Programa visa a formação intelectual de líderes latino-americanos por meio de apoio financeiro

 

Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), ou, Programa Futuros Líderes nas Américas - como ficou conhecido no Brasil - está com inscrições abertas destinadas a estudantes da América Latina e Caribe. O principal objetivo do governo canadense é oferecer apoio financeiro para estudos ou pesquisas em níveis de graduação, mestrado ou doutorado em instituições no Canadá, a fim de fomentar a atuação de possíveis líderes em países latinos. As inscrições estão abertas até 30 de março.

A bolsa  

O financiamento para as bolsas de estudos do ELAP é disponibilizado pela Global Affairs Canada – departamento do governo canadense que gerencia as relações diplomáticas e consulares do país. A partir disso, serão cedidas cerca de 400 (quatrocentas) bolsas de estudos a estudantes latino-americanos e os valores variam de acordo com a duração dos estudos podendo ser de quatro meses, alcançando o valor de 7.200 dólares canadenses (equivalente a 23.785,01 reais hoje) ou de seis meses, atingindo o valor de 9.700 dólares canadenses (equivalente a 32.043,69 reais hoje).

A bolsa cobre as despesas de visto, passagem aérea, plano de saúde, moradia, transporte público e materiais de estudo, como livros e suprimentos para pesquisa. É importante salientar que a instituição anfitriã canadense também pode reivindicar 500 dólares canadenses para ajudar nos custos administrativo de matrícula.

A experiência

Laura Suárez, formada em Engenharia Mecânica Naval na FURG, foi a primeira estudante da instituição a participar do concorrido programa canadense. Em 2017, a estudante teve algumas dificuldades em relação ao preenchimento do edital e, visto isso, entrou em contato com a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (REINTER) para uma orientação sobre a papelada. “Se não fosse pela REINTER, eu não teria tido a oportunidade incrível de passar o inverno mais frio da minha vida do outro lado do planeta” declara e expõe: “Eu não tinha muita noção de como preencher os documentos e incomodei bastante para ter certeza de que tudo estava certo”.

Em sua estada em Newfounfland - província ao leste do Canadá - Laura cursou duas disciplinas: Estruturas Navais I e Corrosão. Sua escolha de apenas duas cadeiras reflete o período de adaptação ao novo idioma e ao ritmo de cobrança do país. Durante a sua mobilidade acadêmica, a jovem criou diversas amizades oriundas de países como Peru, Alemanha, Finlândia e França, inclusive com outros brasileiros, concluindo que seu aprendizado cultural durante a experiência foi imensurável. Laura estudou bastante em suas disciplinas e, segundo ela, conquistou novos conhecimentos e fortaleceu os antigos. “Consegui inclusive repassar muitas coisas para os meus colegas da FURG”, garante e finaliza: “Minha dica pra quem quer fazer intercâmbio: sigam a REINTER no Instagram e tenham suas provas de proficiência sempre atualizadas.”

Laura em sua experiência no "inverno mais frio de sua vida".

Para se inscrever

A inscrição é realizada junto à universidade de origem, sendo esta responsável pelo envio da papelada para a instituição canadense conveniada escolhida (a lista pode ser conferida neste link), mediante a apresentação do comprovante do teste de proficiência TOEFL (iBT) ou IELTS em inglês. A documentação para estudantes estrangeiros necessária para a inscrição deve ser conferida no site oficial da universidade escolhida e, assim, organizada para o envio juntamente com os documentos exigidos pelo ELAP (disponível no site do programa). 

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail scholarships-bourses@cbie.ca ou acesse a página de dúvidas frequente neste link. A REINTER estará instruindo os acadêmicos que tiverem interesse em participar do programa. A secretaria está situada no primeiro andar do prédio da Reitoria.

