consequences of the pandemic. Part of LSE's response to this challenge is a series of online public events that will take place over the Summer Term.

Why not visit the School of Public Policy COVID-19 Resource Centre.

This event in the series has been organised by the Institute of Global Affairs and the School of Public Policy.

The next event in this series will take place at 12noon on 26 May on Addressing the Pandemic: the pharmaceutical challenges.

The Institute of Global Affairs (@LSEIGA) aims to maximise the impact of LSE's leading expertise across the social sciences by shaping inclusive and locally-rooted responses to the most important and pressing global challenges.

The School of Public Policy (@LSEPublicPolicy) is an international community where ideas and practice meet. Our approach creates professionals with the ability to analyse, understand and resolve the challenges of contemporary governance.


Fonte: http://www.lse.ac.uk/Events/2020/05/202005221600/Responding-to-a-Pandemic-the-view-from-Latin-America?utm_campaign=LSE+home&utm_content=1589393668&utm_medium=social&utm_source=twitter

 

Venha assistir ao evento Seminários Antirracismo 2020, nos eixos Educação, Trabalho, Afroempreendedorismo e Sistema Carcerário. O evento é totalmente virtual, ocorre nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 19 horas, ele é gratuito e com certificação. As inscrições, opcionais aos que assistirem palestras, serão disponibilizadas na Sala durante o evento.

Sala de Conferências: https://rebrand.ly/seminarios-antirracismo-ufrgs

Inscrições: feitas por link disponibilizado durante a Palestra.

Não é necessária inscrição prévia. Sala com até 375 lugares.

 

 

 

 

 

 

A palestrante do evento "Reflexões sobre o Trabalho Humanitário no Brasil", Êmily de Amarante Portella, sugeriu os seguintes site com cursos virtuais gratuitos relevantes para pessoas com interesse em realizar trabalho humanitário, inclusive com a possibilidade de certificação.


1) A Plataforma de Aprendizagem da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: www.ifrc.org/learning-platform

2) Kaya - Humanitarian Leadership Academy: https://kayaconnect.org/

3) UN Women Training Centre: https://trainingcentre.unwomen.org/portal/

4) Disaster Ready: https://ready.csod.com/client/disasterready/default3.aspx?lang=en-US

 

 

Documentos recomendados na Palestra:

- Aspectos jurídicos da atenção aos indígenas migrantes da Venezuela para o Brasil. Erika Yamada, Marcelo Torelly (orgs.). Brasília: Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência das Nações Unidas para as Migrações, 2018. ONUSIDA, Coordination Plataform for Refugees and Migrants from Venezuela, 2019.


- Crises humanitárias, cooperação e o papel do Brasil. Rio de Janeiro: Médicos Sem Fronteiras, 2016.


- NOAL, Débora. O Humano no Mundo: diário de uma psicóloga sem fronteiras, 2017.


- SEINTENFUS, Ricardo. HAITI. Dilemas e Fracassos Internacionais. Ijuí, 2014.

Em 17/06, às 14h, haverá palestra do Ciclo da RI com o Diplomata Daniel Szmidt, atualmente atuando no Uruguai, o tema será "Carreiras da Diplomacia: estudos, provas, vida após ingresso". A nossa ideia é montar o ciclo em um formato diferente, com perguntas dos alunos de RI de SVP sendo feitas ao vivo pela câmera. Você pode nos enviar perguntas e dúvidas sobre essa temática? A ideia é montar um evento em que todos os alunos do curso podem contribuir na discussão com o diplomata! Envie por aqui ou para ciclodepalestras2020furg@gmail.com - até o dia 06/06. Depois vamos organizar e colocar elas para serem debatidas!

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais convida o corpo discente do Curso para reunião em webconferência, no dia 4 de junho, às 16 horas. Neste encontro a Coordenação irá repassar informações sobre as medidas que a Universidade vêm tomando em busca da retomada das atividades acadêmicas. Pedimos que todos ajudem a compartilhar esse convite e compareçam ao encontro.

Dia: 4 de junho, quinta-feira
16 horas
Local: https://rebrand.ly/coordenacao-ri-furg

Abraços e até lá!

 


Coordenação do Curso de Relações Internacionais

Bom dia,

Estamos inaugurando a Série Informe FaDir Convid19 com o objetivo de atualizar, semanalmente, as notícias sobre o impacto da pandemia do coronavírus no conjunto das atividades desenvolvidas na nossa Unidade Acadêmica.

Atualmente, estamos com as aulas suspensas por tempo indeterminado por força da Portaria n. 533 Reitoria de 20Mar2020, complementada pela Portaria n. 723 Reitoria de 08Mai2020.

A FaDir vem assegurando a continuidade de suas atividades acadêmicas e administrativas através de revezamento presencial e trabalho remoto, com o objetivo de preservar o vínculo entre estudantes, professores e técnicos administrativos em educação.

O Conselho da FaDir em reunião de 08 Maio 2020  aprovou a organização de uma Consulta à Comunidade com o objetivo de colher sugestões para a elaboração do Plano de Contingência para o oportuno retorno das aulas presenciais com a preservação do devido distanciamento social exigido pela crise sanitária.

O resultado da Consulta será divulgado na reunião do Conselho da FaDir agendada para Sex. 05 Jun. 2020 às 15h por videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fadir-conselho

Outrossim, a Reitoria - no âmbito do Plano de Contingência da FURG - criou uma Comissão Acadêmica presidida pela PROGRAD e composta por uma representação de Coordenadores/as de Curso (Portaria 750 Reitoria de 12Mai2020)  com o objetivo de elaborar uma proposta de Diretrizes Acadêmicas Gerais para o ensino de graduação em virtude da pandemia de Covid19. A referida Comissão organizou-se em três Grupos de Trabalho: GT A: responsável por desenvolver questionários para o corpo discente e docente a fim conhecer melhor as necessidades de estudantes e professores para o enfrentamento da crise sanitária Covid19; GT B: responsável por formular opções de ações pedagógicas para assegurar a continuidade do ano letivo de 2020, evitando-se maiores prejuízos; GT C: responsável pela discussão e revisão das normativas acadêmicas, bem como por  propor normas acadêmicas gerais para o período emergencial.

O levantamento das necessidades de adequação da infraestrutura dos campi da Universidade ficou a cargo da Comissão de Proteção e Cuidado (Portaria n. 822 Reitoria de 25Mai2020).

Recomendando que fiquem em casa e cuidem-se, nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações pelo Whatsapp da FaDir: 53 9 9908 3293.

Rio Grande, 1º de junho de 2020
Direção da Faculdade de Direito