A Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Furg gostaria de divulgar edital para projetos de ensino e extensão. Sendo assim, tratam-se das bolsas remuneradas (EPEC/Social) RI nas Escolas (projeto de extensão) e Ciclo de Paletras das Relações Internacionais (projeto de ensino). Para conferir as informaçõs necessárias, basta acessar o edital. (clique aqui).

Inscrições até 05/08/2021.

O Curso de Relações Internacionais da FURG gostaria de divulgar a reabertura da seleção para Monitoria da disciplina Fundamentos Jurídico-Políticos do Estado.

O Edital de Seleção encontra-se disponível aqui

Resultado final AQUI

Está publicada a chamada para canditadura à Bolsa de Monitoria remunerada para as disciplinas História das Relações Internacionais I; Contexto Internacional Contemporâneo; Integração Latino-americana; Instituições Jurídico-Políticas Const. I; Instituições Jurídico-Políticas de Direito Privado. Acesse o edital aqui

Informação necessária: não há necessidade de aprovação na disciplina de Integração Latino-Americana, tendo em vista que é a primeira vez que esta disciplina está sendo ofertada no Curso de Relações Internacionais.

Resultado preliminar AQUI

Resultado final AQUI

A coordenação do Curso de Relações Internacionais divulgou edital de seleção para o Projeto de Ensino "Tutoria de Apoio Pedagógico", a ser acessado aqui

 

Inscrições homologadas aqui

Cronograma de entrevistas aqui

 

Resultado final aqui

Pontuação final aqui

A Coodenação do Curso de Relações Internacionais da FURG gostaria de divulgar a seleção para Monitoria das disciplinas de Direito do Mar e Fundamentos de Direito Internacional Público.

Prazo para inscrição: de 14/07/2021 até 16/07/2021 às 23:59 horas

O Edital de Seleção encontra-se disponível aqui

Está publicada a chamada para canditadura à Bolsa de Monitoria remunerada da disciplina de Introdução à Economia aqui

Prazo para inscrição: de 14/07/2021 até 16/07/2021 às 23:59 horas.

O Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/CNPq) torna público processo seletivo para uma bolsa de iniciação científica remunerada. Para acessar todas as informações necessárias, basta verificar o edital (clique aqui).

Recebimento das inscrições: até às 23:50h do dia 06/07/2021

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O Grupo de Pesquisa sobre África Contemporânea (GPAC) está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O grupo de pesquisa busca analisar como as mudanças ocorridas nas relações internacionais e as transformações vividas pela África no contexto do chamado Renascimento Africano, a partir do início dos anos 2000, impactam o continente africano e seus países - nos âmbitos político, econômico e securitário - no século XXI. Nesse sentido, além de compreender em que medida os desenvolvimentos do Renascimento Africano impactaram os processos de formação dos Estados do continente, busca avaliar as consequências dos avanços em termos de desenvolvimento dos países africanos, bem como do processo de securitização do terrorismo, nas agendas política, econômica e securitária da África.

Os encontros do grupo de pesquisa serão realizados semanalmente, conforme cronograma a ser estabelecido no primeiro encontro. Neles serão discutidos textos teóricos e de apoio, bem como os progressos das pesquisas que serão desenvolvidas pelos(as) participantes, além de serem realizadas dinâmicas de orientação dos(as) discentes participantes. Ainda, no âmbito do grupo serão realizadas pesquisas em conjunto, visando o desenvolvimento de trabalhos e sua posterior divulgação (apresentações em congressos/seminários, publicação em periódicos, etc.).

Serão selecionadxs até 5 participantes, para integrar o grupo.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto e apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho, além de um histórico escolar (em formato .pdf) para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

O resultado da seleção será divulgado dia 05 de julho, e as atividades do grupo terão início na semana subsequente.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O projeto África em tela: cinema e Relações Internacionais está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos(às) educadores(as) da rede pública de ensino uma capacitação que lhes auxilie a incorporar a utilização de filmes como ferramenta para o ensino de conteúdos relacionados ao continente africano, contribuindo, assim, para o efetivo cumprimento da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio no Brasil. Ao apresentar uma discussão crítica sobre os temas pertinentes ao continente africano retratados em filmes, o projeto propõe uma análise mais aprofundada de dinâmicas e elementos históricos, sociais, políticos e culturais africanos, contribuindo, assim, para aprofundar o conhecimento dos(as) professores(as) sobre o tema, de forma que essas discussões possam ser replicadas em sala de aula, favorecendo que os temas ligados à África sejam abordados com maior frequência e densidade.

O projeto será desenvolvido em duas etapas, uma de preparação de um curso voltado aos(às) professores(as) da rede pública de ensino, e outra de execução do curso. A primeira etapa se estenderá por dois semestres, sendo dividida em dois momentos. Em uma primeira fase, a equipe de trabalho do projeto definirá os filmes que serão utilizados, passando, em seguida, à sua análise e discussão. Na segunda fase, a equipe de trabalho passará à etapa de pesquisa, redação e produção do material de apoio que será disponibilizado aos(às) professores participantes do projeto. Os textos serão produzidos pelos(as) discentes, com supervisão do(a) docente coordenador(a), e serão discutidos e revisados por toda a equipe de trabalho do projeto.