 

Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=292:elap-abre-inscricoes-para-mobilidade-academica-no-canada&catid=18&Itemid=137

Oportunidade é destinada a profissionais com formação acadêmica em Linguística e Letras

A Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para o Programa Leitorado, o qual financia professores formados em Linguística ou Letras e interessados em divulgar a cultura nacional em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES). O principal objetivo é promover a língua portuguesa e a literatura brasileira no âmbito internacional. As inscrições estão abertas até 30 de janeiro.

A CAPES foi fundada pelo Ministério da Educação (MEC) para desempenhar o papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação. Recentemente, foram implantados programas para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação básica e para estimular experiências inovadoras por meio da educação presencial e a distância.  Em 2019, o Programa Leitorado possui uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e oferta 20 vagas para diferentes instituições internacionais.

A bolsa

O candidato será apoiado financeiramente de acordo com a universidade em que desenvolver sua experiência podendo alcançar o valor de 3.000 dólares mensais, incluindo os custos de transporte aéreo de ida e volta para o Brasil.  A relação dos valores das bolsas, bem como a lista das instituições participantes podem ser conferidas no ANEXO I (disponível neste link).

Para ser um candidato elegível ao programa, é necessário possuir:

  • Nacionalidade brasileira;
  • 18 anos completos, no mínimo;
  • Diploma de nível superior na área de licenciatura em linguística em letras;
  • Formação acadêmica conforme indicada pela instituição estrangeira no ANEXO I (doutorado ou mestrado);
  • Experiência em ensino de português, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
  • Comprovante válido de proficiência no idioma definido pela universidade estrangeira.

Para se inscrever

As inscrições são realizadas mediante preenchimento de um formulário online através do site da CAPES (disponível aqui). A seleção consistirá na verificação do cumprimento da função de Leitor Brasileiro, na verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura e seleção final. O resultado será divulgado em julho de 2020 pela IES e as atividades têm início a partir do segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021.

Para mais informações, confira com atenção o edital do programa (clique aqui). Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail inscricao.leitorado@capes.gov.br.

 

Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289:capes-oferece-oportunidade-para-lecionar-portugues-em-instituicoes-internacionais&catid=18&Itemid=137

Oportunidade abrange grandes áreas do conhecimento em mais de vinte instituições do país

O Nuffic Neso Brazil está com inscrições abertas para o programa desenvolvido na Holanda, Orange Tulip Scholarship (OTS), o qual é voltado especificamente a estudantes brasileiros com excelência acadêmica. O programa abrange cursos de bacharelado, MBA e mestrado em diferentes áreas. As inscrições estão abertas até 1º de fevereiro ou 1º de abril, dependendo da instituição selecionada.

O programa

O OTS é ministrado totalmente em inglês e abrange áreas como Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas. As universidades participantes podem ser conferidas neste link. Ao total, serão mais de 80 bolsas concedidas a brasileiros que podem incluir o valor total ou parcial da anuidade (tuition free) e outras podem oferecer a cobertura de outras despesas, contando com visto e seguro saúde.  Contudo o custo referente as despesas extras durante a experiência e gastos com passagens aéreas ficam de responsabilidade do bolsista.

O OTS visa a excelência acadêmica como requisito fundamental para a seleção dos bolsistas, baseada nas médias obtidas na instituição de ensino superior. Para participar do processo, é fundamental que o candidato apresente:

  • Diploma;
  • Histórico escolar (em inglês);
  • Currículo atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Cópia do passaporte;
  • Carta de referência;
  • Comprovante de admissão na instituição holandesa;
  • Certificado de Proficiências;
  • Possuir cidadania brasileira.

*É importante lembrar que cada instituição tem seu processo de admissão, portanto, é essencial que o candidato fique atento a documentação exigida pela universidade escolhida. A partir disso, para se candidatar ao programa OTS, o candidato deve ter sido admitido no processo de alguma instituição holandesa. Para se inscrever, o estudante pode acessar o guia para o processo de candidatura disponibilizado pelo Nuffic Neso (clique aqui).

