Segundo orientação dos órgãos públicos, classificando o novo COVID-19 como pandemia, e diante da decisão da Reitoria em suspender as aulas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) até nova ordem, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) orienta para que os alunos que necessitam entrar em contato com nossos gestores façam o mesmo através dos nossos canais de atendimento por e-mail.

Tal medida foi tomada como princípio de precaução. É importante salientar que todos os estudantes fiquem atentos as medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde, principalmente, a redução da circulação em quaisquer espaços, sempre que possível. Por fim, todos os gestores da secretaria estarão dispostos a esclarecer todas as dúvidas pelo mesmo período de atendimento das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

CONTATOS

Secretaria de Relações Internacionais (REINTER)

E-mail: reinter@furg.br

Milton L. Asmus (Secretário de Relações Internacionais)

E-mail: reinter.assessor@furg.br

Newton N. Marube (Gestor de Convênios e Cooperação)

E-mail: internacional@furg.br

Nicole M. Feijó  (Gestora de Mobilidade Acadêmica)

E-mail: reinter.mobilidade@furg.br

Jessiele M. Arruda (Processos Administrativos)

E-mail: arrudajessiele98@gmail.com

Cristine S. Mirapalheta (Comunicação e Divulgação)

E-mail: reinter.divulgacao@furg.br

 

Fonte: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=301:comunicado&catid=18&Itemid=137

Site de acesso: https://vmam.unv.org/

Fornecido pela palestrante Êmily de Amarante Portella no qual são disponibilizadas vagas da ONU para auxílio em iniciativas e programas, inclusive no Brasil.

 

Anúncio da ONU sobre o acesso (espanhol):

A partir del 2 de mayo de 2017, el programa VNU ya no utilizará MyProfile, eReta, o DINA para el registro de candidatos a asignaciones de voluntariado, para el mantenimiento de los perfiles VNU ni para la gestión de asignaciones de voluntariado. Estos sistemas han sido reemplazados por la nueva plataforma Módulos de Gestión de Voluntarios/as (VMAM).

Los perfiles activos de candidatas/os y de Voluntarias/os de la ONU han sido transferidos al Portal de Candidatos/as de VMAM. Le recomendamos a las/os nuevas/os candidatas/os y personas encargadas de la gestión de voluntarias/os a empezar a usar la nueva plataforma en la página https://vmam.unv.org.

Os Coordenadores dos Cursos de Bacharelado em Comércio Exterior e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tornam pública a seleção para Estágio Remunerado não obrigatório a ser realizado no campus de Santa Vitória do Palmar, com carga horária de 30 horas semanais e remuneração de R$ 520,00 + R$ 132,00 (auxílio-transporte).

O edital pode ser acessado aqui.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna público o presente edital de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o art. 10, V e art. 14, da Deliberação nr, 11/2011, do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade e demais regulamentações complementares.

 

Os professores aptos a orientar Trabalho de Conclusão de Curso no ano de 2020, responsáveis pelas disciplinas Pesquisa em Relações Internacionais I e Pesquisa em Relações Internacionais II. e as respectivas vagas disponíveis para orientação estão disponíveis aqui!

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande e a Supervisão de TCC tornam público o edital de Trabalho de Conclusão de Curso.

O prazo final para entrega do formulário de formalização é o dia dia 22 de novembro de 2018. Se o(a) estudante não entregar a formalização no prazo indicado no Edital anual, só poderá ser matriculado na disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I no ano subsequente, salvo interposição de Recurso, circunstanciado, a ser apreciado pela Câmara de Graduação

A Coordenação da Campos Neutrais Model United Nations - CNMUN divulga edital com a relação de vagas a serem preenchidas para a participação dos comitês que irão compor a organização do evento. O edital pode ser acessado aqui.

Ministério da Educação
Universidade Federal do Rio Grande
Pró-Reitoria de Extenção
Faculdade de Direito
Curso de Relações Internacionais
Campus de Santa Vitória do Palmar
Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião – NEPPU

Edital para seleção de bolsista de extensão no Edital PDE/EPEC 2018

Torno público a abertura de inscrições para a seleção de 01 bolsista no âmbito do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE/FURG - Subprograma de Formação Ampliada – Bolsas de Extensão, de acordo com a legislação federal e organizacional vigente.