A segunda etapa, por sua vez, terá duração de dois semestres, ao longo dos quais serão realizados os encontros do curso. Cada encontro terá como foco a análise de um dos filmes previamente definidos, de forma que todos(as) os(as) professores(as) participantes tenham tempo hábil para, antes do encontro, ter acesso aos filmes e assisti-los. Os encontros consistirão em palestras e debates sobre os temas relacionados aos filmes selecionados, e serão gravados, de forma que, posteriormente, possam também ser disponibilizados em plataforma online, junto com o material de apoio elaborado, potencializando, assim, o impacto da iniciativa.

Os encontros da primeira etapa do projeto serão realizados quinzenalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Serão selecionadxs até 15 participantes para integrar o projeto.

Não há pré-requisitos para a participação no projeto. Por se tratar de um projeto de longo prazo, todavia, é preferível que xs interessadxs tenham disponibilidade para participar ao longo de todo o período de atividades previsto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O projeto Grupo de Estudos sobre Política Contemporânea dos EUA está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O projeto consiste na formação de um grupo de estudos e debate a respeito das dinâmicas políticas - internas e externas - dos EUA na atualidade, com o objetivo de compreender como o país tem se posicionado - e quais os impactos desse posicionamento - frente às transformações que vêm se operando nas relações internacionais recentemente.

A política dos EUA será dividida em agendas específicas (política internacional, economia, política ambiental, etc.), que serão acompanhadas regularmente pelxs participantes, e debatidas nos encontros do grupo, visando identificar as principais estratégias e objetivos que têm orientado a política estadunidense atual. Será estimulada a produção, pelxs participantes, de breves textos, a serem usados não apenas como base para as discussões, como também para divulgação regular das atividades do grupo.

Os encontros serão realizados quinzenalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Serão selecionadxs até 10 participantes para integrar o projeto.

Não são exigidos conhecimentos prévios para a participação no projeto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

O resultado da seleção será divulgado dia 05 de julho, e as atividades do grupo terão início na semana subsequente.

SELEÇÃO DE MONITOR (A) VOLUNTÁRIO (A)

Está aberto prazo para candidatura à vaga de monitor(a) voluntário(a) para a disciplina de Teoria Geral de Relações Internacionais I.

O(a) monitor(a) deve ter um sólido conhecimento do conteúdo discutido na disciplina, de forma a ser capaz de dar suporte aos(às) discentes nela matriculados(as).

As atribuições do(a) monitor(a) serão as seguintes:

  • Realização de um plantão semanal, voltado ao esclarecimento de dúvidas dos(as) discentes matriculados(as) na disciplina;
  • Continuo diálogo com os(as) discentes matriculados(as) na disciplina de modo a recolher informações que ajudem a identificar as principais dúvidas e dificuldades em relação ao conteúdo discutido em sala de aula;
  • Acompanhamento especial dos(as) discentes que apresentem maiores dificuldades no acompanhamento da disciplina;
  • Acompanhamento do processo de elaboração das propostas teóricas que fazem parte da avaliação;
  • Leituras semanais de textos da disciplina para revisão e aprofundamento;
  • Reuniões regulares com o professor responsável pela disciplina.

Os(as) interessados(as) deverão enviar uma breve carta de motivação, apresentando seu interesse por atuar como monitor(a), bem como seu histórico escolar (em formato .pdf), para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

O resultado da seleção será divulgado dia 05 de julho, e as atividades do(a) monitor(a) terão início imediatamente.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

O projeto Oficina de Análise de Conjuntura Africana está com inscrições abertas para formar sua equipe de trabalho.

O projeto busca construir um espaço para o acompanhamento regular das dinâmicas pertinentes aos países, regiões e/ou temáticas específicas das relações internacionais dos países africanos, a partir da discussão, em suas reuniões, de textos de Análise de Conjuntura e de clippings de notícias produzidos previamente pelxs participantes. Nesse sentido, além de contribuir para que xs participantes se familiarizem com a produção de distintos tipos de textos acadêmicos e para que tenham a oportunidade de debater temáticas atuais pertinentes às relações internacionais da África (e de compreender sua relação com os conteúdos discutidos nas diversas disciplinas do curso), o projeto também visa a contribuir para o desenvolvimento da sua capacidade de pesquisa e senso crítico, bem como da sua capacidade de redação.

Xs participantes serão responsáveis por acompanhar as dinâmicas de um conjunto de países africanos previamente definido, produzindo, regularmente, clippings de notícias e análises de conjuntura, que deverão ser disponibilizados para toda a equipe antes das reuniões de trabalho – nas quais eles serão debatidos. Após receberem os ajustes necessários, bem como as eventuais adequações sugeridas, os textos poderão ser publicados em plataforma online (como um blog ou assemelhados), para que sejam disponibilizados para todxs discentes do curso, e também para a sociedade, como um todo.