Para mais informações, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato por meio do endereço de e-mail ots@nesobrazil.org ou acesse a página de dúvidas frequentes.


Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=285:ots-oferece-bolsa-de-graduacao-e-pos-graduacao-para-brasileiros-na-holanda&catid=18&Itemid=137

Oportunidade visa o desenvolvimento acadêmico e profissional em uma das melhores instituições do país

O programa Latin America Global Leaders Scholarship está com inscrições abertas para estudantes latino-americanos com alto desempenho estudarem na Faculdade de Negócios, Economia e Direito da University of Queensland (UQ), na Austrália. O principal objetivo do programa é colaborar para o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho, além de incentivar a participação dos estudantes em seminários e eventos. As inscrições estão abertas até 30 de abril.

A UQ é uma das principais instituições de investigações científicas da Austrália. A universidade busca elevar o nível de criação, preservação e aplicação do conhecimento. Além disso, a instituição se encontra entre as principais universidades do mundo, indicada em diversos rankings, como CWTS Leiden Ranking 2018, The Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, U.S. News Best Global Universities Rankings, QS World University Rankings, Academic Ranking of World Universities e Times Higher Education World University Rankings.

A bolsa

A Latin America Global Leaders Scholarship está sendo oferecida para o segundo semestre do ano de 2020. A bolsa cobre o valor de taxas de matrícula, podendo ser parcial (50%) ou integral (100%). Os custos referentes a taxas de serviço, materiais de estudo, transporte aéreo, seguro saúde e subsídio para viver no país ficam de responsabilidade do estudante.

Para ser um candidato elegível, é necessário:

  • Ser cidadão de um país latino-americano;
  • Residir na América Latina (ou estar apenas estudando inglês na Austrália);
  • Não ser contemplado com outros auxílios;
  • Ser admitido em um curso de graduação ou mestrado da Faculdade de Administração, Economia e Direito;
  • Ter bom desempenho acadêmico.

Para se inscrever

Para se candidatar a bolsa de estudos, primeiramente, o estudante deve se inscrever nos cursos contemplados pelo programa. A partir da carta de aceite da faculdade, o estudante poderá preencher o formulário online (disponível aqui) e enviar os seguintes documentos:

  • Currículo atualizado;
  • Declaração pessoal/ motivacional contendo no máximo 1.000 palavras/
  • Carta de referência em inglês de um professor ou empregador.

Para saber mais sobre os termos e condições da bolsa de estudos, clique aqui. Se você deseja saber mais sobre o programa, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail scholarships@bel.uq.edu.au.


Fonte do texto: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=276:programa-na-australia-oferece-bolsas-de-estudos-para-estudantes-latino-americanos&catid=18&Itemid=137

Segundo orientação dos órgãos públicos, classificando o novo COVID-19 como pandemia, e diante da decisão da Reitoria em suspender as aulas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) até nova ordem, a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) orienta para que os alunos que necessitam entrar em contato com nossos gestores façam o mesmo através dos nossos canais de atendimento por e-mail.

Tal medida foi tomada como princípio de precaução. É importante salientar que todos os estudantes fiquem atentos as medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde, principalmente, a redução da circulação em quaisquer espaços, sempre que possível. Por fim, todos os gestores da secretaria estarão dispostos a esclarecer todas as dúvidas pelo mesmo período de atendimento das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

CONTATOS

Secretaria de Relações Internacionais (REINTER)

E-mail: reinter@furg.br

Milton L. Asmus (Secretário de Relações Internacionais)

E-mail: reinter.assessor@furg.br

Newton N. Marube (Gestor de Convênios e Cooperação)

E-mail: internacional@furg.br

Nicole M. Feijó  (Gestora de Mobilidade Acadêmica)

E-mail: reinter.mobilidade@furg.br

Jessiele M. Arruda (Processos Administrativos)

E-mail: arrudajessiele98@gmail.com

Cristine S. Mirapalheta (Comunicação e Divulgação)

E-mail: reinter.divulgacao@furg.br

 

Fonte: https://reinter.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=301:comunicado&catid=18&Itemid=137

Site de acesso: https://vmam.unv.org/

Fornecido pela palestrante Êmily de Amarante Portella no qual são disponibilizadas vagas da ONU para auxílio em iniciativas e programas, inclusive no Brasil.