1 Projeto de extensão: Política em Foco

Resumo: O projeto tem o objetivo de contribuir com a construção e democratização do conhecimento sobre democracia, cidadania e políticas públicas. Parte-se do diagnóstico que o Brasil possui um cultura política avessa à participação política e a construção da cidadania enquanto a portabilidade de direitos civis, políticos e sociais. Em razão disso, cresce o descolamento e a falta de accountability entre os cidadãos e os políticos e entre aqueles e o Estado. Não obstante, o acesso às políticas públicas é visto como dádiva e não conquista. Posto isso, predende-se apresentar e discutir tais temas com estudantes universitários, secundaristas e público em geral através da realização de palestras conferências e debates. Além disso, pretende-se estimular uma mudança atitudinal do público em relação à política.

2 Período de inscrição: 8 a 11/06/2018

3 Forma: enviar mensagem para o endereço hemerson.pase@gmail.com, com os seguintes elementos:
-‘Assunto’ ‘Bolsa’.
- 'Corpo do e-mail' Texto manifestando interesse no projeto e na bolsa
- Anexar um trabalho (artigo ou similar) realizado pelo aluno, entregue ou não, para qualquer disciplina cursada;
- Link do currículum lattes;

4 Requisitos necessários:
a. Ser aluno matriculado e frequente em curso de graduação da FURG.
b. Ser titular de Conta Corrente.
c. Ter CPF regularizado.
d. Não possuir vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive estágio remunerado, durante a vigência da bolsa.
e. Não acumular bolsas de qualquer natureza.

5 Requisitos desejáveis:
a) ter concluído pelo menos uma disciplina de metodologia científica e / ou políticas públicas e/ou política social;
b) conhecimento avançado de informática;
c) boa redação;
d) liderança e capacidade de trabalho em equipe

6 Deveres
a. Responsabilizar-se pelas informações prestadas no momento da seleção, cabendolhe processo disciplinar no caso de informações falsas.
b. Manter seu cadastro atualizado no sistema acadêmico.
c. Exercer atividades compatíveis com sua programação acadêmica, dentro da ação na qual estiver vinculado, respeitando a carga horária de 48 (quarenta e oito) horas mensais.
d. Cumprir satisfatoriamente o plano de trabalho estabelecido.
e. Comunicar ao coordenador as justificativas de eventuais faltas e a desistência da bolsa;
f. Apresentar relatório das atividades desenvolvidas à coordenação da ação.
g. Participar da Mostra da Produção Universitária – MPU da FURG no ano de vigência da bolsa ou subsequente, apresentando, como autor ou co-autor, a ação a que está vinculado.
h.Todo provável formando deve participar da Mostra da Produção Universitária no ano de vigência da bolsa.

7 Direitos
a. Receber orientação da coordenação a que estiver vinculado.
b. Receber a remuneração correspondente ao valor da bolsa.
c. Estar coberto por apólice coletiva de seguro.
d. Receber certificado de participação na ação de bolsa a que estiver vinculado.
e. Desistir da bolsa, com a devida justificativa, informando à pró-reitoria afim, por escrito, com cópia para a Unidade a qual a ação estiver vinculada, bem como ao seu coordenador.

8 Processo de seleção: Entrevista a ser realizada no dia 12/06/2018 das 9 às 12 h no Campus de Santa Vitória do Palmar.

9 Período de vigência da bolsa: Junho de 2018 a maio de 2019.

10 Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

11 Divulgação do resultado
A divulgação da relação do aluno (a) contemplado (a) com a bolsa ocorrerá no dia 12/06/2018as 17 h. através de nota em rede virtual e email encaminhado aos candidatos.

Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande e a Supervisão de TCC tornam público o edital de Trabalho de Conclusão de Curso.

O prazo final para entrega do formulário de formalização é o dia 04 de dezembro de 2014. Se o(a) estudante não entregar a formalização no prazo indicado no Edital anual, só poderá ser matriculado na disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I no ano subsequente, salvo interposição de Recurso, circunstanciado, a ser apreciado pela Câmara de Graduação



A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 02/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para as representações docente e discente (titular e suplente) da Câmara do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: ccri@furg.br. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 02/2017

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 01/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais (cargos de Coordenador e Coordenador-Adjunto). Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: ccri@furg.br. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 01/2017

Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião – NEPPU
Projeto: Políticas de transferência de renda na América Latina

Torno público a abertura de inscrições para a seleção de 01 bolsista no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq, de acordo com a legislação federal vigente e os regramentos interno correspondentes da FURG.