Os encontros serão realizados semanalmente, em cronograma que será definido em seu primeiro encontro.

Não são exigidos conhecimentos prévios – seja sobre o continente africano, seja sobre os tipos de textos que serão produzidos - para a participação no projeto.

Serão selecionadxs até 15 participantes para integrar o projeto.

Xs interessadxs deverão enviar uma carta de motivação, justificando seu interesse pelo projeto, bem como apresentando sua disponibilidade de horários para a realização das reuniões de trabalho para o professor Guilherme Ziebell (guilherme.ziebell@gmail.com) até o dia 02 de julho.

O resultado da seleção será divulgado dia 05 de julho, e as atividades do grupo terão início na semana subsequente.

 

O Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da Pro-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), informa que os editais relativos à assistência estudantil estão abertos, estes são: Edital de Auxílio para Acesso à Internet, Edital 22/2021 para Auxílio Inclusão Digital e Edital de Auxílio Alimentação Emergencial.

Edital de Auxílio para Acesso à Internet - Inscrições até 30 de junho

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulga o edital do projeto Alunos Conectados. Iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do Ministério da Educação, o projeto tem o objetivo de auxiliar os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a disponibilização de chips com acesso à internet.

Serão cadastrados até 600 estudantes. Os chips, concedidos em caráter temporário, consideram a necessidade do desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma remota. Trata-se de uma ação complementar aos demais auxílios de assistência estudantil previstos.

As inscrições iniciam na próxima quinta-feira, 10, e podem ser realizadas até 30 de junho. Estão aptos a participar do processo todos os estudantes de graduação e pós-graduação de todos os campi da FURG, com perfil de atendimento no Subprograma de Assistência Básica (SAB) do ponto de vista da desigualdade socioeconômica, ou seja, que autodeclararem renda familiar per capita, conforme diretrizes do MEC, de até um salário mínimo e meio

Os estudantes assistidos com o Auxílio Inclusão Digital poderão se inscrever para o cadastramento no Projeto Alunos Conectados, já que são redes e modalidades de acesso diferentes – fixa e móvel.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via Sistemas Furg. No momento da inscrição os estudantes devem preencher, obrigatoriamente, o questionário socioeconômico, atualizando de forma precisa seu endereço e telefone.

Acesse o edital:  clique aqui

Edital 22/2021 para Auxílio Inclusão Digital - incrições até 23 de julho

A FURG, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), informa que estarão abertas, entre os dias 23 de junho e 23 de julho de 2021, as inscrições no Edital 22/2021, para concessão do Auxílio Inclusão Digital Emergencial para estudantes de graduação de todos os campi. O benefício consiste em um auxílio financeiro com a finalidade de contribuir para a inclusão digital no acesso às atividades em formato remoto, desenvolvidas em função da pandemia da Covid-19.

O Edital 22/2021 tem como público estudantes de primeira graduação, dos campi de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul, que comprovem situações de desigualdades sociais, tendo como parâmetro a realidade socioeconômica e de renda familiar bruta mensal per capita, de até um salário mínimo e meio nacional e que não tenham sido deferidas(os) com o Auxílio Inclusão Digital nos editais anteriores.

Serão concedidos 375 auxílios em caráter temporário, em três parcelas de R$ 200, podendo ser ampliado por igual período, caso seja estendido o desenvolvimento das atividades acadêmicas em formato remoto. A inscrição e envio de documentação serão realizados exclusivamente através do Sistemas FURG nos períodos estipulados no Edital.

Acesse o editalcique aqui

Edital de Auxílio Alimentação Emergencial - Inscrições até 23 de julho

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulga edital para concessão de auxílio alimentação emergencial. As inscrições podem ser realizadas até 23 de julho.

O benefício de caráter provisório e emergencial, busca atender os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em função da situação de pandemia causada pelo Covid-19. Podem solicitar o auxílio estudantes que estejam residindo nas cidades de Rio Grande, Santo Antônio Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, além dos arredores e municípios limítrofes.

Todas as informações relacionadas aos critérios para concessão do auxílio, bem como prazos dos editais podem ser acessadas no documento abaixo.

Acesse o editalclique aqui

IMPORTANTE: as inscrições nos editais Auxílio para Acesso à Internet, Auxílio para Acesso à Internet e Auxílio Alimentação Emergencial, devem ser feitas por meio do Sistemas FURG.

Para se inscrever nos editais anteriormente mencionadosclique aqui

Para elucidação de dúvidas, entre em contato por e-mail em: 

avaliacaosocioeconomica.furg21@gmail.com 

Atente-se ao edital de Renovação do Subprograma de Assistência Básica - Campus Santa Vitória do Palmar aqui

A referida renovação deve ser feita via Sistema Acadêmico da Furg.

Prazo até 31/05.

Para mais informações: prae.caape@furg.br e prae@furg.br