 

Anúncio da ONU sobre o acesso (espanhol):

A partir del 2 de mayo de 2017, el programa VNU ya no utilizará MyProfile, eReta, o DINA para el registro de candidatos a asignaciones de voluntariado, para el mantenimiento de los perfiles VNU ni para la gestión de asignaciones de voluntariado. Estos sistemas han sido reemplazados por la nueva plataforma Módulos de Gestión de Voluntarios/as (VMAM).

Los perfiles activos de candidatas/os y de Voluntarias/os de la ONU han sido transferidos al Portal de Candidatos/as de VMAM. Le recomendamos a las/os nuevas/os candidatas/os y personas encargadas de la gestión de voluntarias/os a empezar a usar la nueva plataforma en la página https://vmam.unv.org.

Os Coordenadores dos Cursos de Bacharelado em Comércio Exterior e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tornam pública a seleção para Estágio Remunerado não obrigatório a ser realizado no campus de Santa Vitória do Palmar, com carga horária de 30 horas semanais e remuneração de R$ 520,00 + R$ 132,00 (auxílio-transporte).

O edital pode ser acessado aqui.

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna público o presente edital de Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o art. 10, V e art. 14, da Deliberação nr, 11/2011, do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito, bem como as disposições do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade e demais regulamentações complementares.

 

Os professores aptos a orientar Trabalho de Conclusão de Curso no ano de 2020, responsáveis pelas disciplinas Pesquisa em Relações Internacionais I e Pesquisa em Relações Internacionais II. e as respectivas vagas disponíveis para orientação estão disponíveis aqui!

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande e a Supervisão de TCC tornam público o edital de Trabalho de Conclusão de Curso.

O prazo final para entrega do formulário de formalização é o dia dia 22 de novembro de 2018. Se o(a) estudante não entregar a formalização no prazo indicado no Edital anual, só poderá ser matriculado na disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I no ano subsequente, salvo interposição de Recurso, circunstanciado, a ser apreciado pela Câmara de Graduação

A Coordenação da Campos Neutrais Model United Nations - CNMUN divulga edital com a relação de vagas a serem preenchidas para a participação dos comitês que irão compor a organização do evento. O edital pode ser acessado aqui.

Ministério da Educação
Universidade Federal do Rio Grande
Pró-Reitoria de Extenção
Faculdade de Direito
Curso de Relações Internacionais
Campus de Santa Vitória do Palmar
Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião – NEPPU

Edital para seleção de bolsista de extensão no Edital PDE/EPEC 2018

Torno público a abertura de inscrições para a seleção de 01 bolsista no âmbito do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE/FURG - Subprograma de Formação Ampliada – Bolsas de Extensão, de acordo com a legislação federal e organizacional vigente.

1 Projeto de extensão: Política em Foco

Resumo: O projeto tem o objetivo de contribuir com a construção e democratização do conhecimento sobre democracia, cidadania e políticas públicas. Parte-se do diagnóstico que o Brasil possui um cultura política avessa à participação política e a construção da cidadania enquanto a portabilidade de direitos civis, políticos e sociais. Em razão disso, cresce o descolamento e a falta de accountability entre os cidadãos e os políticos e entre aqueles e o Estado. Não obstante, o acesso às políticas públicas é visto como dádiva e não conquista. Posto isso, predende-se apresentar e discutir tais temas com estudantes universitários, secundaristas e público em geral através da realização de palestras conferências e debates. Além disso, pretende-se estimular uma mudança atitudinal do público em relação à política.