1. Período de inscrição: 01 a 6/08/2017

2. Forma: enviar mensagem para o endereço hemerson.pase@gmail.com , com os seguintes elementos:
-‘Assunto’ ‘Bolsa’.
- Texto manifestando interesse no projeto e na bolsa
- Anexar um trabalho (artigo ou similar) realizado pelo aluno, entregue ou não, para qualquer disciplina cursada;
- Link do currículum lattes;

3. Requisitos necessários:
a) O bolsista ingressante neste programa deverá ser aluno regularmente matriculado na Instituição e ter bom desempenho acadêmico. 
b) O bolsista não deve ter reprovação em disciplinas afins com o projeto de pesquisa. 
c) O bolsista ingressante neste subprograma não poderá estar no último semestre do curso. 
d) O bolsista ingressante neste subprograma deverá dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas durante o ano letivo (regime de 20h semanais), e de forma intensificada durante as férias letivas. 
e) O bolsista ingressante neste subprograma não poderá se afastar da Instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa, exceto para a realização de pesquisa de campo ou estágio de pesquisa, por período limitado, com autorização expressa da coordenação do Programa, após solicitação justificada e endossada pelo orientador. 
f) O bolsista não poderá acumular esta bolsa com qualquer outra, interna ou externa a FURG, com estágio remunerado ou ter qualquer outro tipo de vínculo empregatício. 
g) Não será considerado acúmulo a manutenção simultânea desta quota de bolsa com auxílio de natureza assistencial, de manutenção ou de permanência. 
h) O bolsista deverá possuir currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes. 
i) O bolsista, sempre que solicitado, deverá apresentar informações sobre o andamento das atividades propostas. 
j) O bolsista deverá fazer referência à sua condição de bolsista PIBIC/CNPq nas publicações e trabalhos apresentados. 
l) O bolsista deverá, ao término do período de duração da bolsa, apresentar os resultados finais da pesquisa no Evento de Avaliação do Programa. 
m) O bolsista deverá apresentar, de acordo com calendário, o relatório final, seguindo as normas estabelecidas. O modelo pode ser obtido no site da PROPESP (www.propesp.furg.br) na aba superior “Pesquisa”, seguindo o caminho “Bolsas>Iniciação Científica>CNPq. 
n) O bolsista não poderá ter relação de parentesco com o orientador, o que inclui cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive (Vide artigo 7.1.A da RN-017/2006 do CNPq). 
o) O bolsista deverá comunicar imediatamente ao orientador quaisquer impedimentos ou desinteresse à continuidade de sua condição de bolsista do programa. 
p) O bolsista que, independente do motivo, deixar de participar do programa, deverá apresentar relatório parcial das atividades desenvolvidas no projeto. 
q) A indicação de bolsistas que não observar os requisitos acima será indeferida. 
r) O bolsista deverá devolver ao CNPq, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

4. Requisitos desejáveis:
a) ter concluído pelo menos uma disciplina de metodologia científica e / ou políticas públicas e/ou política social;
b) conhecimento avançado de informática;
c) boa redação;
d) liderança e capacidade de trabalho em equipe

5. Documentação necessária
a) Número de CPF;
b) Currículo Lattes atualizado;
c) Dados bancários: conta corrente do Banco do Brasil e individual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza).

6. Processo de seleção: Entrevista a ser realizada no dia 07/08/2017 das 14 às 18 h.

7. Período de vigência da bolsa: 08/2017 à 07/2018

8. Valor da bolsa: 
R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

9. Divulgação do resultado
A divulgação da relação dos alunos contemplados com as Bolsas ocorrerá no dia 07/08/2017 através de nota em rede social virtual e email encaminhado aos candidatos.


Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase

 
O Curso de Relações Internacionais da FURG anuncia a abertura de Edital para seleção de bolsistas para atuarem em projetos de Pesquisa e Ensino mediante supervisão dos Profs. Drs. Luciano Vaz Ferreira e Daniel Lena Marchiori Neto. Os interessados deverão comparecer no dia 09 de Junho de 2017, sexta-feira, às 17h, na Sala 1204.
O Edital na íntegra pode ser acessado aqui.

A Professora Doutora Fabiane Simioni no uso de suas atribuições funcionais torna públicos os critérios de inscrição e seleção de monitores para a disciplina IJPC I. Confira aqui o edital.