Dez estudantes do curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior do campus Santa Vitória do Palmar (SVP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram de uma visita técnica em seis instituições da cidade de Montevidéu, no Uruguai. A visita fez parte do projeto de Extensão “Grupo de Estudos em América Meridional”, coordenado pelo professor de Relações Internacionais, Felipe Moreira, e foi realizado de 17 a 19 de agosto.

O primeiro espaço visitado pelos acadêmicos foi o curso de Relações Internacionais da Universidad de la República (Udelar). Após, os participantes estiveram na Secretaria da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e também no Parlamento da República Oriental do Uruguai, com uma visita guiada. No último dia de atividades, o grupo esteve na Embaixada do Brasil no Uruguai, para conhecer questões sobre as relações entre os países, sendo recebido pelo Embaixador Hadil Fontes da Rocha Vianna. Ainda, os acadêmicos visitaram a Secretaria do Mercosul, a Unidade de Apoio à Participação Social (UPS), e Secretaria Técnica Permanente da Rede Mercocidades, organismo de para diplomacia municipal junto ao Mercosul.

Além do professor Moreira, os estudantes também estiveram acompanhados, durante as visitas, pela professora de Relações Internacionais, Joséli Gomes. Segundo os professores, a atividade contemplou a relação entre ensino, pesquisa e extensão e permitiu novas experiências aos acadêmicos. “A visita possibilitou que os estudantes visualizassem a indissociabilidade entre teoria e prática para suas formações”, afirmam os docentes. Ainda, a visita teve como resultado uma aproximação do campus com outras instituições, trazendo possibilidades de cooperação acadêmica internacional.

 

uruguai 4

uruguai 3

 uruguai 2uruguai 1