2 Período de inscrição: 8 a 11/06/2018

3 Forma: enviar mensagem para o endereço hemerson.pase@gmail.com, com os seguintes elementos:
-‘Assunto’ ‘Bolsa’.
- 'Corpo do e-mail' Texto manifestando interesse no projeto e na bolsa
- Anexar um trabalho (artigo ou similar) realizado pelo aluno, entregue ou não, para qualquer disciplina cursada;
- Link do currículum lattes;

4 Requisitos necessários:
a. Ser aluno matriculado e frequente em curso de graduação da FURG.
b. Ser titular de Conta Corrente.
c. Ter CPF regularizado.
d. Não possuir vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive estágio remunerado, durante a vigência da bolsa.
e. Não acumular bolsas de qualquer natureza.

5 Requisitos desejáveis:
a) ter concluído pelo menos uma disciplina de metodologia científica e / ou políticas públicas e/ou política social;
b) conhecimento avançado de informática;
c) boa redação;
d) liderança e capacidade de trabalho em equipe

6 Deveres
a. Responsabilizar-se pelas informações prestadas no momento da seleção, cabendolhe processo disciplinar no caso de informações falsas.
b. Manter seu cadastro atualizado no sistema acadêmico.
c. Exercer atividades compatíveis com sua programação acadêmica, dentro da ação na qual estiver vinculado, respeitando a carga horária de 48 (quarenta e oito) horas mensais.
d. Cumprir satisfatoriamente o plano de trabalho estabelecido.
e. Comunicar ao coordenador as justificativas de eventuais faltas e a desistência da bolsa;
f. Apresentar relatório das atividades desenvolvidas à coordenação da ação.
g. Participar da Mostra da Produção Universitária – MPU da FURG no ano de vigência da bolsa ou subsequente, apresentando, como autor ou co-autor, a ação a que está vinculado.
h.Todo provável formando deve participar da Mostra da Produção Universitária no ano de vigência da bolsa.

7 Direitos
a. Receber orientação da coordenação a que estiver vinculado.
b. Receber a remuneração correspondente ao valor da bolsa.
c. Estar coberto por apólice coletiva de seguro.
d. Receber certificado de participação na ação de bolsa a que estiver vinculado.
e. Desistir da bolsa, com a devida justificativa, informando à pró-reitoria afim, por escrito, com cópia para a Unidade a qual a ação estiver vinculada, bem como ao seu coordenador.

8 Processo de seleção: Entrevista a ser realizada no dia 12/06/2018 das 9 às 12 h no Campus de Santa Vitória do Palmar.

9 Período de vigência da bolsa: Junho de 2018 a maio de 2019.

10 Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

11 Divulgação do resultado
A divulgação da relação do aluno (a) contemplado (a) com a bolsa ocorrerá no dia 12/06/2018as 17 h. através de nota em rede virtual e email encaminhado aos candidatos.

Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande e a Supervisão de TCC tornam público o edital de Trabalho de Conclusão de Curso.

O prazo final para entrega do formulário de formalização é o dia 04 de dezembro de 2014. Se o(a) estudante não entregar a formalização no prazo indicado no Edital anual, só poderá ser matriculado na disciplina de Pesquisa em Relações Internacionais I no ano subsequente, salvo interposição de Recurso, circunstanciado, a ser apreciado pela Câmara de Graduação



A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 02/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para as representações docente e discente (titular e suplente) da Câmara do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: ccri@furg.br. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 02/2017

A Coordenação do Curso de Relações Internacionais  informa que, conforme a Deliberação 01/2017, estão abertas até o dia 08/09/2017 as inscrições para a Coordenação do Curso de Relações Internacionais (cargos de Coordenador e Coordenador-Adjunto). Quaisquer dúvidas podem ser solucionadas diretamente junto à Coordenação do Curso ou através do e-mail: ccri@furg.br. Segue a Deliberação supracitada com as normas do processo eleitoral.

Deliberação 01/2017