SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O projeto África em tela: cinema e Relações Internacionais está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos(às) educadores(as) da rede pública de ensino uma capacitação que lhes auxilie a incorporar a utilização de filmes como ferramenta para o ensino de conteúdos relacionados ao continente africano, contribuindo, assim, para o efetivo cumprimento da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil. Ao apresentar uma discussão crítica sobre os temas pertinentes ao continente africano retratados em filmes, o projeto propõe uma análise mais aprofundada de dinâmicas e elementos históricos, sociais, políticos e culturais africanos, contribuindo, assim, para aprofundar o conhecimento dos(as) professores(as) sobre o tema, de forma que essas discussões possam ser replicadas em sala de aula, favorecendo que os temas ligados à África sejam abordados com maior frequência e densidade.

O projeto será desenvolvido em duas etapas, uma de preparação de um curso voltado aos(às) professores(as) da rede pública de ensino, e outra de execução do curso. A primeira etapa se estenderá por dois semestres, sendo dividida em dois momentos. Em uma primeira fase, a equipe de trabalho do projeto definirá os filmes que serão utilizados, passando, em seguida, à sua análise e discussão. Na segunda fase, a equipe de trabalho passará à etapa de pesquisa, redação e produção do material de apoio que será disponibilizado aos(às) professores participantes do projeto. Os textos serão produzidos pelos(as) discentes, com supervisão do(a) docente coordenador(a), e serão discutidos e revisados por toda a equipe de trabalho do projeto.

A segunda etapa, por sua vez, terá duração de dois semestres, ao longo dos quais serão realizados os encontros do curso. Cada encontro terá como foco a análise de um dos filmes previamente definidos, de forma que todos(as) os(as) professores(as) participantes tenham tempo hábil para, antes do encontro, ter acesso aos filmes e assisti-los. Os encontros consistirão em palestras e debates sobre os temas relacionados aos filmes selecionados, e serão gravados, de forma que, posteriormente, possam também ser disponibilizados em plataforma online, junto com o material de apoio elaborado, potencializando, assim, o impacto da iniciativa.

Os encontros da primeira etapa do projeto serão realizados quinzenalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Serão selecionadxs até 15 participantes para integrar o projeto.

Não há pré-requisitos para a participação no projeto. Por se tratar de um projeto de longo prazo, todavia, é preferível que xs interessadxs tenham disponibilidade para participar ao longo de todo o período de atividades previsto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.