Convidam-se os estudantes de relações internacionais e o público em geral para o seminário intitulado “Los derechos indígenas Brasil y Bolívia”, que se realizará no dia 12 de março de 2021, iniciando às 14 horas (Brasília), em transmissão ao vivo pelo https://rebrand.ly/DireitosIndigenas2021 (Google meets).

O evento é fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), brasileira e boliviana, respectivamente.

O seminário visa coroar o lançamento do livro “Direitos Indígenas nas Nações Unidas - para uma atualização nas relações internacionais (2°edição)”, de autoria do professor Antonio Guimarães Brito; e promover um debate sobre os direitos dos povos indígenas na arena internacional, considerando os âmbitos internos brasileiro e boliviano.

A obra trata do protagonismo indígena nas Nações Unidas e homenageia o Cacique Roani, indicado ao prêmio Nobel da Paz, que dedica sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Ademais, o livro conta com contribuições especiais, entre elas, a do professor Felipe Kern Moreira.

A apresentação do evento será conduzida pelo professor Boris Arias, docente titular da Universidad Mayor de San Andrés. Em seu curso, teremos as exposições intituladas “os desafíos de la justicia constitucional plural a partir de las luchas legales de los pueblos indígenas em Bolivia”, com a professora Magali Vianca Copa Pabón; “a eficácia e o alcance dos direitos costumeiros indígenas: o caso Basílio”, com o professor Felipe Kern Moreira; “pluralismo jurídico y extralegalidad”, com o professor Farit Rojas Tudela; “Direito da Criança Indígena e o ECA”, com a professora Raquel F. Lopes Sparemberger; “los derechos de los pueblos indígenas em Brasil”, com professor Antonio Guimarães Brito.

As inscrições serão coletadas durante o seminário, com um formulário disponibilizado no Chat. A certificação é de 3h/a, de forma gratuita.

Participe do evento: clique aqui.